Morreu ontem, 22 de fevereiro, aos 81 anos o ator Nicholas Courtney, conhecido pelos fãs de Doctor Who p or interpretar o Brigadeiro Alistair...

Morreu ontem, 22 de fevereiro, aos 81 anos o ator Nicholas Courtney, conhecido pelos fãs de Doctor Who p
or interpretar o Brigadeiro Alistair Gordon Lethbridge-Stewart, amigo próximo do Doctor, tendo contracenado neste papel com todos os atores da primeira até oitava encarnações do Time Lord (apesar de só ter aparecido em audio dramas ao lado do sexto e oitavo Doctors, não na TV e de não ter atuado como o Brigadeiro ao lado de William Hartnell, apenas ao lado de Richard Hurndall, em The Five Doctors), além de aparecer, no mesmo papel, na temporada de 2008 de The Sarah Jane Adventures e de atuar ao lado de William Hartnell no papel de um agente de segurança.

Courtney nasceu no dia 16 de dezembro de 1929 em Cairo, capital do Egito, filho de um diplomata britânico e educado na França e no Quênia, além, é claro, do Egito. Serviu o exército britânico por 18 meses, tendo saído por não querer seguir a carreira militar, tendo, então, se unido à escola de atores Webber Douglas para seguir a carreira artística pela qual ficou conhecido.

Sua primeira aparição na série Doctor Who foi na história “The Dalek’s Master Plan” (“O Grande Plano dos Daleks” em tradução livre), onde interpretou o papel do agente Bret Vyon. Como o Brigadeiro Lethbridge-Stewart, seu primeiro episódio foi “The Web of Fear” (“A Rede do Medo” em tradução livre) ao lado do segundo Doctor. Na época a personagem de Lethbridge-Stewart tinha o cargo de Coronel do exército britânico, tendo sido promovido para Brigadeiro após a criação da UNIT (da qual foi apontado como líder) fora das telas, entre os episódios “The Web of Fear” e “The Invasion” (“A Invasão”). A personagem teria voltado a encontrar o Doctor em “The Wedding of Sarah Jane Smith”, onde teria sido convidado para o casamento de Sarah Jane, onde encontraria a décima encarnação do Doctor, interpretada por David Tennant, mas o ator sofreu um infarto e ficou em recuperação durante as gravações do episódio, devido a isto, nenhuma ancarnação contemporânea do Time Lord encontrou o brigadeiro em histórias para a TV (apesar de ter encontrado a décima encarnação nos quadrinhos).

Courtney, durante sua vida, sempre participou de diversas convenções da série e de ficção científica em geral, onde sempre esteve aberto para perguntas. Em 1998, o ator lançou sua primeira autobiografia, intitulada “Five Rounds Rapid!” (“Cinco Salvas (de Palmas) Rápidas!”) e, em 2005, uma versão atualizada, intitulada “Still Getting Away With It” (“Ainda Saindo Impune Com Isto”). A causa da morte não foi divulgada até o momento.

Fonte: Bleeding Cool

 

Para mais informações e homenagens, o site Kasterborous possui links para diversos textos em outros blogs neste link: Clique Aqui

Universo Who

Publicações feitas por colaboradores que em algum momento fizeram parte da história deste site desde 2009, mas que não mais fazem parte do projeto.

  • Eric

    fevereiro 23, 2011 #1 Author

    É um triste dia! (ainda mais ler essa notícia logo de manhã )

    E poxa, a presença dele no especial de 50 anos seria tão bacana 🙁

    Responder

  • Ricardo Melo

    fevereiro 23, 2011 #2 Author

    R.I.P.

    Responder

  • Adriane

    fevereiro 23, 2011 #3 Author

    Eu soube pelo twitter ontem 🙁
    Ele é uma daquelas pessoas que não importa qual Doctor você gosta, você gosta do Brig porque ele É O Brig. Um ótimo ator que nunca será esquecido.

    Responder

  • Freddy

    fevereiro 23, 2011 #4 Author

    li na comunidade do orkut (no tópico que a Adriane fez ate…) e fiquei em estado de choque por uns segundo…nem tenho muito o que falar…

    Os ótimos atores estão aos poucos indo embora =/

    vai com Deus, Brig =/

    Responder

  • Matheus Carvalho

    fevereiro 23, 2011 #5 Author

    O brigadier foi digamos…A conexão mais clara entre todos os Doutores…Entrava doutor, saia doutor…E o brigadier sempre aparecendo…Creio eu…que é a pessoa que passou mais tempo relacionada com a série, afinal, Doutores, companions, produtores e todo o mais acabavam mudando de tempo em tempo…

    Responder

  • Bianca Cavani

    fevereiro 23, 2011 #6 Author

    Eu vi, acho que em um Confidential, o Brigadeiro participando de um evento nos USA. Descanse em paz, querido. E para a gente se consolar: ninguem vai sair desta vida vivo mesmo.

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *