Depois de um arco com temática voltada para a ficção cientifica (The Web Planet) voltamos à temática histórica, tão recorrente na era do primeiro... REVIEW CLÁSSICA: Arco 014 – The Crusade

crusades_5788

Depois de um arco com temática voltada para a ficção cientifica (The Web Planet) voltamos à temática histórica, tão recorrente na era do primeiro Doutor. Dessa vez, a TARDIS sai um pouco do eixo europeu e vai parar no Oriente Médio, mais especificamente na Palestina, na época das cruzadas que dá título ao episódio (The Crusade). Entretanto, o arco conta com dois episódios perdidos (2 e 4), o que compromete em parte a experiência com a narrativa. Vale ressaltar que na segunda temporada apenas esse arco conta com episódios perdidos, o que é muito bom pois os arcos dessa temporada são em grande parte muito bons. Os episódios (The Lion, The Knight of Jaffa, The Wheel of Fortune e The Warlords) foram exibidos entre 27 de março e 17 de abril de 1965 e tiveram uma audiência de 9,38 milhões de espectadores.
Neste arco temos a presença de duas marcantes figuras históricas, Ricardo Coração de Leão (Ricardo I) e Saladino, o comandante cristão da Terceira Cruzada e o imperador mulçulmano, respectivamente. Ambos são personagens cruciais na história da Terceira Cruzada e grandes adversários táticos, sendo esse conflito entre eles bem apresentado e dentro dos 4 episódios do arco. Para dividir a narrativa entre os dois reinos, mais uma vez temos uma separação no grupo e dessa vez, Barbara é quem é separada do grupo sendo capatura pelos sarrecenos e levada junto com um companheiro do Rei Ricardo, William des Preaux. Os dois são confundidos inicialmente com o Rei Ricardo e sua irmã, Lady Joanna, porém rapidamente a confusão é desfeita e podemos ver Barbara mais uma vez usar de seus conhecimentos históricos para se livrar de uma situação tensa.

Enquanto isso, o Doutor, Vicki e Ian chegam a corte do Rei Ricardo (que é um malinha para ser sincero) que depois de muita conversa concorda em aceitar os três em sua corte nomeando Ian como “Sir Ian de Jaffa”. Com o passar do tempo, vamos vendo cada vez menos o Doutor em ação, sendo limitado a papéis mais diplomáticos e deixando a parte mais aventuresca para seus companheiros, em especial Ian e Barbara, deixando para Vicki o papel de acompanhar o Doutor. Isso se dá por conta da saúde do ator William Hartnell que já estava começando a ficar bastante debilitada, como pode ser visto no documentário “An Adventure in Space and Time”. Ian novamente fica com o papel de salvador de Barbara e parte para a corte de Saladin com o objetivo de resgatar a amiga e levar uma mensagem de paz, que nada mais é do que um casamento arranjado entre Lady Joanna e Saphadin, irmão do imperador.

O desenvolvimento do arco é competente, e apesar de ter dois episódios perdidos e feitos em reconstrução e uma narrativa histórica, é possível se interessar pela história. Visto que, todo esse ar aventuresco, principalmente com a jornada de Ian para salvar Barbara, está presente de uma forma bastante interessante e ágil, se comparada com o desenvolvimento de outros arcos históricos em que o miolo do arco é repleto de marasmo e vários nadas. A conclusão do arco é o que já estamos acostumados, com os personagens saindo fugidos do local, porém dessa vez o Doutor é confundido com um bruxo, mas obviamente essa situação é rápidamente revertida e todos terminam o arco felizes e contentes na TARDIS. Até a segunda ordem…

É interessante ressaltar que a atriz que interpretou Lady Joanna (Jean Marsh), retorna na terceira temporada com um papel de grande importância em Tha Dalek’s Masterplan como a companion Sarah Kingdom. Além disso a atriz foi casada com Jon Pertwee, o futuro terceiro Doutor, porém não é mãe do ator (clone do Pai) Sean Pertwee, o Alfred de Gotham.

Se você ainda não viu o arco, ou quer revê-lo, é só clicar aqui! Nos vemos em 15 dias no divertidíssimo The Chase!

Vinícius Viana

Farmacêutico, 26 anos, professor, aspirante a Doutor e completamente viciado numa tal série de um cara louco que viaja no tempo numa cabine de polícia azul.

  • Gustavo

    outubro 4, 2016 #1 Author

    Seu site é definitivamente o melhor da história. Estou completamente viciado em Doctor Who e quem fica assim, entra em desespero para assistir a ´serie clássica. São episódios demais… ainda bem!!!!
    Começarei a fazer backup de todos, para garantir.
    Muito obrigado pelo seu trabalho.
    Caso Consiga uma TARDIS, não se esqueça de mim, uma voltinha no tempo e espaço seria muito bem vinda.
    Abraços,
    Gustavo.

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *