O universo expandido de Doctor Who é muito grande e complexo. Já falei sobre os filmes spin-offs e agora irei falar sobre os áudios... Os audiodramas de Doctor Who

 

O universo expandido de Doctor Who é muito grande e complexo. Já falei sobre os filmes spin-offs e agora irei falar sobre os áudios da Big Finish e da AudioGo (BBC).


Começamos pela principal e a que continua ativa até hoje, a Big Finish. Fundada em 1996, é uma empresa britânica que produz histórias em áudio, mas foi só em 1999 que começou a fazer histórias licenciadas para Doctor Who, podendo usar os personagens da série clássica (na época não existia a série nova) e os Doutores.

A primeira história (em 1998) foi sobre Bernice Summerfield, uma companheira do 7º Doutor originada nos livros, que depois foi para os áudios e também acabou viajando com o 8º Doutor, além de viajar com Braxiatel (irmão do Doutor, mas isso é história para outra postagem). Como não era uma personagem do cânone da série, então não tiveram problema em usá-la.

Só um ano depois é que puderam usar todas as personagens, no áudio de multi-Doutores, “The Sirens of Time”, contendo o 5º, 6º e 7º Doutores. Com lançamentos mensais, os fãs foram acompanhando por anos, até que surgiram também histórias spin-off em áudios, Gallifrey, UNIT, série do 8º Doutor, dentre outros.

Em 2013, com o lançamento dos especiais de 50 anos da série, Moffat fez um miniepisódio com o 8º Doutor, que acabou canonizando a série de áudios dele, citando os nomes das companheiras, sendo assim, hoje em dia os áudios são aceitos como parte da série. Tanto que, em 2015, foram lançados os áudios do War Doctor (Doutor da Guerra) e em 2016 os áudios com o 10º Doutor com Donna.

Fomos também presenteados com as novas séries de áudios da UNIT na nova formação com a Brigadeira e Osgood, assim como os de Torchwood. Cada dia usando mais coisas da série nova, o limite para a Big Finish não existe mais, desde que a BBC autorize, então não custa sonhar com uma série do 9º Doutor.

A AudioGo comprou a BBC Audiobooks em 2010 e acabou parando as publicações em 2014, mas, antes disso, eles lançaram muitos áudios. Ao contrário da Big Finish, em que a maioria dos áudios são com os atores originais da série atuando como se fosse um episódio audiovisual, os da AudioGo foram histórias narradas por atores com grande participação em Doctor Who. Tanto que temos vários livros lançados pela BBC, mas narrados pelos atores, livros da série nova, livros de Torchwood, livros de The Sarah Jane Adventures e muito mais.

Uma curiosidade é que o ator Tom Baker (4º Doutor) voltou para Doctor Who em um áudio da AudioGo, o Hornets’ Nest, sendo que ele estava sem histórias novas desde a saída dele da série, em 1981, recusando-se a voltar no aniversário de 20 anos em 1983. Depois disso, acabou indo fazer áudios na Big Finish e está na ativa até hoje.

Hoje a AudioGo não existe mais, mas a BBC ainda lança alguns áudios de narração dos livros ou especiais que passam na BBC Radio.

Felipe Maistro

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *