A última aventura do 11ª Doutor no NSA, o debut de Clara nos livros, e um tema que deve ser explorado na série. Lançado... Resenha: Mortalha da Lamentação, de Tommy Donbavand.

A última aventura do 11ª Doutor no NSA, o debut de Clara nos livros, e um tema que deve ser explorado na série.

Lançado originalmente em Abril de 2013, e aqui no mês passado pela Suma das Letras. Esse livro faz parte da New Series Adventures, uma série de livros paralela a série de tv, ou seja, seus livros tem seu respectivo Doutor e Companion da época que foi lançado. “Mortalha” foi da última leva com o 11º Doutor, junto com “Dalek Generation” e “Plague of the Cybermen”, e na ordem cronológica é o último da série (recomendo ler o livro e depois ver The Name of The Doctor, o livro dá uma boa preparação).

Tem como base os acontecimentos dos dias 22 e 23 de Novembro de 1963, o assassinato do Presidente John F Kennedy (é o segundo livro com base nesse acontecimento, o primeiro sendo Who Killed Kennedy,de James Stevens e David Bishop) e as consequências desse fato, já que o povo americano está de luto pelo presidente e usa morte trágica, temos daí uma das melhores introduções de vilões da série (que muito bem poderiam ser transpostos para a tela e ganhar um impacto ainda maior).

Sim, as Mortalhas podem facilmente superar os Weeping Angels.

E vemos como desdobramento como reagimos perante a perda de entes queridos, algo que acontece com a maioria das pessoas (ou seja, comida para saciar as Mortalhas é o que não falta), e até como o Doutor reage as perdas durante suas regenerações numa belíssima cena,onde a cena final é de cortar o coração.

O livro é rápido, com diálogos e tiradas dignas de um episódio da série, o que ajuda muito para se familiarizar com o livro. Muitas referências á clássica e a moderna, já preparando o terreno para os acontecimentos posteriores ao livro (o final da sétima temporada e os especiais). Mas, há a falta de um maior desenvolvimento na questão de como as Mortalhas surgiram,porém a cena final do livro dá esperança para outra aparição desses seres.

 

OBS: as referências sobre um tal Guarda em Totters Lane, o disfarce do Doutor  e os flashbacks são um prato cheio para quem quer começar a assistir a clássica!!

 

Universo Who

Publicações feitas por colaboradores que em algum momento fizeram parte da história deste site desde 2009, mas que não mais fazem parte do projeto.

  • Holder

    março 28, 2015 #1 Author

    Muito obrigado pela indicação. Sou um “New Whovian”..rs. Poderia me dizer se este é o primeiro e único livro de Doctor Who em português?

    Responder

  • Leticia

    março 28, 2015 #3 Author

    É um ótimo livro, adorei a história!
    Parece muito um episódio da série e tem várias piadas! Se fosse adaptado seria um ótimo capítulo.
    As Mortalhas são ótimos vilões e seriam muito bons na série, fáceis de colocar em qualquer roteiro! Muito bom!

    Responder

  • Davi

    abril 19, 2015 #4 Author

    Muito boa a resenha, não tinha interesse nos livros, mas agora realmente fiquei curioso para conhecer a história

    Responder

  • Maria Lourdes

    abril 30, 2015 #5 Author

    Achei as falas e comportamento do Doctor muito caricatos. Depois de ler outros livros – poucos – como “The Crawling Terror” e “Engines of War”, além de “12 Doctors”, não gostei do desenvolvimento do Eleven em “Mortalhas”. Matt Smith é meio crianção, mas não é palhaço. Nem pateta.
    Mas a estória poderia, sim, ser mais bem aproveitada.
    Desde que fosse reescrita.

    Responder

  • Fã de livros

    maio 9, 2015 #6 Author

    Quem quiser comprar o livro tem no Buscapé.
    oferta.vc/7H7D

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *