TARDIS ou Cápsula TT é o principal modelo de veículo space-time usado pelos Time Lords. A TARDIS cresce de um coral, em um processo que pode durar vários séculos. A TARDIS do Doctor é um modelo obsoleto, TARDIS 40.

NOME

 

“TARDIS” é uma abreviação. Susan, a neta do Doctor conta a Ian Chesterton e Barbara Wright, no episódio An Unearthly Child, que ela “inventou o nome ‘TARDIS’ das iniciais” do nome completo, “Time And Relative Dimension In Space” (Tempo e Dimensão Relativa No Espaço).

Exterior da TARDIS do Primeiro Doctor

Doctor, Susan, Ian e Barbara no interior da TARDIS do Primeiro Doctor

Enquanto alguns Time Lords, como Castellan Spandrell e Romana I, utilizaram o nome genérico “Cápsula TT”, outros estavam familiarizados com a abreviação de Susan. Alguns seres à margem da sociedade dos Time Lords, como the Sisterhood of Karn, também conheciam a abreviação mesmo não sendo dita pelo Doctor ou seus companions.

VOO

 

A TARDIS geralmente move-se através do tempo e espaço, “desaparecendo lá e reaparecendo aqui”, um processo conhecido como “des- e re-materialização”. Isto é controlado pelo circuito de desmaterialização. Pode voar através do espaço como uma nave espacial convencional, mas fazer isso por longos períodos pode danificar a nave, pelo menos no caso da TARDIS do Doctor.

Durante a operação, um som característico de moagem e zumbido geralmente era ouvido. River Song, mostrou uma vez como a TARDIS pode materializar-se em silêncio, dizendo para o Doctor que o barulho é  causado por deixar os freios de mão puxados.

Eleven fazendo o barulho da TARDIS

TARDIS aterrissando:

TARDIS decolando:

TARDIS pilotadas por outros (como Master e Rani) produziram o mesmo som no curso de sua operação normal. O próprio Doctor já materializou sua TARDIS mais de uma vez sem fazer barulho.

Quando uma TARDIS materializa-se, o resultado pode ser ventos fortes e pequenos tremores, o suficiente para abalar copos de vinho, na área onde apareceu. Se uma TARDIS materializa-se em um espaço ocupado por outro objeto, o mesmo pode aparecer dentro da TARDIS.. Por outro lado, a TARDIS pode desmaterializar-se, deixando para trás os seus ocupantes.

Se a TARDIS aterrissa no mesmo espaço e tempo que outra TARDIS, o tempo pode entrar em colapso, destruindo ambas TARDIS, seus ocupantes e até mesmo causar um buraco negro que poderia destruir o universo. No entanto, o colapso do tempo pode ser evitado materializando-se dentro da outra TARDIS. Mas também há perigos, incluindo loops no espaço.

TARDIS dentro de outra TARDIS em Space/Time.

TARDIS tem problemas para materializar-se durante loops temporais.

TIPOS

 

EXPLORATÓRIA

A maioria das TARDISes foram utilizadas para observação de vários lugares e tempos. Este tipo sofreu modificações ao longo dos anos. Cada novo modelo recebeu uma série distinta para diferenciá-lo de outros modelos. O esquema numérico era aparentemente simples: quanto maior o número, mais novo o modelo. No entanto, dois tipos de sistemas de numeração foram usados. O Monk chamou sua versão de “Mark 4”, e a reação do primeiro Doctor sugeria que ele tinha um modelo com números baixos. encarnações posteriores e outros Time Lords chamam a TARDIS do Doctor de “Tipo 40”. É possível que cada tipo possuísse várias marcas.

TARDIS geralmente são citadas usando a nomenclatura Tipo X. O modelo mais antigo de conhecido foi o Type-one, que era mal desenhada, perigosa e difícil de ligar. Algumas tinham suas próprias mentes, com uma história de fuga e de viagens pelo Universo. O segundo Doctor, enquanto trabalhava para a Celestial Intervention Agency, possuiu brevemente uma TARDIS 97 Type. A quinta encarnação do Doctor uma vez disse que deveria fazer um upgrade para uma TARDIS 57 Type. Em outra ocasião, ele observou que uma Type 70 lhe permitiria viajar entre uma grade de distorção temporal, mas que o sua Type 40 não foi fabricada para uma “abordagem de força bruta”. Em sua oitava encarnação, encontrou a Type 103, e disse que era quase-humana.

Quando o Doctor estava em sua quarta encarnação, toda a linha Type 40 foi tirada de circulação. Esta política aparentemente ajudou a polícia dos Time Lords, reduzindo o número total de cápsulas TT em uso em um determinado momento no tempo. O policiamento foi ainda mais facilitado, garantindo que as unidades individuais do mesmo modelo possuíssem a mesma chave.

MILITAR

Em mais de uma ocasião, o Doctor encontrou TARDIS de batalha, carregando torpedos temporais.

RECURSOS E FUNÇÕES

 

DIMENSIONALMENTE TRANSCEDENTAL

Uma das principais características da TARDIS é que o interior existe em uma dimensão diferente do exterior. A principal aplicação deste conceito de “maior por dentro do que por fora”.  Com a exceção da TARDIS de Iris Wildthyme e do Professor Chronotis.

“It’s bigger on the inside!”

“It’s smaller on the outside!”

Interior da TARDIS do Segundo Doctor

TARDIS do Terceiro Doctor

TARDIS do Quarto Doctor

TARDIS do Quinto Doctor

TARDIS do Sexto Doctor

TARDIS do Sétimo Doctor

TARDIS do Oitavo Doctor

TARDIS usada pelo Nono e Décimo Doctors

TARDIS do Décimo Primeiro Doctor

Interior da TARDIS do 11º Doctor, mostrado em "The Snowmen".

Interior da TARDIS do 11º Doctor, mostrado em “The Snowmen”.

tardis12thdr

TARDIS do 12º Doctor vista em ‘Deep Breath’

CIRCUITO CAMALEÃO

Uma característica de todas as TARDIS é sua capacidade de camuflar-se, uma vez que pousou. Se funcionasse corretamente, o circuito camaleão avaliaria o ambiente pouco antes da chegada e mudaria o exterior para se parecer com algo em comum com a paisagem. Em uma ocasião depois de deixar Londres, em 1963, o circuito camaleão da TARDIS do Doctor parecia não ter nenhum controle sobre a mudança. No entanto, com o funcionamento normal do mecanismo, ele seria programável a partir de um teclado no console principal da TARDIS  Mais tarde, novos modelos tiveram uma maior flexibilidade. A capacidade do Mester, de produzir uma coluna em ambientes às vezes contraditórios como o Projeto Pharos ou Heathrow, bem como declaração do Monk de que escolheu deixar sua TARDIS como um sarcófago talvez indique que os circuitos de modelos posteriores poderiam ser operados manualmente. Esta ideia foi secundada quando o Doctor entrou na TARDIS do Monk e mudou sua aparência de um pilar de pedra para uma caixa de polícia idêntica a sua própria TARDIS.

Em Logopolis, fica implícito que o Doctor pode escolher o que a TARDIS seria. Ele mesmo demonstra a Adric como transformar a TARDIS em uma pirâmide, se o circuito camaleão estivesse funcionando corretamente.

MÁQUINAS ORGÂNICAS

 

TARDIS são máquinas incrivelmente complexas. A natureza da sua construção era tão complicada que foi dito que eram cultivadas ao invés de construídas, simulando assim um processo biológico, embora não seja claro se isso indica que a máquina seja biológica por natureza ou se é simplesmente complicada e complexa que parece imitar os processos de uma entidade biológica.

Devido ao nível de complexidade em sua construção, a TARDIS tinha um grau de inteligência, e poderia agir de forma independente, como quando a TARDIS do Doctor ressuscitou Grace Holloway e Chang Lee, ou quando alguém olha para o coração da TARDIS.

TARDIS muitas vezes, “lamentam” a morte de seu Time Lord, chegando a cometer suicídio por voar em um sol ou arremessando-se no Vortex do Tempo. O quinto Doctor alegou que havia “um cemitério de elefantes” de TARDIS em algum lugar no fim dos tempos.

Por ter essas características orgânicas, o Doctor considera sua TARDIS como estando viva. Ele fala e acaricia partes da TARDIS quando a opera. Ele fala dos problemas mecânicos mecânicas sendo condições médicas, como “indigestão”. Uma vez ele comentou que a TARDIS era “mais como uma pessoa”.

Quando a matriz da TARDIS do Doctor foi colocada dentro do corpo de uma mulher, mostrou-se que são seres sensíveis com grau de livre arbítrio. A TARDIS disse em seu corpo humano, “Todas as minhas irmãs estão mortas.” Isto implica que todas as TARDIS eram do sexo feminino.

RASSILON IMPRIMATUR

 

 Antes de uma TARDIS ser funcional, precisava ser preparada com a marca biológica dos núcleos simbiótica de células de um Time Lord. Conhecido como Rassilon Imprimatur, isso lhes dá uma ligação simbiótica com suas TARDIS e permitiu-lhes sobreviver às tensões físicas das viagens no tempo. Sem o Imprimatur, resultaria desintegração molecular – uma prevenção contra o uso indevido de viagens no tempo – mesmo se a tecnologia da TARDIS for copiada. Uma vez que uma máquina do tempo foi preparada adequadamente, a impressão e armazenamento em um componente (um nebulizador briode), podeiria ser usada com segurança por qualquer espécie.

A TARDIS DO DOCTOR

 

Em sua primeira encarnação, o Doctor deixa subentendido que construiu sua própria TARDIS. Outras encarnações deixam que de fato, ele havia roubado, mas tinha a intenção de devolvê-la . A TARDIS no corpo hmano de Idris, disse que deixou-se ser roubada por ele, deixando suas portas destravadas para que ele pudesse entrar. Ela pensa ter roubado o Doctor tanto quanto ele acha que roubou sua TARDIS. Quando o Doctor decidiu deixar Gallifrey, teve a chance de ter uma Type 53, mas preferiu a Type 40. A TARDIS disse que era “uma peça de museu”, embora não esteja claro se era realmente verdade.

Algumas informações sobre a TARDIS vistas em The Doctor’s Wife:

– Idris/TARDIS revela que sua “insegurança” de longa data é intencional, pois seu objetivo é “levar o Doctor aonde ele precisava ir”.

– Idris/TARDIS diz que as portas das cabines policiais são destinadas a abrir para o exterior, e o Doctor ignora essa instrução o tempo. As instruções de “Puxe para abrir” estão na porta da cabine e a forma como o Doctor abre a porta são uma causa de aborrecimento para ela por sete séculos.

– O tempo pode ser manipulado dentro da TARDIS, duas pessoas próximas são capazes de experimentar fluxos de tempo diferentes e linhas de tempo alternadas (como quando Rory passa várias horas sozinho).

– Portas trancadas da TARDIS são desbloqueadas telepaticamente prevendo-se a senha.

– A TARDIS tem arquivada cerca de 30 salas de controle do passado e do futuro, apesar do Doctor lembrar-se de apenas ter mudando o ambiente doze vezes.

POSSUÍDA POR OUTROS RENEGADOS

 

O Master tinha pelo menos duas TARDIS. Segundo o Doctor, a do Master possuía um circuito de desmaterialização Mark II. Rani, o Monk e Iris Wildthyme também tiveram uma TARDIS. A de Iris parece ser mais antiga do que a do Doctor.

TARDIS da Rani

TARDIS do Monk

TARDIS do Master em forma de relógio.

TARDIS do Master em forma de coluna.

  • Joao Pedro

    abril 12, 2012 #1 Author

    O Que tem escrito na porta da TARDIS? No papel que tem na porta?

    Responder

  • Jéssica Laíse

    abril 12, 2012 #9 Author

    http://tiffanysinnerthoughts.files.wordpress.com/2011/05/the-tardis-door.jpg

    Telefone da Polícia/ Gratuito para uso público/ Assessoria e suporte obtidos imediatamente/ Oficiais e carros respondem a todas as chamadas/ Puxe para abrir.

    Responder

  • rádon pétrick

    maio 25, 2012 #10 Author

    n sei n em, mais la em cima ta escrito POLICE public call BOX.

    Responder

  • Jéssica Laíse

    maio 26, 2012 #11 Author

    Sim, lá em cima… mas não entendi o que você quis dizer com isso?

    Responder

  • amanda

    maio 31, 2012 #12 Author

    detestei a mudança do DECIMO DOCTOR EU AMEI ELE QUASE CHOREI QNDO ELE SE TRANSFORMO Q DÓ;(

    Responder

    • BRUNO RODRIGO

      abril 25, 2015 #13 Author

      triste mesmo parece a cara dele no meio do fogo , e enquanto a tardis queima atrás dele,sua regeneração se preocupa mais com o seu corpo ,ele é doidão

      Responder

  • Lorraine

    junho 6, 2012 #14 Author

    Muitos dos fãs de doctor who estão torcendo pela volta de David Tennat a série. Peço a ajuda de todos para divulgar a tag #VoltaDavidTennant para deixá-la em primeiro lugar no twitter.

    Responder

  • Rafa

    junho 17, 2012 #17 Author

    não foi ele mesmo que quis sair, ele disse “estou feliz por ter feito o doutor, mas prefiro sair enquanto sou bem lembrado”, e se voce assistir o matt como doutor vai ver que ele tambem é engraçado.eu tbm ñ gostava do mattsmitt como o doutor mas passei a ver e gostei.
    (e um bouco verdade isso , mas gostei mesmo foi que a karen Gillan interpretasse a Amy Pond, ela e muito linda.).

    Responder

    • edu

      abril 10, 2013 #18 Author

      mano, adorei matt smith.

      Responder

    • Lih

      junho 1, 2013 #19 Author

      Eu tambem não gostava muito do Matt como Doutor, mas aprendi a gostar dele.. no último episódio da 7ª temporada ele se superou.. foi o melhor episódio da serie pra mim, tirando os dois ultimos minutos…

      Responder

    • Anny Karolliny

      julho 4, 2015 #20 Author

      Adoro matt smith, às vezes digo que ele é um gênio retardado pelo jeito dele, mas quando ele faz alguma coisa, cria um plano, imagino que qualquer outra regeneração faria o mesmo

      Responder

  • Matheus

    junho 20, 2012 #21 Author

    Amanda , tambem detestei a mudaçança do 10° doctor , o David deveria voltar , ele é , e vai ser sempre o melhor doctor .
    🙂 e queria saber se tem como ver episodios dublados na internet ,
    da 5° temporada .

    Responder

    • Bruno

      março 21, 2014 #22 Author

      Desculpa cofcof TomBaker cofcof

      Responder

  • Jéssica Laíse

    junho 20, 2012 #23 Author

    Por favor, não fujam do assunto do post, nesse caso sobre a TARDIS. Obrigada.

    Responder

  • martaaaa

    junho 22, 2012 #24 Author

    adoooooooooooooro doctor who

    Responder

  • ednaldo junior

    junho 29, 2012 #25 Author

    adoro o doctor who mais o que eu mais adoro e o decimo primeiro

    Responder

  • odair depontes

    julho 1, 2012 #27 Author

    Joao Pedro na porta da tardis tem escrito como usar dissendo que para abrir tem que se puxar

    Responder

    • Chesmo (Trust-me I’m a Doctor)

      maio 14, 2013 #28 Author

      Bom, não sou o Matheus mais vou responder, eu já vi umas vezes essa pergunta por aqui, porque está escrito puxe para abrir se o Doutor empurra ela abre, ou ele estrala os dedos e ela abre. As cabines telefônicas da época tinha essas mensagens na porta, ou seja, se ela a TARDIS de camuflou ela tem que interpretar direito o seu papel de camuflagem então ela tem a mensagem na porta, faz parte do disfarce.

      Responder

      • Caio Albuquerque

        agosto 18, 2013 #29 Author

        Na verdade, ela se camufla para que as pessoas não a percebam, de qualquer jeito se você quiser da pra entrar nela, mais ela se camufla fazendo com que ela se torne uma cabine policial normal. Na terceira temporada uma policial diz “Ela está velha e os telefones quebrados”

        Responder

    • Henrique

      março 20, 2014 #30 Author

      Voçe errou! cara esta escrito para puxar, o telefone naquela cabine tem um telefone! aquilo é uma cabine era usada nos anos 60 para prender os presos nela e chamar por telefone uma viatura policial.

      Responder

  • Ivan Luiz

    julho 10, 2012 #31 Author

    Só pra saber , desculpe fugir um pouco do assunto , mas , o Doctor Who parou de ser gravado?Por que no 11° já não tem “aqueles” efeitos especiais.

    Responder

  • Maria Laryssa

    julho 11, 2012 #32 Author

    ah, quê isso! o Matt é perfeito, muito mais engraçado que o David… tem aquele jeitinho prepotente que só o doutor pode ter sem se acanalhar por isso! muuuuito fofo tmb*-* seeempre me impressiona o modo como ele faz parecer tão real tudo aquilo, como parece sofrer (de verdade) com o fato de ser a “causa” da morte de alguns… enfim, voltando ao assunto, como pede a Jéssica, a Tardis sofreu mudanças do décimo para o décimo terceiro doctor, ñ foi? ficou mais larga, sei lá!

    Responder

  • Maria Laryssa

    julho 11, 2012 #34 Author

    11º*

    Responder

  • Rafael

    julho 12, 2012 #35 Author

    caramba pessoal o matt é e sempre vai ser o melhor doutor q ja existiu, bm melhor q o david!!

    Responder

    • edu

      abril 10, 2013 #36 Author

      pode cre

      Responder

    • LaisMat

      abril 21, 2013 #37 Author

      NÃO MESMO! Adoro o jeitinho todo bobo e atrapalhado do Matt, porém, o doutor que mais marcou e que se destacou melhor, deixando sua marca registrada de DOCTOR foi e SEMPRE SERÁ o David Tennant. PLEASE!!!

      Responder

      • Lais Rodrigues

        julho 24, 2013 #38 Author

        Estou contigo amiga. David e o foi o melhor Doctor de todos os tempos.Ele interpreta muito bem.
        Gosto do Matt, mas, sou mais o David.
        fã de primeira categoria!!!

        Responder

      • jeferson

        agosto 5, 2013 #39 Author

        David Tennant é o melhor

        Responder

    • Rafael Who

      novembro 25, 2013 #40 Author

      Na verdade, não, até em pesquisa, se diz que os doctors com mais audiência foram o Tom Baker e o David Tennant, meu doctor favorito da série, allons-y!

      Responder

  • tuka

    julho 12, 2012 #42 Author

    melhor serie de todas!!!!!!! não importa qual ator interprete o doutor o personagem por si só ,já é brilhante!!!!!!!!!!!!

    Responder

    • Lais

      abril 21, 2013 #43 Author

      FALOU TUDO! E que parem com essa maldita comparação e guerrinha para saber quem é o melhor doutor. u_u O seriado é bom, e TODOS os atores que interpretaram o doutor, foram importantes. Todos da sua maneira e jeitos diferentes, humores, roupas, estilos, porém, o que seria do seriado sem esses diferentes doutores? O SERIADO É ASSIM. A regeneração acontece e temos que nos acostumar com os novos doutores. Mas um anterior, ou um novo, não é MENOR ou MAIOR que nenhum outro.

      Responder

    • Caio Albuquerque

      agosto 18, 2013 #44 Author

      É mesmo! A BBC sempre procura atores bons para o trabalho! A regeneração é brilhante! Imagine uma série com vários atores mudando sem nexo? Tipo a saga de filmes 007, o ator sempre muda, é estranho

      Responder

  • Aline

    julho 14, 2012 #45 Author

    Com certeza Matt Smith fez a melhor interpretação do doutor.

    Responder

  • davi

    julho 24, 2012 #47 Author

    caraca! o matt smith foi melhor interpretador do doutor.
    com certeza o melhor; poderiam fazer a serie completa só com ele interpretando o doutor seria d+. nao só ele mas tbm seus ajudantes, Karen Gillan e Arthur Darvill, eles formam um trio sensacional!

    Responder

  • Julie Stefany Kolasso.

    agosto 1, 2012 #48 Author

    ai que dez, amei o desenho da tardis!!!

    Responder

  • hugohan

    agosto 2, 2012 #49 Author

    Esse episodio “The Doctor’s Wife”, de onde foram tiradas algumas das informações, foi escrito pelo Neil Gaiman, que adora aquela teatralidade e o ar de “sonho” que ele criou no episódio (basta saber que sua obra de maior sucesso, “Sandman”, é sobre o senhor dos sonhos).

    Por mais que sejam interessantes algumas das coisas ditas pela Idris/TARDIS, eu ignoraria o ponto sobre abrir a porta para fora. A porta que abre para fora (pela instrução PULL TO OPEN) é a portinhola do telefone (onde fica a placa).

    Em um episódio na temporada do Eccleston isso de fato ocorre (o primeiro episódio do Jack Harkness, na II Guerra Mundial). O telefone toca (causando surpresa ao Doutor que sabia que ele não era ligado a nada), o Doutor abre a portinhola (para fora) e atende o telefone. (A ligação é explicada mais adiante no episódios duplo)

    Enfim, o Gaiman viajou nessa…

    Responder

  • williambarch

    agosto 4, 2012 #50 Author

    Em relação ao comentário de hugohan, há um episódio (não me lembro qual) em que é citado esse aparente paradoxo do pull/push, em que alguém (não me lembro se Rose, Amy ou River) pergunta se ele já leu o que está escrito fora da Tardis (puxe para abrir). Na minha opinião, essa é uma característica da cabine telefônica original, da qual a Tardis tomou a forma, e não da Tardis em si, da mesma forma como há um telefone que não funciona (exceto no episódio citado).

    Responder

  • Julie Stefany Kolasso.

    agosto 4, 2012 #51 Author

    Williambarch , no episódio “a esposa do doutor ” não tenho certeza quanto ao titúlo mas era da 7 temporada o doutor viaja pra fora do universo com Amy e Rouy e lá encontran uma mulher que era a alma da tardis e numa discução sua com o doutor ela diz se ele já leu o quê ta escrito na porta da tardis “puche para abrir ” o doutor diz que sim mas ela então diz ” e o que você faz ele diz “eu empuro . Entendeu ? BEIJO!!!

    Responder

  • Julie Stefany Kolasso.

    agosto 4, 2012 #52 Author

    Williambarch não leve como critica tá ! odeio ofender os outros também não gosto de ser ofendida pela net . Sou fanática pela serie e a descobri pela (TV CULTURA )desde então uso a net e poucos livros e revistas pra saber de “tudo” sobre a serie tenho só 12 aninhos mas só afiadissima no assunto beijos!!!

    Responder

  • Julie Stefany Kolasso.

    agosto 4, 2012 #53 Author

    Jéssica não sabia o que tava escrito na tardis valeu até anotei pra não esquecer obrigado!

    Responder

  • Julie Stefany Kolasso.

    agosto 4, 2012 #54 Author

    Do oitavo para o nono doutor a tardis passou por uma mudança radical . Daquele estilo “geométrico” para algo mais “discolado” não é !!!

    Responder

    • Caio Albuquerque

      agosto 18, 2013 #55 Author

      É porque fazia tempo que a série estava fora do ar, e além do mais houve outro doutor nesse meio tempo que pode ter tido outra TARDIS

      Responder

  • Ivan Luiz

    agosto 6, 2012 #56 Author

    A TARDIS da Rani é meio estranha , parece uma cabaninha.

    Responder

  • Julie stefany kolasso

    agosto 17, 2012 #57 Author

    Gente desculpa eu disse que o episódio “a esposa do doutor ” era da 7 temporada é que eu to errada é da 6 temporada eu tô muito ansiosa pela estreia da sétima temporada na cultura e tô pensando de mais nela por isso me enganei ok e tambem o papo dos whovians agora e só doctor who 7 temporada eu espero que o tempo passe rápido pra nós ver as novidades né beijos !!!

    Responder

  • Julie stefany kolasso

    agosto 17, 2012 #58 Author

    ei a clara vai mesmo ser a nova companheira do doutor da sétima temporada , tomara por que ela é linda né !

    Responder

  • Julie stefany kolasso

    agosto 17, 2012 #60 Author

    por que o doutor não concerta o circuito camaleão da Tardis em ? mas não quero que ele concerte , pois a cabine policial combina muito com ele é perfeita para o dw

    Responder

  • Maquir

    agosto 21, 2012 #63 Author

    A TARDIS é incrível! A complexividade que ela possui e a inteligência dela sempre me intrigam. Tenho até medo do que ela pode fazer hahahaha Ela é tipo… WOOOW! Totalmente demais.

    Responder

  • Maquir

    agosto 21, 2012 #64 Author

    A propósito… Rachei de rir com o ataque de asma do Doctor no vídeo kkkkkkkkkk

    Responder

  • paulo

    setembro 6, 2012 #65 Author

    se encontra uma caixa de policia azul entrem nela

    Responder

  • Keila Ferraz

    setembro 12, 2012 #66 Author

    Quem me dera ter uma Tardis *—*

    Responder

  • Ivan

    setembro 16, 2012 #67 Author

    Mas o que aconteceu de tão errado quando o Doctor tentou consertar o circuito camaleão da TARDIS?

    Responder

  • Ivan

    setembro 16, 2012 #68 Author

    Algum estranho tentou entrar na TARDIS para fazer uma ligação , pensando que realmente fosse uma cabine telefônica???

    Responder

    • Matheus Carvalho

      setembro 16, 2012 #69 Author

      Já sim. Na verdade, as duas primeiras companions do 2º Doctor, que entraram na TARDIS com esse propósito ainda quando era o 1º Doctor, queriam usar a cabine pra telefonar. haha

      Responder

      • Laura

        dezembro 27, 2014 #70 Author

        A Tegan também achou que fosse uma cabine, no episódio Logopolis

        Responder

  • Ivan Luiz

    setembro 16, 2012 #71 Author

    Hehe , mas queria saber , “Mas o que aconteceu de tão errado quando o Doctor tentou consertar o circuito camaleão da TARDIS?”

    Responder

  • Ivan Luiz

    setembro 16, 2012 #72 Author

    Não estou conseguindo baixar o 1° episódio do 1° Doctor.

    Responder

  • Kirah Hamy

    setembro 18, 2012 #73 Author

    Eu adoro doctor who principalmente os doutores 10º e 11º

    Responder

  • John Smith

    setembro 28, 2012 #74 Author

    Oi Lorraine eu concordo com vc eu quase chorei quando soube q David Tennant iria sair da série em outro site q li as novidades sobre DW dai fiquei assistindo o DW na TVCultura né cheguei no episódio a Terra roubada fui e fui assistindo até q o DW levou um tiro eu achei q ele iria morrer dai lembrei da regeneração né dai fique vai regenera logo vaivai quando ouvi o Cap.Jack dizer q quande ele c regenera muda de forma dai nesse momento eu lembrei putz o David vai sair quase chorei neste momento mais agr to tentando saber ele saiu pq quis ou pq a série DW tinha q continuar?E hoje vai passar o prox.epi.de DW que mostra a metamorfose dele acho q c chama Daleks bla bla bla bla bla bla esqueci resto mais vou continuar a assistir pra ver se gosto do outro DW ou não bem vejamos né Alons-i.

    Responder

  • Rafael

    outubro 6, 2012 #76 Author

    onde acho os sons da TARDIS para baixar?

    Responder

    • davi

      setembro 27, 2013 #77 Author

      eu tenho ele no meu celular e algumas gravaçoes do doctor e a emmy e tenho o tema da musica de abertura do 10 ,11 e 12 e agora achei a foto do 50 aniversary do doctor cujo aparece o david o matt e o master

      Responder

  • Victor Pec

    outubro 6, 2012 #78 Author

    uma coisa q eu percebi foi q quando a mátris da tardis estava no corpo de Idris ela falou para o Doctor q ele tinha q puxar para abrir a porta,mais na regeneração do 3ºDoctor para o 4ºDoctor ele se apoia na porta mas ela não abre,ADM de uma olhada na regeneração do 3º para o 4º doctor e vc vai ver,o que quer dizer q a porta ñ abre se puxar,entao pq sera q ela falou para o Doctor q ele tinha q puxar abrir?sera alguma surpresa da serie,uma mensagem da tardis para o doctor?

    Responder

    • CHESMO SC (Trust-me I’m a Doctor)

      agosto 3, 2013 #79 Author

      A TARDIS tb abre se estralar os dedos. Talvez a TARDIS comedo de causar algum dano como causou na do 10º pro 11º dentro dela e trancou a porta para que ele regenerasse fora mesmo, sei la.. só uma ideia minha…

      Responder

  • Laura

    outubro 8, 2012 #80 Author

    o som q eu mais amo na TARDIS é o Cloister Bell. um dia desses eu tava assistindo logopolis e percebi que o Adric sempre fica dizendo:
    O CLOISTER BELL! O CLOISTER BELL! kkkkkkkkkkkkkkk

    Responder

  • Layna

    outubro 11, 2012 #81 Author

    Gente, que besteira, tudo bem se cada um tem um Doctor preferido, mas fazer grupinho pra o Tennant voltar? Fala sério, vocês ainda não entenderam a mensagem da série… Não é pra nenhum Doctor voltar, é uma característica da raça dele, ele se regenera de tempos em tempos, assume outro corpo, sempre foi e sempre será assim, e visto que o Matt Smith é o 11º Doctor, ainda terão mais 2 atores assumindo este papel… so get over it! Acho que cada versão do Doctor deixou sua marca, sua presença, todos eles são bons cada um do seu jeito, em seu tempo…

    Responder

  • Marcos José

    outubro 27, 2012 #83 Author

    Acompanho a serie a pouco tempo, mas estou gostando muito dos episodios. Será que alguem sabe como conseguir os dvd’s das temporadas anteriores ?

    Responder

    • Eddy

      outubro 27, 2012 #84 Author

      Quando você diz “temporadas anteriores” se refere à série clássica ou às temporadas de 2005 pra cá?
      No caso da série clássica, acredito que só exista em inglês, comprando do Reino Unido ou de sites como Amazon. Já em relação à série atual, uma procura no Mercado Livre pode trazer alguma coisa…
      Mas se quiser, todos os episódios da série atual estão aqui no blog, e todos os da série clássica que possuem legenda em português também. 🙂

      Responder

    • Gabs

      março 28, 2013 #85 Author

      Tem a primeira temporada completa disponível em dvd na submarino (:
      http://www.submarino.com.br/produto/111403371/dvd-bbc-doctor-who-1-temporada-4-dvd-s-

      Responder

  • jean

    outubro 29, 2012 #86 Author

    adorei a nova temporada não perco um episodeo!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder

  • Eddy Alves

    outubro 29, 2012 #87 Author

    alguém sabe me responder como é a tardis sem o sistema camaleão,
    como ela é quando ela é feita, sem usar o sistema camaleão?

    Responder

    • Matheus Carvalho

      outubro 29, 2012 #88 Author

      Boa pergunta. Jamais vimos na série ou em qualquer outra mídia alternativa. Hum.

      Responder

  • Lucas

    novembro 1, 2012 #89 Author

    eu amei os epsódios dos doutores 10º e 11º estou acistindo ele agora uhuuuuuuu

    GERÔNIMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    Responder

  • CHESMO SC

    novembro 2, 2012 #90 Author

    Vou-lhe explicar pq a TARDIS nunca foi desativada do sistema camaleão. A TARDIS como todos sabem ela não e de verdade daquela forma ela se parece mais um grande nave de corais e ferro, segundo o doutor 4, se ele desativasse o sistema camaleão ela ficaria da forma original mas quem descide a forma que ela fica clamuflada e a propria TARDIS ja q ela tem vida propria, então… o doutor tem sorte dela ter ficado como uma cabine foi a imagem q mais destacou a TARDIS e deixou mas linda, quando ele desativasse a TARDIS e reativasse o sistema camaleão ficaria de outra forma exemplo quando ele ativasse de novo ela se clamufaria como um bau ou ate uma caixa tosca não ficaria mais na forma de cabine telefonica como vimos hoje. por isso ele nunca mostrou como e sem ser na forma camaleão.

    Responder

  • Gabriel Fontenele

    novembro 2, 2012 #91 Author

    Qual e o episodio que a tardis dentro de outra tardis?

    Responder

    • Matheus Carvalho

      novembro 3, 2012 #92 Author

      Gabriel, creio que seja o The Doctor’s Wife.

      Responder

    • davi

      setembro 27, 2013 #93 Author

      tem no you tube

      Responder

    • Bill

      janeiro 10, 2014 #94 Author

      Time Monster e Logopolis tambem tinham uma TARDIS dentro de outra…

      Responder

  • Ivan Luiz

    novembro 11, 2012 #95 Author

    Matheus , tenho duas duvidas .
    O que aconteceu de ruim quando o Doctos tentou concertar o circuito camaleão da TARDIS?

    E queria saber quando vocês vão disponibilizar o terceiro Doctor?

    Responder

    • Matheus Carvalho

      novembro 11, 2012 #96 Author

      Simplesmente não deu certo. A TARDIS ao invés de se disfarçar, ficou mais diferente do ambiente ainda.

      Responder

  • gabriela S2

    novembro 12, 2012 #97 Author

    alguem sabe como eu faço para baixar as séries clássicas

    Responder

  • Ivan Luiz

    novembro 14, 2012 #100 Author

    Matheus , mas vocês tem alguma previsão de quando vão disponibilizar os Doutores que faltam na Série Classica?

    Responder

  • gabriel

    novembro 18, 2012 #102 Author

    Acompanho a serie a pouco tempo, mas estou gostando muito dos episodios.

    Responder

  • gustavo

    dezembro 19, 2012 #103 Author

    A TARDIS do Décimo Primeiro Doctor vai mudar

    Responder

    • Chesmo (Trust-me I’m a Doctor)

      maio 14, 2013 #104 Author

      A partir do momento em que ela caiu no quintal de Amy Pond, após ele se regenerar ela mudou, pois por incrível que pareça foi a primeira regeneração do Doutor em que ele danifica a TARDIS. Então ela teve que se regenerar dando um upgrade no visual.

      Responder

  • Leonardo

    janeiro 22, 2013 #105 Author

    Eu já reparei que em vários episodios da serie atual de Doctor Who, é que na porta da tardis, aquela porta que normalmente abre, as vezes tem um simbolo redondo, o que é isso, e porque só aparece as vezes, e ninguém parece notá-lo.

    Responder

    • Matheus Carvalho

      janeiro 23, 2013 #106 Author

      O símbolo aparece a partir da 5ª Temporada, quando o visual da TARDIS muda.

      Responder

      • Leonardo

        janeiro 24, 2013 #107 Author

        Mas esse simbolo é raro aparecer, normalmente só aparece em episodios especiais, porque eu na quinta temporada não o vi.

        Responder

      • Chesmo (Trust-me I’m a Doctor)

        maio 14, 2013 #108 Author

        Esse simbolo aparece quando o visual dela muda na 5ª temporada, se vc repara bem nos episódios do 11º Doctor, esse simbolo vai está lá.

        Responder

      • CHESMO SC (Trust-me I’m a Doctor)

        agosto 3, 2013 #109 Author

        Aquele simbolo redondo, na porta e o simbolo oficial de ambulância britânica, agora o motivo de está em uma cabine policial ai já não sei, acho que na época era pra dizer que em caso e emergência de saúde, poderia ligar para ajuda medica…

        Responder

      • Caio Albuquerque

        agosto 18, 2013 #110 Author

        Acho que isto pode ser um sinal para não notarem a tardis ou sei lá, porque ela está em fase de mudança e tal

        Responder

  • ~Luis

    fevereiro 17, 2013 #111 Author

    “Something old, something new, something borrowed… something blue!”
    Time And Relative Dimension In Space or simply TARDIS *-*

    Responder

  • wellison

    fevereiro 18, 2013 #112 Author

    Eu não sabia que existia varias tipos de tardis,mas só via do Doctor.

    Responder

    • CHESMO SILVA (Trust-me I’m a Doctor)

      maio 13, 2013 #113 Author

      Assim como o Doutor, a TARDIS quando é muito danificada ela se regenera.

      Responder

      • Chesmo (Trust-me I’m a Doctor)

        junho 1, 2013 #114 Author

        A descupe eu não tinha entendido a sua pergunta, sim existia mais todos foram destruidos na Série clássica. Só restando o Doutor.

        Responder

      • davi

        setembro 27, 2013 #115 Author

        me disseram que o doctor voltou no tempo antes dos daleks destruirem galifrei e quando ele volta ele ja tinham destruido mas afinal como odoctor distigue um ponto fixo de um relativo

        Responder

  • Giny

    março 26, 2013 #117 Author

    Oiiiii, perguntinha que ep é esse em que o Matt Smith coloca uma Tardis dentro da outra? Eu já assisti todos, mas nome lembro desse.

    Responder

  • Jason Grace

    abril 7, 2013 #119 Author

    tanto tennant como o matt smith são inesqueciveis tanto quanto os outros doutores!

    Responder

  • Raphael Braian

    maio 4, 2013 #120 Author

    Jason você esta certo. sou o maior fã de doctor who e digo que aqueles doutores (E tambem as outras encarnaçoes) serão inesqueciveis. Sei o nome do Doutor e vou contar em outro comentario =)

    Responder

  • CHESMO SILVA (Trust-me I’m a Doctor)

    maio 13, 2013 #122 Author

    UMA PRA GLR DO SITE, Num sei se vcs repararam mais a tardis por dentro tem algumas caracteristicas dos Daleks, ou seu to ficando paranoico. sei-la olhando pros daleks e pra tardis ela se parece um poco em algumas coisas com os daleks (Tru

    Responder

  • Chesmo (Trust-me I’m a Doctor)

    maio 16, 2013 #123 Author

    Fan que é fan de Doctor Who, não liga pra quem interpreta o doutor. Briga besta por atores, uns querem Tennant outros Matt, por favor pessoal, levem em conta o personagem “Doutor” não o ator q o faz.

    Responder

  • Doutel

    maio 18, 2013 #124 Author

    Interessante notar que mesmo o DW não tendo regenerado em 12º, nem tendo danificado como na queda no quintal da Pond, a TARDIS remodelou na 7ª temporada, do nada! O habitual sempre foi a mudança de cenografia quando mudava o DW, mas não no mesmo. Em geral a TARDIS ficou a mesma até o 7º, a idéia era essa, só o estúdios é que melhorou o cenário, mas na essência era para ser a mesma coisa, paredes com grandes círculos. Foi com o 8º que vimos do nada uma TARDIS nova. E de cara, o mesmo com o início do renascimento com o 9º DW. A regeneração do quintal da Pond, explicada… mas e a que vimos entre 07×08 e 07×09 ?

    Responder

    • Matheus Carvalho

      maio 18, 2013 #125 Author

      A TARDIS já mudou interiormente sem o Doctor regenerar na Clássica (note os modelos da era Tom Baker, por exemplo) e também do lado de fora, note os modelos de 1976, adotado já em meio a era do 4º e também, o utilizado a partir de 1980, que abrangeu o finzinho do 4º, o 5º, o 6º e o 7º Doctors. O Doctor muda a TARDIS quando ele quer, a TARDIS do 7º no filme se altera para que esse possa desfrutar de seu “descanso”. Ou claro, quando a TARDIS sofre danos ela mesmo se altera (caso do End of Time) A questão da mudança na Série Clássica ser pouca justificava-se pelo baixo orçamento da série e manutenção do padrão mesmo, já que a ousadia em mudar o design na Atual é inspirado pelo que foi feito no filme (Onde uma pessoa que jamais vira Doctor Who foi chefe na criação do interior da nave)

      Responder

  • victor

    junho 13, 2013 #126 Author

    que viajem da nova tardis de doctor who tomara q a 7° chegue logo

    Responder

  • LuisFelipe

    junho 27, 2013 #127 Author

    eu amo doctor who meu programa preferido queria que o universo who fosse real para min vianjar com o doutor

    Responder

  • jackson

    junho 27, 2013 #128 Author

    uma pergunta… no episodio ” the name of the doctor”, a clara chega no 1° e fala pra pegar outra tardis por que a que ele ia pegar estava com defeito. ai eu te pergunto.
    a tardis que o doutor ia pegar, a com defeito… era tipo 40 certo?
    e se for. ele pegou outra isso pode significar que a tardis do doutor não é mais tipo 40?

    Responder

  • Lais Rodrigues

    julho 24, 2013 #129 Author

    Eu sou muito fã de Doctor Who e adoro a Tardis.
    Foi essa série clássica que me inspirou a decidir o que eu quero ser futuramente “ser uma grade e incrível cineasta!”
    O meu maior sonho a trabalhar na BBC e evitar que a série não acabe totalmente. Eu já estou até imaginado com a Tardis vai ficar: toda moderna, muito grande, sua configuração de outro nível(Se vocês viram Os Vingadores e bem parecida com a tecnologia do Homem-De-Ferro)e com a capacidade de falar.(Minha imaginação vai muito longe…)Kkkk…

    Responder

  • Lais Rodrigues

    julho 24, 2013 #130 Author

    Espera ia! Lá em cima você não falou do Primeiro Doctor.
    Pq?

    Responder

  • Rafa

    julho 25, 2013 #132 Author

    a maioria das companions fala “It’s bigger on the inside” pq, teoricamente elas aceitam melhor o tamanho de fora, por ser o normal, e não aceitam o de dentro por ser algo fora da “realidade”; mas a Clara diz “it’s smaller on the outside” porque ela aceita a condição da TARDIS ser maior por dentro, mas não “acredita” em como a TARDIS possa ser menor por fora.

    Responder

  • Rafael

    julho 25, 2013 #133 Author

    Voce falou que as pessoas podem ficar em tempos diferentes e tal, mas eu nao tenho certeza, mas acho que o Rory nao teve que esperar nada, era só a consciência brincando com a mente da Amy

    Responder

    • Eddy

      agosto 3, 2013 #134 Author

      É possível, mas ainda fica um mistério. Há a possibilidade de que o tempo foi manipulado de forma que passasse muito mais lentamente para o Rory e, mais tarde, ele “voltasse” no tempo, por exemplo. Mas também é possível que tenha sido tudo pura ilusão.

      Responder

  • jose antonio

    agosto 7, 2013 #135 Author

    os silêncios já criaram uma tardis? no episodio o inquilino,havia um tipo de tardis encima de uma casa,e quando o doutor enfrentou os silencio, acho que em o astronauta impossível, o interior do lugar era o dessa tardis.alguem sabe algo sobre?

    Responder

  • ana carolina olivera

    agosto 12, 2013 #136 Author

    to triste que o doutor moreu eu gostava dele mas eu pesquiso muito sobre alienigenas e eu tenho serteza que eles existem e que tudo que pasa no doutor e verdade poque si nao o diretor do doutor who e um genio muito inteligente pra pensar em coisas brilhantes ….. amo o doutor……

    Responder

  • Caio Albuquerque

    agosto 18, 2013 #137 Author

    O legal da TARDIS é que ela tem uma piscina na biblioteca hehe

    Responder

  • luis felipe

    setembro 19, 2013 #138 Author

    gente se tentarem ver o episodio skill hitller vao ver a river diz o nome do doutor

    Responder

  • luis felipe

    setembro 22, 2013 #140 Author

    eunao acredito que estamos na vespera do epsodio mais esperado pelos britanicos em 50 ANOS

    Responder

  • Thiago

    outubro 11, 2013 #141 Author

    Quando é que o 8º doutor encontra a tardis tipo 103 eu vi o filme e nao me lembro disso

    Responder

  • The Twelfth Doctor

    dezembro 12, 2013 #143 Author

    Eu tenho uma pergunta, no 1º episodio de Doctor Who da Serie Clássica a a neta do Doutor diz que ela inventou o nome TARDIS das siglas, mas no ultimo episodio da 7ª temporada, na parte de Gallifrey, podíamos ver um Time Lord dizendo:
    “Algo errado?”
    E a Oficina, que idiota roubaria uma TARDIS com defeito? Então como é possível que eles sabiam do nome feito pela neta sendo que neste episodio e possível ver eles fugindo de Gallifrey antes dela inventar o nome, e os Time Lords também usam a expressão TARDIS, até os Daleks usam! Por favor, expliquem-me!

    Responder

    • Matheus Carvalho

      dezembro 13, 2013 #144 Author

      Veja bem, o Doctor mente. A Susan também, ora pois. Quanto ao roubo da TARDIS, se você está fugindo para salvar sua própria pele, você realmente não vai se preocupar em escolher a TARDIS…

      Responder

  • The Twelfth Doctor

    dezembro 13, 2013 #146 Author

    Obrigado Matheus tudo ficou mais claro agora, Muito Obrigado =D

    Responder

  • Danilo

    dezembro 26, 2013 #147 Author

    Pessoal, não vi aqui no site, então se for repetido, me desculpem:

    No Street View do Google Maps, existe um “segredo” que você pode entrar na TARDIS e caminhar por sua sala de controles e ver tudo de perto.

    Basta acessar o endereço “Earl’s Court Rd, London, Greater London SW5 9RB, United Kingdom” (https://maps.google.com/maps?hl=en&ll=51.492159,-0.19092&spn=0.005291,0.013937&sll=51.492140,-0.193028&layer=c&cid=12502927659667388442&panoid=c9UMhWP_MWm9U0L48xEjYw&cbp=13,291.8,,0,18.86&gl=US&t=m&cbll=51.492132,-0.192862&z=17)

    Acessando esse endereço você vê a TARDIS na rua, então posicione o mouse sobre ela (sem clicar) e pressione a seta “para cima” do seu teclado, então você será levado para dentro da TARDIS.

    É bem legal.

    Responder

    • Arthur

      abril 23, 2014 #148 Author

      verdade vlw ai gostei bem legal

      Responder

  • Giulia

    janeiro 14, 2014 #149 Author

    É verdade que a TARDIS tem um numero? Tipo em The Day of The Doctor, (SPOILERS) quando o cientista vai atender o celular e é o doctor pedindo para ele colocar o quadro no arquivo negro (acho q é isso) aparece o seguinte numero no celular dele 007700900461 como sendo o numero da TARDIS, alguém já ligou nele para ver o que acontece? Não quis ligar por causa do custo de ligação para o exterior e tal

    Responder

    • Arthur

      abril 23, 2014 #150 Author

      acho que n né deve ser caro ligar para o espaco

      Responder

  • Maria Lourdes

    fevereiro 5, 2014 #151 Author

    A Tardis tem “pull to open” na portinha do telefone, e não na porta da cabine. Até o Doctor precisa sair da cabine e PUXAR a portinha para atender ao telefone, tipo Bells of Saint John, ou Day of the Doctor.
    Na verdade, o Neil Gaiman é que se enganou ao dar essa fala à Tardis. A série está certa, a porta abre do lado certo, sim, o autor é que quis fazer brincadeira e os fãs acreditaram…

    Responder

  • Ana

    agosto 31, 2014 #152 Author

    <3

    Responder

  • Matheus Freitas

    setembro 30, 2014 #153 Author

    Prefiria a Tardis do 9º e 10º Doutor, Tanto por dentro quanto por fora,
    por fora, parecia ser velha, e cabine de policia, azul desbotado, ficava mais real, eu tbm Gosto da Tardis do 11º, Mas nao gosto muito da 2º parte da 7º temporada, Azul…
    Antes fosse a da 5º Temporada… :/
    Adoro o Som da Tardis, tenho ate gravado no meu celular.
    .-.

    Responder

  • Tomaz Pontes

    novembro 19, 2014 #154 Author

    Quem está comentando se gosta ou não de tal doutor não é um Whovian de verdade, não importa se é negro, se é branco, se é feio, se é bonito, se é novo, se é velho. Cada um tem seu jeito de interpretar, Eu gosto de todos doutores, obviamente agente pode não gostar de alguns, mas não tem que ficar jogando na cara do outros, certo? O meu favorito por exemplo é o David Tennant, vamos falar de Matt Smith, no início não gostava, mais passei a gostar dele, Peter Capaldi, grande ator, adorei desde o início 🙂 Eu disse que gosto de todos doutores, mais tem um que não gosto que é o Nono, mas não é por isso que vou odiá-lo e ficar jogando na cara dos outros certo?!

    Responder

    • Matheus Carvalho

      novembro 19, 2014 #155 Author

      Olha, querer definir o que é um whovian de verdade é problemático da sua parte, além de que você fez exatamente o que falou que não se deveria fazer. Complicado isso…

      Responder

  • Júlia Langner

    dezembro 21, 2014 #156 Author

    O barulho da Tardis é o melhor barulho de todos!

    Responder

  • BRUNO RODRIGO

    março 31, 2015 #157 Author

    galera só uma coisa sou o mais especialista do doctor who de todos ,já sei até que já lançou o décimo segundo doctor

    Responder

  • Nay Nayra

    agosto 27, 2015 #159 Author

    Quando a tardis virou meia humana , ela disse que havia um manual de istrução em baixo da placa que fica ao lado da porta .

    Responder

  • Anonymus

    agosto 28, 2015 #160 Author

    Ninguem tem + cultura? so percebi um cometário nesse ano :O #doctorwho sempre

    Responder

  • raul

    setembro 30, 2015 #161 Author

    Eu gostei da TARDIS

    Responder

  • Caio

    novembro 7, 2015 #162 Author

    Tem um episódio que o Doutor volta no tempo, e tem um cara que fala que é o Doutor, então fala que tem uma TARDIS e eu queria saber o significado que ele da… Alguém pode me responder?

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *