Vocês não tem ideia da quantidade de chorumes que recebemos aqui, todos-os-dias. Começo esse texto lindo, que ensinará muitas lições de vida para vocês,...

Vocês não tem ideia da quantidade de chorumes que recebemos aqui, todos-os-dias. Começo esse texto lindo, que ensinará muitas lições de vida para vocês, assim! Isso não começou recentemente, até antes de Doctor Who se popularizar, existia milhares de comentários idiotinhas, mas com a popularização da série, incluindo o BUUUM que rolou nos EUA e com o fato da Tv Cultura começar a passá-la no Brasil, houve um crescimento de mais de 1000% na quantidade. Não fiz a matemática, então posso estar diminuindo a quantidade, porque assim com a zoeira, esses comentários não tem limites. E assim como o Universo, que está em expansão, ESSES COMENTÁRIOS NÃO PARAM.

Vale lembrar que não estou adicionando nesse “grupo” os mais de 20 comentários DIÁRIOS que leitores queridos mandam perguntando quando vamos reupar as coisas, sendo que há UM POST FIXO explicando isso. Eu, como admistradora, assim como todos os outros lindxs que trabalham e dedicam seu precioso tempo com essa série maravilhosa, estamos gastando muitas horas em analistas para resgatar a fé na humanidade.

Mas meus queridos, esse post não é sobre a lovely equipe desse site que você está lendo no momento, mas sim sobre a vida!

Independente de quando você começou assistir Doctor Who, se foi a 50 anos atrás, ou há um mês, você TEM que entender uma coisa: as coisas mudam. Eu, por exemplo, não vi muitos episódios da série Clássica, foram uns 4 só (todos do Baker meu querido s2s2)! E mesmo assim, com uma temporada da série nova, eu aprendi que me apegar aos personagens é uma coisa boa e ruim. Eles morrem, eles revivem, eles somem, eles saem da série, têm sua memória apagada, etc-etc…

E assim como os companions, os amiguinhos, os vilões e etc, os Doctors se regeneram. Sim, é triste, mas-isso-é-toda-a-dinâmica-da-série. Quem vê GoT, por exemplo, sabe que os personagens vão morrer; quem vê The Walking Dead, sabe que, eventualmente, todo o grupo vai virar zumbi. E a razão disso é: LIFE HAPPENS! É tão simples, que esse conceito de “vida” e  “morte” está nos acompanhando desde que nosso peixinho morreu, quando tínhamos 5 anos de idade (que foi comprado com o intuito de aprendermos essa dinâmica).

Ainda que eu não queira, além de saber que as pessoas morrem, eu sei que as pessoas, eventualmente, vão sair da minha vida. Nem todos meus amigos serão os mesmos a vida toda. Meus professores mudaram, meus colegas mudaram, minha cidade vai mudar. Já diria um filósofo grego, que tenho certeza que conheceu o Doctor, o sr. Heráclito que “Tudo flui”. Explicando isso rapidamente: as coisas mudam e não podemos fazer nada contra isso.

Qualquer pessoa que conhece a série, mas não assiste, já tem uma vaga ideia de que os atores mudam, mesmo (talvez) não sabendo o motivo. Então, vocês, meus queridos, porque não entendem isso? Por quê ficam chorando por causa do Tennant e agora pelo o Matt?! O David já saiu há 3 anos! Lembro que na regeneração do Christopher Eccleston eu chorei igual uma idiota e falei que nunca ia gostar do Tennant (que é meu Doctor preferido, mesmo não parecendo). Eu tinha 11 anos. Fazia sentido naquela época. Era a primeira regeneração que eu tinha visto e para mim aquilo era uma perda sem ganho algum. Em uns 3 episódios, a dor de ter perdido o Eccleston passou e estava gamadona no Tennant.

Eu entendi, na “marra”, toda a dinâmica da série. Entendi como ela funcionava. Quando o David regenerou, eu tinha 16 anos, mas eu chorei também. Solucei e fiquei meio triste. Mesmo não tento taaaanta fé no Matt, sabia que ruim não seria. Porque confio no Moffat (quero ver o r3c4lqu3) e sei que ele não ia colocar alguém ruim lá.

Só que tem uma diferença entre o meu doctor preferido ser o Tennant e eu ser uma viúva do Tennant. Ainda que faça isso para irritar, algumas vezes, eu não fico trazendo o nome dele em qualquer discussão. “Daleks aparecerão no próximo episódio de DW”: ai que bosta daleks com o Matt saudades do David MeLhOr DoCtOr VoLtA pOr FaVoR! Parem com isso! Vamos praticar o desapego?

Para quem não entendeu ainda, vou deixar esquematizado aqui:

  • Tennant não vai voltar;
  • É normal as pessoas sairem da nossa vida, eventualmente;
  • Pessoas morrem;
  • Pessoas vão embora;
  • Ninguém fica aqui para sempre;
  • Tennant não vai voltar MESMO;
  • Qual é a lógica de um cara que REGENEROU voltar?
  • Sem viuvíce;
  • E SIM, o Tennant NÃO VAI VOLTAR!

Assim como as coisas normais da vida, o Tennant não está mais entre nós. Ele não vai mais voltar. Acho que o Moffat foi extremamente bondoso por trazer ele no especial de 5o anos, porque se fosse eu, deixaria ele de fora só para vocês pararem com essa viuvísse. Tomem esse texto como um “abrir de olhosAssim como você não liga chorando para seu ex de três anos atrás (graças à deus), não fique postando coisas de um cara que não é mais parte da série há três anos. Ele moved on, sabe?! Tá na hora de vocês seguirem em frente também.

E ai-de-quem falar mal do novo Capaldi, porque o cara nem fez nada ainda e vocês já estão de mimimi! E não é que ele é velho, o Matt Smith que era novo demais! E sabe, a porta da rua é a serventia da casa. Esse tipo de fã não agrega nada à serie ou ao ~grupo de fãs~, na verdade, só acaba prejudicando a ~imagem~ dos whovians!

Mil beijos no coração (Allons-y),
Giovanna!

P.S: para quem ficou curioso com esse tipo de comentário, logo-logo vão ter uma notícia ótima para sanar a curiosidade <3

Giovanna

  • Leh

    agosto 7, 2013 #1 Author

    Eu entendi o que você quis dizer. Eu não fiquei 100% contente com o Capaldi não, mas eu guardei pra mim. Não tem sentido eu xingar ele. Sempre soube como a série funcionava, mas ainda assim estou meio triste com a saída do Matt (mesmo que meu doctor preferido também é o Tennant). Não acho errado ficar triste pela saída de um Doctor mas realmente, é muito grande (e chato!) a quantidade dos posts em que leio ‘Tennant melhor Doctor’ no facebook, principalmente.

    Responder

    • MARCELO PISTILE

      dezembro 27, 2013 #2 Author

      COM Christopher Eccleston CONHECI E APRENDI A GOSTAR DE DOCTOR WHO. FÃ QUE SOU DE FICÇAO CIENTIFICA, ENTRE OUTROS GENEROS DE FILMES, SOU AGRADECIDO A QUEM TEVE A MARAVILHOSA IDEIA DA HISTORIA,,, ACHO EU QUE MESMO SE FOSSE UM LIVRO,,, O BENDITO DOCTOR WHO SERIA SUCESSO,,,
      QUANTO A TROCA DE ARTISTAS,,, NUMA SERIE TAO LONGEVA,,, REALMENTE EH A UNICA SOLUÇAO,,,, OTIMA SOLUÇAO ALIAS,,, E OS TRES ULTIMOS QUE CONHECI,,, REALMENTE,,, ADOREI,,,

      Responder

  • Alexandre Gomes

    agosto 7, 2013 #3 Author

    Querida Giovanna,
    Você não poderia ter dito melhor. Estou mais curioso em imaginar a interpretação que Capaldi irá dar ao Doutor (Doctor) do que sentir pesar pela saída de Smith.
    P.S.: Também prefiro o Tennant.
    Abraços a você e todos que fazem este site.

    Responder

  • RayKa

    agosto 7, 2013 #4 Author

    Realmente, essas viúvas do Tennat são um sacooo!! Vai ser estranho um Doctor mais velho agora, visto que os três ultimos eram cada vez mais novos. Mas vamos esperar, ver no que vai dar. Estou com medo de me tornar uma viúva do Matt (nem vou mentir), mas estou super ansiosa pra esse novo Doctor. Tanta coisa na minha vida mudando, essa vai ser mais uma mudança.
    Adorei o texto, ficou show.
    =]

    Responder

  • Pillar

    agosto 7, 2013 #5 Author

    Finalmente um texto com bom senso sobre as “viúvas do Tennant”.
    Nada menos esperado de uma verdadeira Whovian.

    P.S.: BAKER ♥

    Responder

  • Renato

    agosto 7, 2013 #6 Author

    Cada nova regeneração do Doctor até agora me fez gostar mais e mais de Doctor Who.
    Achava o Eccleston perfeito, quando houve a primeira regeneração da série atual, achei que haviam estragado tudo. Porém, após alguns episódios com o Tennant pude ver o quanto o personagem estava evoluindo em uma nova roupagem. Quando Matt Smith apareceu pela primeira vez ainda havia a dor no coração da perda do Tennant. Mas mais uma vez toda e qualquer expectativa foi ultrapassada, hoje na minha opinião o 11º é o melhor dos Doctors que já pude ver.
    Dou cegamente meu voto de confiança ao Capaldi e à Equipe de Produção que o escolheu e tem nos presenteado com uma série que se supera a cada temporada.

    Responder

  • David

    agosto 7, 2013 #7 Author

    Simplesmente incrivel, e como diria Sr.Smith : COOL!

    Responder

  • Vitor

    agosto 7, 2013 #8 Author

    Lindo isso…
    O que o pessoal não entende é que o ÚNICO motivo de eles terem Doctor Who hoje é exatamente pq o Doutor teve que regenerar 9 vezes (discutível) para podermos ter o Tennant. Quantas pessoas não se apegaram ao 1o, 3o, 5o, ou qualquer outro Doctor e tiveram que vê-los ir. Use isso como uma coisa boa. Lindo quando o 10 fala pra o 5o que “You are my Doctor”. Ok, o Tennant foi muito bom (e ele é o meu Doctor também). Mas dêem uma chance! O Peter Capaldi é realmente um ator de calibre… E lembrem-se de que o William Hartnell, 1o Doctor, tinha a mesma idade quando começou e grande parte do que temos hoje deve-se ao fato de ele ter dado vida ao personagem tão bem! =P Haters gonna hate, eu sei… Mas whovians de verdade são melhores que isso.

    Responder

    • Trix

      agosto 7, 2013 #9 Author

      Concordo, concordadíssimo! Eu sou um dinossauro whovian (comparada com geral whovians do Brasil) Comecei a assistir a série em 1987 com o McCoy, o “meu Doctor”é o Pertwee…Mas as coisas vão e vem, e tem uma leva de “fãs” que simplesmente não fazem ideia do que estão assistindo. E pra todos nós que dedicam seu tempo a difundir Doctor Who, é triste e irritante tb, sem contar é claro da constante necessidade de terapia #___# Parabéns pelo texto!

      Responder

  • meág

    agosto 7, 2013 #10 Author

    concordo com absolutamente tudo o que você disse dwjksjvkwf sério mesmo. tá certo que tennant deixou saudades SIM, mas esse negócio de “mimimi” dos whovians tá começando à irritar. todo mundo chorando leite derramado dwksvj PAREM COM ISSO, sério. sigam em frente, engulam o choro. quem vive de passado é museu (sim, usei um monte de provérbios/frases de efeito etc fekjbvgekf).

    Responder

  • Bruno

    agosto 7, 2013 #11 Author

    Arrasou Giovana!! Se tivesse o botão curtir, curtiria com certeza!! Como você, acho o Tennant o melhor Doutor mas nunca chorei a perda de nenhum deles, procuro sempre ver aquilo que pode servir de positivo com a regeneração e consequentemente a mudança de Doutor. Vamos praticar o desapego!!

    Responder

  • Mauro Rebouças

    agosto 7, 2013 #12 Author

    Para o especial de 50 anos, acho que seria mais interessante se tivessem trazido o Paul McGann, aí sim seria uma ideia foda.

    Responder

    • Tiago

      agosto 7, 2013 #13 Author

      concordo, seria mais interessante ter o McGann, mas acho que o Moffat não quis utilizar o McGann como o Doutor que acabou com a Time War, mas tem rumores que o Paul gravou alguma coisa tipo prequel ou flashback da regeneração pro Doutor do Hurt.

      Responder

  • Aline

    agosto 7, 2013 #14 Author

    Giovanna, adorei o post, é um saco mesmo as pessoas não desapegarem e ficarem de mimimi na orelha alheia. Meu Doutor preferido é o Tennant tbm, mas não sou uma viúva, as regenerações são fases, e isso é uma das coisas que torna a série genial! Além do mais estou dando pulos de alegria pelo Capaldi! Mal vejo a hora da regeneração, estou mega empolgada! Acredito que será incrível.

    Abraços!

    Responder

  • vilton damiani

    agosto 7, 2013 #15 Author

    Peter Capaldi talvez dará um tom clássico para série, não deixando de ser atual.

    Responder

  • Elizabete

    agosto 7, 2013 #16 Author

    Você foi ‘fantastic’ Giovanna. Eu sempre procuro no novo Doctor alguma coisa do antigo, nunca me decepcionei com nenhum deles. Falou tudo.

    Responder

  • Jorge Luís

    agosto 7, 2013 #17 Author

    Pra mim o Tenn é o melhor Doctor.

    Agora eu estou curioso com o Peter (foi uma excelente escolha), e na minha humilde opinião, será bem melhor do que o Matt!

    Responder

    • Marlucci

      agosto 18, 2013 #18 Author

      Lembrando que ser o mais popular não significa ser o melhor.
      Não existe “melhor Doutor”.

      Responder

  • Amanda

    agosto 7, 2013 #19 Author

    Adorei o texto. E como você, estou cansada de mimimi. Estou ansiosa para conhecer a atuação do Peter. Provavelmente, ele entrará para a lista dos meus preferidos junto com o 9th, o 10th e o 11th. Sim, gosto de todos eles…

    Responder

  • Tsuwabuki

    agosto 7, 2013 #20 Author

    Acho que nunca alguém expressou o que eu sinto em relação a isso melhor do que você! Como eu me irrito com posts no facebook citando “Tennant o melhor!” “Volta 10th!” e todas essas babozeiras, faz parte da série e da vida as coisas mudarem. Tennant saiu e foi um ótimo Doctor, FOI. Até porque se tivessem que colocar um retorno de algum outro Doctor hoje, acredito que trariam primeiro o Tom Baker, porque né, todos “ama” Tom Baker. E essa história com o Capaldi, das fangirls (no mau sentindo de fangirls) estarem put*s da vida do novo Doctor ser “velho”, cara… essas pessoas devem pensar que só existem até hoje 3 doctors né?! Tipo, Doctor Who começou com o 9º, ou pior, começou com o 10º (que eu já vi muita gente pular a série e começar a ver a partir do 10º Doctor).
    Ótimo post!

    Responder

  • Iolanda

    agosto 7, 2013 #21 Author

    Hei =D, adorei o post.
    Conheci o DW com o Eccleston e gostei do seriado, me viciei quando entrou o Tennant (adoro ele como Doctor) e com o Smith eu achei a série mais divertida, amei a trilha sonora que veio com ele. Meu doctor preferido, é O Doctor. Seja lá qual for o ator que o interprete, cada um trará particularidades diferentes. Gostei da escolha do Capaldi, apesar de não conhecer ele direito, pois acredito que se ele foi o escolhido é porque ele fez bem o trabalho. Antes do Smith entrar, eu já estava assistindo a série antiga bem do começo mesmo e, acho justo que o Doctor volte a suas “origens”. Ainda mais que o Capaldi tem seu charme também. Se eu fico triste com a saída de alguns que tiveram uma ótima interpretação ao meu ver, sim, eu fico, mas eu também fico ansiosa para saber como será a atuação do próximo.

    Responder

  • Sandman

    agosto 7, 2013 #22 Author

    Eu comentei no Facebook no domingo, achei ótimo ser o Capaldi, sinceramente pensemos, o Doctor tem mais de 900 anos, imagina em relação aos humanos que tem tantos dias dificeis, vai saber se agora nao eh uma fase mais seria do Doutor, afinal ver tudo que ele viu nao é possivel que em algum momento ele nao mudasse p/ um Doctor mais serio, eu diria até um pouco sombrio, nada mais merecido, bom vamos esperar e ver.

    Responder

  • Azul Augusto

    agosto 7, 2013 #23 Author

    Resumisse a série perfeitamente, o Doutor originalmente mais votado para voltar como o 12º Era o Tennant, mostrando quanto alguns fãs não entendem como a série funciona.

    Responder

  • André

    agosto 7, 2013 #24 Author

    Obrigado por esse texto!

    Responder

  • Tunara

    agosto 7, 2013 #25 Author

    AMEEEEEEEEEEI O POST! Finalmente alguém se pronunciou sobre isso, amei mesmo! Espero que as novas fãzinhas leiam isso e tomem vergonha na cara e parem de “mimmimimi sdds Matt, sdds David, vo parar de ver a série mimimimi odeio o Capaldi”. As pessoas que tão falando isso são as que começaram a ver a série faz pouco tempo (e começaram do 10th, mas já vi gente que pulou ele também) só por causa de rostinhos bonitos e novinhos, não me levem a mal mas é exatamente isso. Apesar que já me chamaram de poser por que eu disse que não ia sentir tanta falta do Matt lol meu Doctor preferido era o Davison e tipo… faz realmente muito tempo que ele saiu, mesmo que eu não tenha acompanhado desde o inicio (só tenho 16 anos)… Mas enfim, só queria desabafar haha e sinceramente, eu acho que pessoas que se apegam tanto a um personagem não deviam assistir Doctor Who, sério. Eles já viram 6 temporadas da série (tirando o Eccleston pois eu sei que a maioria pulou), já sabiam como tudo acontece e ainda ficam de mimimi na internet, me poupe.

    Responder

  • DanielFGS

    agosto 7, 2013 #26 Author

    Eu comecei a ver Doctor Who na TV Cultura,então as regenerações foram um pouco menos Tristes( pelo fato de ver todas as 6 temporadas de uma vez só em 2012,em vez de uma por ano),porém ainda é triste.Mas eu não fico triste pela morte em si(embora a do Tennant tenha sido bem triste),mas sim pelo fato de o Doutor partir,uma parte do Personagem vai embora,e isso não é muito legal,mas tem a parte boa,a Curiosidade de saber quem é,e como vai ser o Próximo Doutor é Sempre bom,e é por esse Motivo (que todo mundo sabe) que fez a série durar 50 anos.
    Sem contar que ver Copanions Morrerem é Bem Pior,Principalmente para o Próprio Doutor.Pelo menos até agora os companions Titulares (os honorários não contam)não morreu ninguém,estão todos bem,seja em outra dimensão com um “Doutor-Dona”,seja como uma Médica Agente,casada com Mickey Smith (aff,tinha que ser com ele,kkkkkkk….),ou como uma louca desmemoriada que finalmente desencalhou,isso me faz ficar feliz,já que os companions não se regeneram,então no caso deles é bem pior.
    Então é por isso que temos que ficar tristes com Regenerações,mas também temos que seguir em frente com a série,e também com os Doutores Seguintes.

    P.S:Os Ponds não Morreram só estão em uma época diferente,Menos mau,então não reclamem….

    Responder

  • Tiago

    agosto 7, 2013 #27 Author

    eu comecei a ver a série com o Matt, ele é meu Doutor, e quando fui ver as temporadas anteriores, eu já tinha ideia de que os atores iriam mudar, então já estava preparado para saída dos atores e aceitar os novos, não assisti todos os Doutores, mas aceito todos eles, a sim como aceito o Doutor do Hurt e do Capaldi, mesmo eles ainda não aparecendo de verdade na série.

    Eu posso ter visto toda a série em 2010, mas a primeira mudança de companion para mim, foi dos Ponds, não foi igual as outras companions que passei alguns dias (já que vi tudo de uma vez), com os Ponds foram 3 anos, ai eu senti a perda deles, mas eu tive 8 meses para aceitar a Jenna, e a primeira vez que a Oswin apareceu, já tinha gostado dela, então sentirei a saída do Matt, mas ainda tem 4 meses, e eu já aceito o Capaldi, e assim como já me preparo para a saída da Jenna, porque um dia ela irá deixar a série.

    Agora sobre o “Melhor Doutor” ou até mesmo a “Melhor Companion” que povo diz que é a Rose, eu penso o seguinte cada um pode ter o seu personagem favorito, mas não é porque é o favorito que é o Melhor Personagem, afinal é Melhor no que? Cada personagem é melhor em alguma coisa, e ruim em outras coisas, então não da para dizer se uma pessoa é melhor que a outra, se tiverem qualidades diferentes.

    E mais uma coisa atualmente a série é estrelada pelo Matt Smith (até o fim do ano) e pela Jenna Coleman, e acho que é sobre isso que tem se discutir, conversar e comentar sobre o que foi a 7ª temporada e o que será que vai ocorrer nos especias de aniversário e de natal, mas o que eu vejo é gente parada no tempo, discutindo sobre Tennant e Rose como eles se amavam, que foi a 7 anos atrás, melhor desapegar e seguir em frente, e viver o presente, e não ficar vivendo no passado e criticando negativamente as coisas atuais e futuras.

    Responder

  • Gabriel

    agosto 7, 2013 #28 Author

    Lindo esse texto,acho que colocando o Capaldi no papel deve trazer a dinâmica na série clássica.Todos sabemos que é triste perder um doutor que ganhou a simpatia dos fãs como era o Tennant e agora o Matt,mais pense que será uma nova etapa pra série,como era antigamente onde o Doutor era mais velho e experiente

    Responder

  • DanielFGS

    agosto 7, 2013 #29 Author

    Só mais uma Coisa,é eu não vi ainda o especial de 50 anos,mas de qualquer jeito acho ótimo terem colocado o 10° e o 11° Juntos (pena o Eccleston não quis participar),por vários Motivos,mas principalmente por ser um espécie de Compensação pela morte triste do 10° assim ele pode ver que o Próximo Doutor é um Bom Substituto.

    P.S:O 10° Também Ficou de “Mimimi”,lembram da conversa dele com
    Wilfred o avó da Donna,…”vai ter um outro cara andando Por ai”…,mas ele pode,KKKKKKKKKKKKKK…

    Responder

  • Pedro Alexandre

    agosto 7, 2013 #30 Author

    Se tem uma coisa que eu aprende com Doctor Who, foi aceitar as mudanças, você pode mimizar, você pode flodar, pode ficar postando foto no feice e xingando muito no tuite, mas nada vai adiantar. Meu Doctor preferido é o Matt Smith, eu não queria que ele saísse da serie, mas o show tem de continuar, além do mais pq eu acho que ele combinava muito mais com a Amy do que com a Clara, acho que chegou mesmo a hora de um novo Doctor surgir. E não quero julgar o Capaldi antes de vê-lo atuar, por isso mesmo nem procuro saber muito sobre spoilers, só fiquei sabendo que ele era o novo doctor pq surgiu uma foto dele no face com um enorme anuncio dizendo Novo Doctor, senão eu estaria feliz até hoje sem nada saber, mas é a vida, agora é esperar pra ver o que vai acontecer.

    Responder

  • Alba

    agosto 7, 2013 #31 Author

    Comentário random: Adorei esse gif do Troughton no final. Continuem fazendo posts com gifs assim, é muito bom para relembrarmos algumas cenas dos episódios :D.

    Also, eu gostei desse post, serviu para dar um tapa na cara daquelas pessoas que não levam a série a sério, como gente que assiste novela só porque tem um cara bonitão lá.
    Quero ver logo o Peter Capaldi como o Doutor, um Doctor Old minha gente, há quanto tempo não temos isso? XD

    Responder

  • Maria Lua

    agosto 7, 2013 #32 Author

    Pois é, uma das melhores partes de DW é a mudança constante, seja de companions ou de doctor. A gente sofre, e muito, eu mesma chorei feito um bebê quando Tennant regenerou, mas também chorei quando a Donna foi embora, não era esse apego excessivo, era só um personagem que eu gostava muito.
    Provavelmente vou chorar de novo com a regeneração do Matt, principalmente pq nessa sétima temporada eu finalmente comecei a gostar dele de verdade, mas como curti o Capaldi, talvez a dor seja menor…
    Enfim, ótimo texto!

    Responder

  • Denise

    agosto 7, 2013 #33 Author

    Não existe fandom mais CHATO do que esse de Doctor Who. Reclama de tudo, reclama se o Doutor regenerou, reclama se saiu companion, reclama se alguém escreve “Dr. Who”. A essência da série é a mudança e é isso que a faz ser tão especial. Se uma pessoa não aguenta mudança então não deveria assistir Doctor Who, deveria assistir, sei lá, a grande família que é a mesma coisa a uns 100 anos 😛

    Responder

    • Azul Augusto

      agosto 8, 2013 #34 Author

      É Não amigo, é que Dr. Who me remete aos filmes do Cushing.

      Responder

  • Katarina Duarte

    agosto 7, 2013 #35 Author

    Ótimo texto, adorei!!! Tudo isso é pura verdade, e eu também estou cansada de toda essa frescura, dessa viuvez do Tennat (mesmo ele também sendo meu Doctor preferido, embora goste muito de todos, e piorou ainda mais quando se somou a viuvez antecipatória quando já se soube que o Matt ia sair da série, para o Matt não sair, para ficar mais, eu realmente me pergunto como whovians, pessoas que assistem a série podem ter essa atitude, eles sabem que o Doctor regenera, ele tem que regenerar, pois como você falou essa sempre foi a dinâmica da série. E quando comecei a ler comentários de ditos fãs falando mal do Capaldi só por acharem ele velho, por dizerem que o Doctor tinha que ficar mais novo e que não iam ver a oitava temporada por causa disso, cansei de tantos absurdos, cansei de discutir com essas pessoas, daquele momento em diante decidi ter exatamente a atitude que você resumiu em seu último parágrafo.

    Responder

  • John Smith

    agosto 7, 2013 #36 Author

    se eu não me engano tem um episódio (o décimo da quarta temporada da nova série) em que a River Song diz: “Todo mundo morre, e todo mundo sabe disso, mas ninguém sabe disso tão bem quanto o Doutor, mas, acho que todos os céus de todos os mundos irão escurecer se ele, por um momento, aceitar isso.”, e o Doutor também já dizia: Tudo tem seu tempo.

    Responder

  • Lara

    agosto 7, 2013 #37 Author

    Muito feliz que alguém fale isso que você falou. E que venha o Capaldi!

    Responder

  • Mariana

    agosto 7, 2013 #38 Author

    Eu AMEI o texto porque simplesmente você expressou tudo o que eu penso e principalmente o que eu queria botar pra fora depois de ver muitas (infelizmente, muitas) pessoas “desistindo” da série porque não gostou do Peter Capaldi como o próximo Doctor. Agora, eu acho normal ter um ator/personagem que a gente se apega mais que todos os outros ou simplesmente acha o melhor, a gente sabe que isso acontece. Eu por exemplo tenho como Doctor preferido o décimo. O Tennant sempre estará num lugar especial do meu coração e um dos motivos é porque foi por causa dele que eu comecei a assistir Doctor Who. Sabe aquela coisa que começa por um motivo idiota mas acaba tomando um proporção bizarra? Então, eu comecei a assistir Doctor Who porque amava o Tennant e “era mais um trabalho dele” e então BOOM! Doctor Who pra mim foi a melhor coisa que eu já assisti na vida! Completamente apaixonada, louca e obcecada pela história desse genial Time Lord. Esse é um dos motivos do porque o Tennant sempre vai ser o meu preferido, ora se não fosse por ele talvez eu nem tivesse começado a assistir Doctor Who.
    Quando o décimo regenerou eu chorei, gritei, fiquei com raiva e jurei que nunca iria gostar do próximo Doctor porque afinal, ele tinha substituído o meu Doctor! (Sabe no Time Crash quando o décimo encontra o quinto e diz pra ele “You are my Doctor” então, é assim que eu me sinto com o décimo, não num sentido fangirl).Levou um bom tempo (quase uma temporada inteira pra falar a verdade) para que eu percebesse que o Doctor continuava ali, com um novo rosto, novas roupas, um novo bordão mas ainda era o Doctor. O mesmo Doctor inteligente, sagaz. A mesma pessoa maravilhosa e altruísta que eu acho que o Doctor é. Então eu percebi que não adiantaria ficar remoendo a regeneração do décimo e ficar implorando a volta dele. Aliás, eu percebi que não gostar de uma regeneração é hipocrisia. Como um dito “fã” pode reclamar de uma regeneração se é o princípio da regeneração que possibilitou que Doctor Who estivesse no ar por 50 anos??? Foi um sacada genial (e se me permitem dizer, a melhor já idealizada por um sci-fi).
    Eu acho que quem é fã por ser fã e realmente amar Doctor Who pelo o que o show é e não porque o ator é um galã ou coisa e tal, tem o direito de ter um Doctor preferido e guardá-lo para sempre no coração mas abraça e aceita qualquer ator novo e o recebe como se fosse da família.
    Enfim, o que eu quis dizer foi “Seja bem vindo, Peter Capaldi! Aproveite essa experiência maravilhosa e faça muitos fãs terem você como o “meu Doctor”!” 🙂

    Responder

  • Sem Nome

    agosto 7, 2013 #39 Author

    Cara, muito bom o post.
    Bom, eu não tenho o que reclamar, eu sou um dos que não fica choramingando. Eu tava super… mas super mesmo ansioso pra saber, quem era o 12° Doctor! então, eu entrei no YouTube e fui ver quem era o próximo. mentira! kk primeiro eu tava no Facebook dai à TV Cultura mostro a foto do P. Capaldi e aí venho aquele sorrizinho! haha dai sim, eu no YouTube! E eu vou te falar, Quando o Peter entro todo engomado!!!! vishh aí sim! o sorriso fico esplêndido. kkk Cara, eu só tenho uma coisa a dizer a Peter,”SEJA FANTÁSTICO.” só isso. tô louco pra ver esse cara em ação!!!!!!!! bom, é isso.

    Responder

  • R

    agosto 7, 2013 #40 Author

    Pior que viúva de algum doctor, são as menininhas que vêem a serie por achar o doctor “bonitinho” e acharam ruim do novo por ser mais velho. Não acho o Matt ruim, mas na minha classificação(não existe o melhor ou pior, apenas o seu favorito) ele é bem mais fraco que o 9º e o 10º, até por gostar demais do Davies. Gostei das novidades.

    Responder

  • thaicaldas

    agosto 7, 2013 #41 Author

    Palmas. Clap Clap. Issaê!
    Fui uma daquelas que teve que pausar o episódio pra chorar quando o Tennant regenerou e mesmo assim não consigo aceitar gente que não acolhe no coração a dinâmica da série. Gente que vê Doctor Who e sabe que o Tennant é o fucking DÉCIMO DOCTOR, mas acha que ele tinha que ficar forever. Tiveram dez gracinhas antes. Vão ter mais depois (amem).
    Fico enfurecida da vida com essa gente que fica “ah, mas o Tennant podia voltar!”. NÃO. O Tenny já foi. E já é uma super mega hiper colher de chá ter o home no especial de 50 anos. Já dá pra dar uma chorada de alegria e pá. Calm your tits, viúvas. O homem está morto, para fins práticos, na série. Sosseguem. E soon, so soon, Matt também estará. Aceitem, move on, saiam daqui se não querem ver um Doc mais velho (apesar dos anteriores não terem sido lá novinhos). Não é só porque o homem é seu preferido que ele vai ficar pra sempre na série. Vá assistir os outros pra aprender alguma coisa. Amar os outros. O 1st, o 6th, sei lá. E viva o Capaldi. Tenho certeza que ele vai ser awesome (super estava torcendo por ele).

    Responder

  • Ivan Luiz

    agosto 7, 2013 #42 Author

    Sei que Capaldi é um grande ator , e vai brilhantemente dar uma continuidade a magia de Doctor Who , Tennant e Matt fizeram história na série , porém , ela continua . Eu comecei a assistir a série por acaso , o primeiro episódio que vi (não me lembro o nome mas foi quando dois Tennants se encontraram , e um era mortal e poderia viver com Rose ) Já me surpreendeu por sua ousadia e veracidade … O que quero dizer é Independente de Matt ou Tennant , ou Capaldi , Doctor WHO é Doctor Who , com suas aventuras e com sua inteligência . Capaldi irá ser um ótimo Doctor .

    Responder

  • Gabriela Guaraciara

    agosto 7, 2013 #43 Author

    “E ai-de-quem falar mal do Capaldi” eu estou com grandes esperanças a respeito dele, acredito que o fato dele ser mais velho vai resgatar muito da antiga dinâmica que víamos na serie clássica, quem sabe agora essa nova geração de fãs que só sabem enxergar um possível romance entre o Doutor e suas companheiras de viagem finalmente aprendam sobre a real essência da série !!!!
    E concordo, não é o Capaldi que é muito velho, era o Matt que era novo demais !

    Responder

  • Marlucci

    agosto 7, 2013 #44 Author

    Quero o Billy como Doutor de novo. :3

    p.s.: Adorei o gif do Pat troughton. <33

    Responder

    • Matheus Carvalho

      agosto 7, 2013 #45 Author

      EU TAMBÉM. NÃO CONSIGO LIDAR COM ESSAS MUDANÇAS. – Brincadeira, mas passei bons 4-6 meses entre terminar de ver a era do Bill e começar com a do 2º.

      Responder

  • Carla (Misstress Ainley)

    agosto 7, 2013 #46 Author

    Parabéns pelo post, garota!
    É exatamente o que quero dizer para esses fãs chatos ¬¬

    Responder

  • Maíra

    agosto 7, 2013 #47 Author

    Só queria dizer q já liguei pra ex d 3 anos atrás. Não me orgulho disso, mas já fiz.

    Responder

  • Laura

    agosto 7, 2013 #48 Author

    Estagios de todo whovian ever (da série nova)
    Crhis: Eu amo ele, ai que série foda, ai que cara foda. Que ator perfeito, amo muito tudo isso Eu odeio esse cara, que sotaque estranho, quem ele pensa que é roubando o lugar do doctor </3
    1 episódio depois… Espero que ele nunca saia, eu amo ele. Meu Doctor <3, meu eterno e amado Doctor NAAAAAO, Tennant saindo. Não creio ç_ç vou morrer, esse tal de matt, nao sei, nao. Quero o David aqui, meu amorzinho s2. Não to indo com a cara desse menino aí hein….
    1 episódio depois… Mattie, seu fofo, sua girafa adorável, siM, SIM, BOW TIES ARE COOL, indeed, and Fezzez, and stesons <3 Matt você é todo cool e fofo, eu te amo baby.
    Anuncio de que Matt vai sair: AAAAH NÃO MINHA GIRAFINHA VAI SAIR D: Mas estou curioso para o novo doc. Quem será? É homem, mulher? Novo, velho? AI MEU DEUS QUERO SABER QUEM É, MAS NÃO QUERO VER O MATT SAIR comofas?

    Responder

  • Laura

    agosto 7, 2013 #49 Author

    Sei que exagerei na fangilisse, mas é mais ou menos assim.
    Todos amam o Chris e odeiam o Tennant num primeiro momento. Aí é só ele falar BARCELONA, ou esperar um episódio no maximo pra todo mundo se encantar com ele.
    Aí quando ele sai ninguém põe muita fé naquele garotinho meio bobo que entra, mas logo ele conquista o coração de todos (ou da maioria, pelo menos).
    Agora que anunciaram o Capaldi, tá todo mundo com o coração na mão de ver a carinha do Matt nos vídeos quando fala da saída dele, mas mesmo assim, não dá pra conter a animaçao com o Peter.
    Eu diria que estamos ficando cada vez melhor em aceitar as mudanças da série.

    Responder

  • Mariana

    agosto 7, 2013 #50 Author

    Resumiu minha opinião em: “Porque confio no Moffat (quero ver o r3c4lqu3) e sei que ele não ia colocar alguém ruim lá.” “E ai-de-quem falar mal do novo Capaldi, porque o cara nem fez nada ainda e vocês já estão de mimimi!”

    Responder

  • Anderson Nunes

    agosto 7, 2013 #51 Author

    Excelente post, vou manda pro meu amigo que é uma viuvá do Tennant

    Responder

  • Manuela

    agosto 7, 2013 #52 Author

    E nem é só a choradeira e comentários de ‘volta, 10!’ ad nauseum. Você raramente vê fãs de qualquer um dos outros Doctors surtarem se alguém comenta que não gosta deles. É claro que não é divertido ver alguém falando mal do seu “preferido”, mas as chamadas viúvas do Tennant simplesmente não admitem que você fale que não curte o Ten, e te atacam com infantilidade. E ai de você falar que não curte Ten/Rose, que elas tbm surtam.

    Responder

  • Marina

    agosto 7, 2013 #53 Author

    O Tennant é o meu Doctor preferido, e eu também fiquei super triste quando ele regenerou. Mas de fato, acho absurdo ficar de mimimi por isso depois de três anos, sendo que ele não vai voltar.
    A alma da série, o motivo pelo qual ela funciona tão bem há 50 anos, é justamente o potencial e a facilidade que tem de mudar e se adaptar a coisas diferentes.
    Aliás, ponho muita fé no Capaldi, acho que ele vai ser um ótimo Doctor (justamente por voltar a ser mais velho, e tirar essa imagem que uns tem de que o Doctor precisa ser novinho).

    Responder

  • Tiago

    agosto 7, 2013 #54 Author

    Como você disse, o Capaldi não é velho, o Matt que é novo.

    Vejam só, quando o Matt chegar aos 42 anos (idade do Tennant), o Tennant estará com a mesma idade que o Capaldi tem hoje. e o Capaldi é um ano mais velho que o McGann, e 6 anos mais velho que Eccleston. E já vi gente falando que queria ver a Donna de volta, porque o Capaldi é um Doutor mais velho. Detalhe a Catherine Tate é 2 anos mais velha que o Tennant.

    Responder

  • Ana Gabriele

    agosto 7, 2013 #55 Author

    amei esse post!
    voce escreveu tudo o que tinha vontade de sair falando pra esse povo que se diz “whovian” por ai kkk
    mt bom! adorei!

    Responder

  • Douglas de Castro

    agosto 7, 2013 #56 Author

    Só podia ter sido a perfeita escrevendo isso. *—–*

    Responder

  • Michelle

    agosto 7, 2013 #57 Author

    Relmente, irrita bastante. As pessoas tem que entender que tal pessoa não vai voltar! E mesmo se voltasse, é o mesmo Doctor da série classica, só muda o rosto. Ele tem as mesmas lembranças.As “Whovians” que preferem o David (que, se ele voltasse ele estaria mudado, mais velho), só gostam dele mesmo prá ficar sonhando no chuveiro que é namorada dele, ou fica se masturbando olhando a foto dele, só pode. Outra coisa, o Tennant não é nenhum novinho, já é casado e tem filha 😉 E , o Moffat não colocaria alquem ruim como o Doctor =D Confio no Capaldi

    Responder

  • Paulo Torres

    agosto 7, 2013 #58 Author

    Melhor texto ever!!

    Responder

  • Sloan

    agosto 7, 2013 #59 Author

    Engraçado q nos comentarios deste mesmo post as pessoas continuam a envolver o Tennant nos comentarios de q ele eh o preferido e tal… q desapego eh esse!?? Cada um tem o seu Doctor favorito e se não fosse esses novos fãs q surviram com a geração Tennant e principalmente Matt o show não teria evoluido e chegado ao sucesso q eh hj! Portanto deixem os fãs novos em paz pra chorar por seus favoritos jah q vcs claramente tbm tem suas lagrimas mascaradas nos comentarios…

    Responder

    • Jéssica Laíse

      agosto 8, 2013 #60 Author

      Acho que muitos não entenderam o objetivo do post, infelizmente. Hora de praticar a lei do desapego!

      Responder

      • R

        agosto 8, 2013 #61 Author

        Uma coisa é falar volta Tennant huehuebr outra é falar que ele é o preferido, a lei do desapego envolve desapegar, não esquecer o passado. Tem um abismo de diferença entre um gostar do trabalho e ser uma viúva, tomar cuidado com esse limite ae.

        Responder

  • Mayh

    agosto 7, 2013 #62 Author

    ADOREI o texto!! Sério, eu amo o Tennant de paixão, ele é sim meu Doctor favorito e foi até um pouco difícil de aceitar o Matt no início. Mas o tempo passou, ele provou ser Doctor incrível, ainda que o texto de vez em quando não jogasse tanto a favor, e agora o tempo dele acabou.
    Eu amei a escolha do Peter Capaldi que é um puta ator, pra quem não conhece antes de falar mal assista The Thick Of It em In The Loop, e o fato dele ser mais velho que os antecessores da nova era não me incomodou nem um pouco, ao contrário, eu tô bem animada. Por isso eu passo longe de qualquer comentário INÚTIL à respeito de idade, ou aqueles q ainda insistem no mantra “tragam o Tennant de volta” eme concentro no futuro d minha série mais querida, que ainda promete muito!!!

    Responder

  • Enelli

    agosto 7, 2013 #63 Author

    Eu vou sentir faltas do Matt, é verdade, mas entendo completamente que a série funciona assim, o doctor se regenera e pronto acabou. Estou muito mais muito animada pra ver como vai ser o Peter Capaldi como doctor, suas roupas e seu bordão. Uma regeneração sempre, ao meu ver, dar um ar novo pra série, um up!! Tenho certeza que vai ser surpreendente essa regeneração e tbm vai ser a minha primeira(ja que comecei a ver a série ano passado).

    Responder

  • Carol

    agosto 7, 2013 #64 Author

    Concordo com tudo no seu texto. Não fiquei satisfeita de cara com o Capaldi, mas não foi por ele ser velho nem nada disso, e sim porque já estava correndo pela internet rumores de que seria ele, e eu queria a surpresa total. Mas agora já vi tanta coisa dele que estou super ansiosa pra vê-lo como Doctor.

    E diferente de todo mundo, a nova regeneração do Doctor me conquista nos 15 segundos em que aparece xD
    Eccleston me conquistou com “Nice to meet you, Rose. Run for your life”, Tennant me conquistou com “Barcelona” e Smith me conquistou com “I’m a girl!”.

    Responder

  • Leticia Kira Shiino

    agosto 7, 2013 #65 Author

    Vo chora mt com a saida do matt, no começo eu nao gostei muito do capaldi mas agora ate vejo um charme nele, vamos ter fé no 12th

    Responder

  • Pamii

    agosto 7, 2013 #66 Author

    Comecei a assitir a série quando estava passando a 5º temporada na tv cultura, dpois assisti desde o principio e sempre fui muito desapegada a companions e doutores, claro q ficamos tristes de ver um ator q gostamos mt sair da série, mas qnd soube que em DW era assim, só continuei assistindo depois que tive certeza que poderia me acostumar com isso…
    Embora meu favorito da série atual seja o David, vou ficar triste com a saida do Matt, e chorei mt quando a River morreu (eu amava ela) hehe.. Mas sei que é assim que a série funciona e essa tristeza é passageira..
    Pelo pouco que pesquisei do novo doctor ele parece ser sim mt bom ator e tenho certeza q não vai nos decepcionar.. Eu amei o fato do Doutor voltar a ser mais velho, nos faz lembrar da série clássica..

    Bom, é isso ai..

    Responder

  • Coruja, o homem de visão.

    agosto 7, 2013 #67 Author

    O Matt foi o mais jovem dos doutores.
    Eu fui um dos pegos de surpresa pelo Peter, por esperar um ator mais galã, seguindo a linha Tennant/Smith. Mas levando em conta que o Doutor atual tem 1200 anos(que ele lembra ou diz ter, pelo menos), tanto faz que seja um cara jovem ou velhote, ele nunca vai ser condizente com a idade mesmo. Estou mais curioso para as frases e personalidade desse novo Doutor. Gosto muito do Tennant mas o Matt é meu preferido até agora. Gosto da dubiedade dele, mas nem por isso vou deixar de gostar do 12th. Até porque sempre posso voltar pra revelo. Por isso adoro a River Song. Ela é mais do que uma companion, ela é um whovian.

    A única coisa que eu realmente gostaria de ver os dois se cruzam. O 12th com a River. Seria legal se no fim, o Doutor que ela falava para o 10th, seja ele. O que leva para os passeios e tal. O Doutor mais intimo. Mas até ai é apenas um desejo.

    Responder

  • André Haiske

    agosto 7, 2013 #68 Author

    Eu demorei para superar a regeneração do Tennant, mas como apreciador da série percebo que isso é natural. O pior é ver as pessoas nos grupos de discussão pedirem a volta de x ou y doctor, pq não gostaram do velho.
    Eu não gostei quando Tennant saiu, mas superei. Vocês que não irão querer a saída do Matt irão superar… 😉
    Quem acha que não deve ocorrer renovação não deve ser um apreciador de Doctor Who. Os companheiros, vem, vão,morrem ou somem e esse ciclo se apega ao doctor também….

    Responder

  • Amanda-chan

    agosto 7, 2013 #69 Author

    Em primeiro lugar, parabéns pelo post porque sério, você falou muito bem e tudo o que ficou preso na garganta de todos os whovians por muito, mas muito tempo a cada post/comentário de facebook, blog, tumblr, enquete agora na escolha do novo Doctor e onde mais for. Sério o Tennant é legal? Sim ele foi ótimo, o tempo dele como o 10º Doctor foi ótimo e nos fez rir, gargalhar, chorar e porque não brabos de vez em quando porque por mais que amemos um Doctor sempre tem algum momento em algum episódio geralmente no começo quando você ainda está sentindo a perda do Doctor anterior e por isso acaba detestando o novo.

    Quando comecei a ver Doctor Who alguns anos atrás pelo Doctor do Eccleston e a ideia de regeneração me acertou em cheio logo no fim da primeira temporada, foi difícil e aceitar. Quando o Tennant apareceu, eu simplesmente não conseguia aceitar que esse cara novo pudesse simplesmente aparecer e tomar o lugar do meu Doctor, aquele com as orelhas que falava “Fantastic” com aquele grande sorriso e vestia jaquetas de couro. Não parei de ver a série no entanto, embora eu realmente só tenha começado a me aquecer pelo 10 Doctor lá quase no fim da segunda temporada.

    “Esse cara não é Doctor, eu quero o Eccleston de volta!” Isso era o que eu senti. E então, aos poucos sem eu perceber eu fui começando a pensar “até que esse tal Tennant não é ruim. Não é como o Eccleston mas até que ele é legal”

    Depois de Doomsday eu definitivamente já estava amando o Tennant e dali em diante, tanto quanto eu sentia falta do nono Doctor, segui em frente. Amei cada episódio, revi toda a segunda temporada agora com um novo olhar, me impressionei com cada aventura diferente e quando finalmente cheguei em The End Of Time, eu não queria dar adeus. Eu não achava que outra pessoa poderia substituir o Tennant mais do que antes achava que alguém pudesse substituir o Eccleston.

    E então veio o Matt. Naqueles primeiros segundos em que ele foi apresentado eu descobri que tanto quanto eu estava chorando pelo Tennant eu não consegui deixar de rir desse cara novo que tinha aparecido, porque ele era engraçado.

    No primeiro episódio, Matt tomou meu coração. Antes do fim de The Eleventh Hour, eu já tinha totalmente esquecido as lágrimas e estava totalmente apaixonada pelo novo Doctor. Matt se tornou o meu Doctor, mais do que o Eccleston ou o Tennant foram e esse ano, quando ele anunciou que ia sair eu não queria que ele fosse.

    Chorei reclamei e disse que nada seria do mesmo jeito de novo mesmo que eu a essa altura já soubesse que isso ia acontecer de novo. Eu queria poder ter mais uma temporada para me despedir dele aos poucos depois desse anúncio, mas vou ter dois especiais apenas. Mas os últimos meses, embora a tristeza seja enorme ainda, me ajudaram a aceitar e me preparar para o momento em que eu descobrisse quem seria o próximo Doctor. Até dei meus palpites sobre quem eu queria que fosse o novo Doctor com o tempo e a curiosidade e a expectativa me ajudando a lidar com isso.

    Então agora ele foi anunciado o Peter Capaldi, passou menos de meia hora para a assimilação de que esse seria o cara que ira vir depois do Matt para me fazer aceitar o fato. E agora alguns dias depois eu estou já ansiosa para ver que tipo de Doctor o Capaldi fará.

    Meia hora. E pensar que eu passei semanas odiando o Tennant na primeira vez que experienciei isso. Agora eu meio que até me sinto idiota por ter resistido tanto tempo. Bem, paciência, pelo menos agora eu sei melhor que ficar uma temporada inteira remoendo e querendo o Doctor anterior de volta.

    Vai ser diferente? Vai. Vai ser pior por não ser o Matt? Não exatamente. Embora o Matt seja especial para mim quem garante que o Capaldi não vai ser melhor ou tão bom quanto? É preciso ver para descobrir e agora eu finalmente tenho algo para olhar para a frente além do especial de natal. Ele ser mais velho não faz nenhuma diferença para mim, comecei a ver a série clássica aos poucos faz alguns meses e em poucos arcos já me apaixonei pelo 1º Doctor. Ele não é uma carinha bonita novinha mas tem um carisma que nos faz amar ele imediatamente. Não vi realmente nada dos outros Doctors ainda mas tenho certeza de que cada um tem seu jeito único de nos cativar.

    Hoje eu acho que finalmente posso dizer que entendo a essência da série e das regenerações. E só posso mesmo dizer sinto muito para os que não entendem e passam seus dias remoendo sem seguir em frente. Doctor Who é todo sobre mudança e assim deve continuar. Não faz nenhum sentido voltar para trás, o que passou passou e fim. E que venha o 12º õ/

    Responder

  • André Luís

    agosto 7, 2013 #70 Author

    Hey Gih

    (Sim Whovians praticamente são super íntimos pra chamar por apelidos)

    Eu “acompanho” o Universo Who desde o ano passado, que foi o ano em que conheci o Bom Doctor.

    Sou fã de carteirinha do Tennant também. Quero inclusive compartilhar o que senti na regeneração:

    Na hora que ele disse: “I don’t wanna go!” Mesmo eu sendo super coração gelado, rs… Deu um aperto no coração, que achei que fosse chorar. Mas a raiva no sucessor foi maior. Eu disse: “Vou odiar esse cara!”

    Até que o Matt começou a avaliar o novo corpo e chegou no cabelo… Quando ele se falou que era uma garota eu me rachei de rir. E derreti por ele também.

    Concordo com tudo que você expresso no post. E, para eu comentar algo, conseguiu me tocar mesmo. (Não faz meu feitio fazer comentários).

    Afinal, nós já nos despedimos de Rose Tyler, Martha Jones, Donna Noble, Mickey, Sarah Jane Smith (que descanse em paz Elisabeth Sladen), K-9, Amy, Rory, River…

    Posso dizer que hoje meus favoritos são o 10thº e o 11th Doctor. E vou estar receptivo ao 12th.

    Whovians devem ficar unidos. Não importa por qual dos 12, seja mais afinidade. o/

    Responder

  • André

    agosto 7, 2013 #71 Author

    Uma dica para “as viúvas do Tennant”: assista outras séries que o ator participa e filmes também. Tem uns bem bacanas. E meio que cai a ficha que ele é só um baita ator que passou por uma baita série.

    Responder

  • Pedro

    agosto 7, 2013 #72 Author

    Sensacional!!!

    Responder

  • Millena

    agosto 7, 2013 #73 Author

    Eu comecei a ver a série, sabendo muito bem que haveria a regeneração.
    Quando o Eccleston saiu eu fiquei bastante triste, achei que nenhum ator conseguiria suprir a falta dele, mas depois de alguns episódios o Tennant conquistou meu coração. Não sofri tanto com a saída dele quando com a do Chris, porque tentei me apegar menos durante o trabalho dele.
    Com o Matt esqueci da regra de não me apegar e já estou sofrendo por antecipação, mas que venha o Capaldi pois estou super animada com um Doctor mais velho.
    Espero que não apareça as viúvas do Matt para se juntar as do Tennant no eterno “mimimi” após a regeneração.

    Responder

  • Désirée

    agosto 7, 2013 #74 Author

    Só li verdades nesse post. Estou profundamente irritada com a reação de alguns fãs da série; Capaldi nem entrou e o povo já tá falando que não gosta dele, deem uma chance pro cara!
    Moffat pode ser um cretino ~sempre~, mas eu confio nas escolhas dele, sem falar que Capaldi é realmente um bom ator (quem assistiu a primeira geração de Skins vai se lembrar vagamente dele como pai do Sid).
    Muitos estão dizendo que ele não vai ser divertido como o David e o Matt, tá, mas e daí? Doctor Who sempre teve suas doses de humor, mas nas horas certas. O Doctor vai continuar sendo divertido, diga-se de passagem, mas na hora em que ele precisar ser!
    Nunca julgue um livro pela capa, a idade pouco importa, o que importa são as referências e a confiança que os diretores puseram no elenco e puseram no Capaldi, principalmente.
    Tentem pensar que ele tá sendo o mais pressionado porque ele tá responsável por um papel de suma importância. Tenho certeza que ele fará de tudo pra não ser esquecido, assim como o Tom (s2s2), o David e o Matt.
    Enfim. :B

    Responder

  • Mayara

    agosto 7, 2013 #75 Author

    Queri falar uma coisa….
    Acho que o Tennant não volta galera. Desencana.

    Responder

  • Beel Abambres

    agosto 7, 2013 #76 Author

    Amei o texto!
    Qual é dessas pessoas que acham que o Tennant vai voltar? .-.’
    Eu adoro o 9 mas fiquei super feliz quando ele regenerou pq eu queria ver o Tennant atuando (o motivo pelo qual decidi ver a serie) me apaixonei por ele e sofri demais quando ele regenerou e neguei o Matt…… Por 1 minuto de episódio! Logo me apaixonei por ele também e apesar de estar super chateada que o Matt vá embora estou super ansiosa pra conhecer o Doctor do Capaldi e achei maravilhosa a escolha!
    Agora um recado pra quem acha que o Capaldi é velho demais :
    Mano, vocês não conhecermos serie clássica não? ‘-‘
    Enfim, é isso, mais uma vez amei o texto, beijinhos :*

    Responder

  • Luana

    agosto 7, 2013 #77 Author

    Sou meio “novata” no universo de Doctor Who. Confesso que fiquei espantada quando o nono Doutor regenerou, estranhei o Tennant por um par de episódios, mas acabei gostando dele também. Tanto que também fiquei muito chateada com a saída dele, mas… tem como NÃO gostar do Matt Smith?… Então, finalmente entendi como a série funciona. Acho que sempre irei torcer o nariz para o novo Doctor no começo, mas acho que isso é normal. É sinal de que o anterior fez um bom trabalho. Mas ficar choramingando não faz sentido, ele não vai voltar. Então, apenas mantenha sua mente aberta e dê uma chance ao novo, pode ser melhor do que você imagina.

    Responder

  • Arthur Spada

    agosto 8, 2013 #78 Author

    Acho tão bonito quando bate aquela nostalgia dos episódios passados e percebo que eles foram “absolutamente fantásticos” porque tinham aquela regeneração específica ali.
    Não consigo imaginar, ou achar que seria melhor o Tennant na Game Station em The Parting of the Ways ao invés do Eccleston, ou mesmo no lugar do Matt discursando em The Rings of Akhaten ou indo a Trenzalore, por exemplo. Eles tinham que estar ali.

    Meu preferido é o Doctor.

    Responder

  • Leh

    agosto 8, 2013 #79 Author

    E eu que comecei a ver a série uns 2 anos atrás sem saber de nada e odeio mudanças hauahauhauhuha Só imaginem a desgraça que foi quando o Eccleston regenerou! Okay, eu não fico de mimimi por que sou (quase?) adulta com meus 21 anos e sei o quanto é ridículo, mas ainda assim eu tenho meses de espaço quando acontece uma regeneração.

    Levei quase um ano pra começar a ver a segunda temporada com o Tennant e vários meses com o Matt, agora vamos ver quanto tempo meu luto dura antes de ver o Crepaldi. xD

    Responder

  • Marcia

    agosto 8, 2013 #80 Author

    Vamos ter mente aberta, a graça da série está nas regenerações , quanta a escolha do Capaldi foi perfeita pois em ano de aniversário de 50 anos da série a escolha dele é uma grande homenagem a série classica, pois todos os doutores tem seu charme e agregando riqueza ao personagem, vamos deixar de pensar que Dr Who consiste só no Tennant, pois não é, mas o que torna a serie fantastica e maravilhosa foi ter os 11 grandes atores que ao interpretar o Doutor deixaram sua marca e grandeza.
    Que venha o novo doutor, e nos deixe mais felizes como bom Whovians que somos.

    Responder

  • CHESMO SC (Trust-me I’m a Doctor)

    agosto 8, 2013 #81 Author

    Não tenho preferência de Doutor, pois sou Whovian desde 2006 e antes assistia os da série clássica e os da série atual inglês sem legenda, porém Tennant soube realmente mudar a forma do telespectador ver Doctor Who, ele relmente soube atuar, não que os outros sejam ruins para deixar claro, mais como ótimo ator, Doctor Who teve um grande mérito por causa dele (me refiro a atual), pois já Christopher saiu na primeira temporada deixando a BBC na mão, claro que antes ele avisou, mais quando Doctor Who tava começando a fazer sucesso para os mais desenformados o Eccleston fez uma grande covardia saindo da série pois não aguentou o “trampo”, e Tennant salvou a série pois ele realmente soube fazer valer o seu papel de ator, agora assim… Peter NA MINHA OPINIÃO não é um bom ator e não se enquadra em nada com requisitos de um Doctor, não me refiro a velhice pois isso não importa pra mim, mais ele não serve para ser Doutor,nem rosto,expressão nada, vi duas fotos recentes dele como Doutor aff, NADA A VER SABE… Tennant,Matt tinha todos os requisitos pra ser um Doutor assim como anteriores como Paul,William,Patrick e etc… mais Peter é o primeiro ator que não tem lógica nenhuma como Doutor…

    Responder

  • Marcus

    agosto 8, 2013 #82 Author

    Olhando para o passado, apostei certo ao escolher a série DW para assistir. Só soube dela em 2005, quando retornou com o grande Eccleston, que ficou apenas 1 temporada (deixou a série bem quando estava começando a gostar da sua atuação). O que esperar do novo doctor? Não sabia dizer, no começo achei que iria me decepcionar com o Tennant, mas fui mais uma vez surpreendido e até hoje é o meu preferido. Quando o Matt entrou no seu lugar, confesso que fiquei decepcionado por ser um ator novo e com um jeito bem diferente, mas este último também me surpreendeu, mantendo o tom da série (gosto dos atores britânicos e de seu humor diferenciado). Agora, fico com a mesma sensação quanto ao novo doctor (Capaldi). Mais um ator genuinamente britânico (de origem escocesa) e que deve ser uma boa surpresa para muitos. Então, como foi dito no post, vamos deixar o cara se apresentar e atuar, e deixar que as críticas venham posteriormente, aí teremos base para argumentar. 🙂

    Responder

    • Cara

      agosto 8, 2013 #83 Author

      Eu soh nao entendo esse lance de todos classificarem o Peter como um bom Doctor se ele nem ao menos fez um episodio!Vamos ver o q ele tem pra dar e como ficará a dinamica da serie antes de falar q foi uma ótima escolha tirar o Matt agora.

      Responder

  • Eduardo Henrique

    agosto 8, 2013 #84 Author

    Muito bom. Nunca reclamei de nenhum Doutor, só não simpatizei muito com o 8º. 🙁 De qualquer jeito, ótimo texto.

    Responder

  • Marcus

    agosto 8, 2013 #85 Author

    Eu mesmo, tenho certeza que o Peter vai ser um ótimo Doctor (Tirei essa conclusão da atuação dele em: “Children of earth”). Mesmo achando o Matt o melhor Doctor!

    Responder

  • Wagner

    agosto 8, 2013 #86 Author

    Adorei!

    Apesar de gostar muito do Matt e do Tennant, acredito que renovação faz parte da série! Quando a escolha de Capaldi, eu achei perfeita! Depois da saída dos Pond o Doctor “envelheceu” bastante, tanto na idade, como na alma, nada mais normal que o próximo Doctor traga estas características e por isso seja um ator mais velho…Acredito que o Doctor de Capaldi será um Doctor mais sombrio e estou super ansioso para ver isso acontecer!

    Responder

  • Guilherme

    agosto 9, 2013 #87 Author

    Belíssimo post! Eu e meus amigos estamos ja cansados desse mimimi por causa do Capaldi e dessas viúvas do tennant.
    Gente, povo falando que o capaldi é velho. Bitches, please, se vc realmente é fã de Doctor Who pelo menos tenha a decência de olhar pras fotos dos antigos Doutores. NOssa esses dias me mijei de tanto rir com o primeiro doutor, o William Hartnell – que por sinal já é um dos meus doutores favoritos! -, puto pq não conseguia fazer uma reverência a um rei pq ele tava morrendo de dor nas costas hahahaha.
    Enfim, nao é o capaldi que é velhos, os novos doutores que foram novos demais gente haha
    Ansiosíssimo pra ver a cara nova que o Capaldi vai dar ao Doutor!

    Responder

  • Annie.

    agosto 9, 2013 #88 Author

    Só a agradecer e elogiar por vocês terem feito esse post.
    Só não aplaudi de pé pq ficava meio inviável e vocês nem ia saber, mas p’ra mim esse foi o espírito.
    Obrigada do fundo do meu coração por esse texto tão bem escrito, sincero e realista.

    Responder

  • thais lima

    agosto 10, 2013 #89 Author

    Palmas infinitas pra esse post… sempre fico preocupada com as mudanças da serie, afinal são sempre muito drásticas… mas também confio no Moffat cegamente!Então sempre ignoro minha primeira impressão sobre os novos atores,pq sempre me apaixono por eles!!Faz um ano que comecei a ver a serie, e foi amor a primeira vista(é claro)!! Doctor Who é uma lição de vida a cada episodio… temos que aprender a conviver com as mudanças, e afinal de contas para aqueles que não estão satisfeitos é só parar de assistir!!

    obs: Amo o site, sem criticas alguma da minha parte!!

    Responder

  • Bianca Cavani

    agosto 10, 2013 #90 Author

    Cara Giovanna,
    Parei de comentar e quase que inteiramente de frequentar este site justamente por causa dos “idiotinhas”, das argumentações do tipo fla x flu, corinthias x palmeiras, agressões aos que pensam de modo diferente. Isso se deu uma pouco antes de o Breno deixar o site.
    Lendo seu texto, porém, e usando sua expressão, “resgatei minha fé”. Os verdadeiros whovians – que são a maioria – são um público inteligente, bacana, refinado, divertido, que sobressai sobre os demais.
    Congrats pelas ideias tão pertinentes, bem elaboradas, divertidas e elegantes. A menção a Heráclito não podia ser mais bem colocada.

    Um grande abraço!

    Responder

  • Barbara Tavora

    agosto 15, 2013 #91 Author

    Hoje em dia o que tem de gente especializada em fazer mimimi de tudo não tem conta…

    Para mim o Chris foi o melhor Doctor da série moderna.
    O Chris foi um golpe de ar fresco e jaquete de couro.
    Devido ao fato de ser um excelente ator ele conseguiu transferir para o Doctor uma carga emocional muito grande. Ele conseguiu fazer um Doctor bem humorado e ao mesmo tempo sério (quero dizer, adulto, sem ser infantil) quando preciso.
    Foi o Doctor que mais me fez rir ou chorar. Nenhum outro mais conseguiu a mesma reação de mim.
    Como ele tinha contrato para uma única temporada, fiquei com aquele gostinho de quero mais.
    Mas claro, a regeneração faz parte da vida (do Doctor) e não deixei de gostar dos outros Doctors nem de adorar a série.

    Agora, gostaria muito que o Peter Capaldi (alguém aí já assistiu Prime Suspect, oi foi só eu? rs), por ser um ótimo ator e mais experiente, recuperasse um pouco o tom mais adulto que o Matt deixou um pouco de lado.

    Responder

  • Patrícia

    agosto 15, 2013 #92 Author

    De fato, as (os) viúvas (os) (do Tennant ou de quaisquer outros atores) não funcionam mesmo para uma série que tem a dinâmica de mudança como fator central. Não por acaso estamos comemorando os 50 anos da série esse ano, né. Outras séries que não se ‘regeneram’ jamais conseguiram tal feito. E uma coisa engraçada nesses fãs que eu não entendo… eu sou a maior lover do Tennant, o amava como Doctor e muito além disso. Ué, se sentem falta dele, vão ver outras coisas, o cara não morreu! haha Ele tem uma carreira sólida com várias coisas muito legais, esteve incrível recentemente em Broadchurch,por exemplo. Estou super ansiosa para ver as críticas a atuação dele como Richard II no teatro em novembro e por aí vai. Existe um grupos de fãs para o Tennant sozinho também, a galera estava lá votando por ele no anglophenia nas últimas semanas, existem fansites sobre o Tennant e tudo mais. O ponto é, as (os) viúvas (os) não são fãs dele, são só chatos. E já estou vendo gente assim com o Matt, um dia verei com Capaldi e por aí vai… sei lá, a dinâmica da série é essa, mas os atores não morrem quando saem de Doctor, se você gosta tanto de algum deles, vá atrás da filmografia do cara e seja feliz, é uma ótima forma de se consolar, matar a saudade e não encher o saco de ninguém.

    Responder

    • Barbara Tavora

      agosto 16, 2013 #93 Author

      Realmente, nada mais justo. Se gosta tanto assim de determinado ator, ao invés de ficar chorando a saída dele, porque não acompanhar a carreira profissional dele.
      Mas o legal mesmo é ficar reclamando, não é mesmo?

      Responder

  • leila

    agosto 16, 2013 #94 Author

    bom o tennant é perfeito meu doutor preferido,pra mim insubstituivel,mas acho bobagem as pessoas falarem mal do capaldi antes mesmo de ver o cara atuar,em relaçao ao tennant eu acho q a volta dele ao doutor n seria uma boa nao mesmo,mas um spin off em um mundo paralelo com o seu clone nao seria ruim!! bom eu concordo com vc e todos sao muito bons o 9º é fantastico o 10 é incrivel e o 11 º é louco,entao vamos esperar o capaldi atuar antes de julgar e eu desejo tudo de bom ao capaldi e que ele deixe a serie cada vez melhor

    Responder

  • Eduardo

    agosto 18, 2013 #95 Author

    Tennant voltar simples parte do DNA dele ainda esta vivo e quando o Doctor regenerar acaba despertando esse DNA e pronto Tennant de volta

    Responder

  • Andréa

    agosto 18, 2013 #96 Author

    Eu ia ler os comentários… mas mais de 90? Fiquei com preguiça! rs Só queria dizer que concordo com você em tudo! Essas Tennantetes (viúvas) são cansativas demais… e olha que o 10th também é o meu Doctor!

    De qualquer forma… é chato, é irritant… mas uma parcela enorme da população não sabe sequer interpretar o que lê, e pelo jeito parte dela também não sabe interpretar o que assiste! =P

    Responder

  • Gustavo Lander

    novembro 26, 2013 #97 Author

    Concordo com você.

    Na real minha única reclamação do Math Smith nem é culpa dele e sim do Moffat que pra mim cagou bastante com a série quando virou showrunner.

    Esse é o único motivo de eu ainda ser um pouco “viuvo” do Tennant. Simplesmente as histórias eram melhores, mais bem elaboradas, faziam mais sentido e eram menos repetitivas.

    Espero que com o novo doctor as coisas voltem a ser um pouco assim.

    E achei legal um doc na casa dos 40 anos.

    Acho que só menininhas que queriam que o doc namorasse de novo alguma companhion ficam tristes de ser um cara mais velho.

    Responder

    • Cristiana Sbardella

      fevereiro 19, 2015 #98 Author

      Também adorava o 10º e o 9º Doctors por conta do tom que a série tinha. Os episódios eram mais tensos, gostava mais das histórias e os temas variavam bastante. Saudades de episódios como o da “Agatha Christie”, “Empty Child”, “Blink”, “Father’s Day”, “Silence in the library”…

      O 11º me incomoda um pouco porque tem horas em que ele parece mais uma “Fada Madrinha” do que um doctor. Aquele clima de “Amigo imaginário”, “Faça um pedido e eu apareço!”, etc acabou deixando a série soft demais perto do que foram as 4 primeiras temporadas. Chegou uma hora em que a série começou a se apoiar mais na interação entre o Rory e a Amy do que em todo o resto (Que era legal e talz, mas começou a ficar meio repetitivo, já que TODO episódio era sobre os dois descobrindo DE NOVO o quanto se amam.)

      E sobre a galera que quer um Doctor novinho pra se apaixonar por outra companion, eu não concordo não XD Eu ADOREI o romance entre o Doctor e a Rose, e principalmente o fato de isso não ter sido só algo passageiro, já que ele carregou esse sentimento por ela durante um bom tempo.

      Se TODA hora rolar clima com alguma companion aí perde a graça…

      Por outro lado, esse 12º Doctor eu to gostando bastante até onde vi! Parece que aquele clima mais tenso e temas variados voltaram pra série =)

      Responder

  • Gabriel

    novembro 28, 2013 #99 Author

    Cara, apesar de o melhor pra mim ter sido o Eccleston até agora, gostei muito também dos outros. Fiquei curioso para ver o Capaldi e até achei legal um doutor um pouco mais velho (se continuasse daquele jeito, em três regenerações, o doutor ia ser um bebê…)

    Enfim, talvez o mais legal seja essa constante renovação do personagem e toda a dinâmica da trama que sempre muda com ele.

    Parabéns pelo post.

    Responder

  • Jade

    dezembro 5, 2013 #100 Author

    Adorei! Tá certíssimo. Além disso, um dos motivos de Doctor Who ter durado todo esse tempo, é a troca de Doctors, que tira a monotonia da série. Claro que a gente se apega a um ator em especial, o jeito de um Doctor, mas essa é a série, o Doctor muda! Lide com isso, por favor.

    Responder

  • luciano guimaraes

    julho 1, 2014 #101 Author

    Entendo que enche o saco chorar pelo Tennant. Mas, não tem como….ele foi o melhor de todos. O Matt é legal mas cara….é impossível n ser viuvo dele.

    Responder

  • Cristiana Sbardella

    fevereiro 19, 2015 #102 Author

    Também adorava o 10º e o 9º Doctors por conta do tom que a série tinha. Os episódios eram mais tensos, gostava mais das histórias e os temas variavam bastante. Saudades de episódios como o da “Agatha Christie”, “Empty Child”, “Blink”, “Father’s Day”, “Silence in the library”…

    O 11º me incomoda um pouco porque tem horas em que ele parece mais uma “Fada Madrinha” do que um doctor. Aquele clima de “Amigo imaginário”, “Faça um pedido e eu apareço!”, etc acabou deixando a série soft demais perto do que foram as 4 primeiras temporadas. Chegou uma hora em que a série começou a se apoiar mais na interação entre o Rory e a Amy do que em todo o resto (Que era legal e talz, mas começou a ficar meio repetitivo, já que TODO episódio era sobre os dois descobrindo DE NOVO o quanto se amam.)

    E sobre a galera que quer um Doctor novinho pra se apaixonar por outra companion, eu não concordo não XD Eu ADOREI o romance entre o Doctor e a Rose, e principalmente o fato de isso não ter sido só algo passageiro, já que ele carregou esse sentimento por ela durante um bom tempo.

    Mas se TODA hora rolar clima com alguma companion aí perde a graça… Então chega de romance!

    Por outro lado, esse 12º Doctor eu to gostando bastante até onde vi! Parece que aquele clima mais tenso e temas variados voltaram pra série =)

    Responder

  • Natalia Oliveira

    maio 29, 2015 #103 Author

    O Peter Crepaldi como o Doctor realmente me surpreendeu, eu demorei muito para ver a temporada dele, luto pelo Matt que foi meu preferido. Mas acho que o que eu fiquei com mais preconceito dele foi que ele aparece no episodio the fires of Pompei, pois por algum motivo o rosto do Crepaldi ficou marcado, e eu me lembrei quando ele foi anunciado como novo Doctor e fiquei com birrinha kk XDD Porem ao assistir a temporada dele eu fiquei de queixo caido, o Doctor dele é muito phoda, e a quimica entre ele a Jenna é incrivel, e apesar de saber que nao vai acontecer, eu fico torcendo para eles ficarem juntos. E só para deixar claro, eu fiquei com muito luto do Eccleston, e nao simpatizei com o Tennant, mas tenho que admitir que o doctor dele tb foi bem legal, Até agora nenhum deles me decepcionou, continuo amando a serie <3

    Responder

  • INNE

    julho 5, 2015 #104 Author

    Adoro doctor who!!! Pra mim o melhor doctor foi Tennant!! Comecei assistindo pela primeira temporada pensando que nao ia gostar da serie e agora nao consigo parar de assisti-la. É minha serie favorita!!! Alons-y!!

    Responder

  • Vânia

    novembro 9, 2015 #105 Author

    Primeiramente de tudo, parabéns pelo o post, pensei que tinha sido a única que tinha irritado e ver que muita mais gente fica irritada com isso, fiquei feliz.
    As regenerações acontecem é o natural em Doctor Who, mas o povo insiste em cada e.e quando não é : ” Volta Matt…o Capaldi é uma nodoa ” ou quando não é ódio á companion…minha favorita é Donna,mas todas elas foram especiais para o Doctor tal como foram para mim…” Clara é chata…sem sal ” ahhhhhh e.e, povo chato… ahhhhhhhhh povo irritante e.e, todos os que passaram por DW, deram o seu contributo e o melhor para a serie …todos eles foram especiais da sua maneira. Chorei em cada regeneração e posso dizer Giovanna eoe que senti o mesmo que oce, me senti viuva de Tennant e do 10 th Doctor, mas a vida continua afeiçoei ao Matt e depois disso chorei que nem condenada quando regenerou novamente em Trenzalore…para o 12th …que DW continue sempre em marcha e sempre em frente…. #desabafei eoe

    Responder

  • Kasemiro

    abril 1, 2016 #106 Author

    molto bene

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *