Assim como The Dalek Invasion Of Earth é importante por marcar a primeira despedida de uma companion, The Rescue tem como ponto principal a primeira adição ao elenco permanente desde a estreia. E o... REVIEW CLÁSSICA: Arco 011 – The Rescue

The Rescue

Assim como The Dalek Invasion Of Earth é importante por marcar a primeira despedida de uma companion, The Rescue tem como ponto principal a primeira adição ao elenco permanente desde a estreia. E o arco já começa cumprindo seu papel: logo na cena inicial somos apresentados à jovem Vicki (interpretada por Maureen O’Brien), uma garota do século 25 que perdeu a mãe ainda na Terra e o pai quando estavam a caminho do planeta Astra. Ela aparece numa nave caída no planeta Dido, onde sua única companhia é o outro sobrevivente, Bennet, pois o restante da tripulação foi morto pouco depois da chegada. Os dois estão esperando uma nave que virá resgatá-los.

Numa caverna próxima dali, a TARDIS se materializa sem comando, enquanto o Doctor dormia. Aproveitando a ocasião, ele aconselha Ian e Barbara a explorar o local e fica na nave. Nessas primeiras sequências, vemos referências à saída de Susan e fica claro o quanto o avô sente falta dela, o que vai ser importante para compreendermos a relação que se desenvolverá entre ele e a nova personagem.

O passeio de Bárbara e Ian mal começa e já é interrompido pela presença de Koquillion, um suposto nativo do planeta que mantem Vicki e Bennet sob seu controle, com a desculpa de que seu povo poderia matá-los se ele não os protegesse. Acontece que Koquillion tenta matar os viajantes da TARDIS logo nesse primeiro contato, mas acaba, sem querer e sem se dar conta, possibilitando o encontro entre Bárbara e Vicki, o que vai gerar consequências importantes tanto para os personagens quanto para a série em si, já que, depois de algumas revelações e conflitos (incluindo uma pequena cena de luta com o Doctor), a garota vai entrar para o grupo de tripulantes de nossa querida cabine de polícia.

Sem querer dar spoilers, vou dizer apenas que o desfecho da trama lança mão de um artifício simples, porém interessante de ser utilizado numa série como Doctor Who e ainda nos remete imediatamente a outro programa, que fez parte da infância de muitos de nós e que leva o nome de um certo personagem canino (se é que vocês me entendem).

Vicki

Mas o destaque do arco, como não podia deixar de ser, é mesmo Vicki. A personagem é a primeira companion a ser devidamente convidada pelo Doctor para viajar na TARDIS (visto que Ian e Bárbara entraram na nave sem a aprovação dele). Talvez devido à falta que sente de Susan ou pelo fato de ver Vicki solitária e desamparada, o Senhor do Tempo demonstra uma afeição instantânea pela menina, parecendo mais carinhoso e simpático que na maioria dos outros momentos dessa primeira encarnação.

Algumas características de Vicki deixam claro que a intenção dos produtores era substituir Susan por alguém que não fosse tão diferente: as duas são jovens e estão ali para que o público mais novo se identifique com elas. Ainda assim, a nova personagem já consegue marcar seu lugar na trama. Mais carismática que Susan e sem o conhecimento de uma jovem gallifreyana, ela traz para a série um certo frescor e maiores possibilidades de explicar ao público detalhes que o Doctor não teria muita paciência para explicar à Bárbara e Ian.

O arco é formado por dois episódios, e o segundo deles, Desperate Measures, foi o primeiro episódio da série a entrar para a lista dos 10 programas mais assistidos da semana no Reino Unido, com uma audiência de 13 milhões de espectadores. Se você também não quer perder essa aventura, pode encontra-la clicando aqui.

Denise Ferreira

Jornalista apaixonada por histórias e personagens fictícios, principalmente se eles viajarem pelo espaço a bordo de uma cabine azul.

  • Rene LC

    setembro 3, 2016 #1 Author

    Excelente review, Gostei. O melhor review até agora. E de fato, lembrando de quando assisti, o arco todo praticamente gira em torno da Vicky, numa história simples, fácil e agradável de assistir.

    Responder

  • Amaro

    setembro 4, 2016 #2 Author

    Fantastic!!!

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *