Um câncer de pulmão (descoberto há apenas seis semanas) encerrou, aos 69 anos de idade, a vida da atriz Deborah Patricia Watling, que interpretou a... Morre atriz Deborah Watling, a companion Victoria do 2º Doutor

victoria_2nd

Um câncer de pulmão (descoberto há apenas seis semanas) encerrou, aos 69 anos de idade, a vida da atriz Deborah Patricia Watling, que interpretou a companion Victoria, na era do 2º Doutor, entre 1967 e 1968.

Às 12h40min (horário em Norwich, Inglaterra) desta sexta-feira, 21 de julho de 2017 (50 anos após estrear em Doctor Who), a atriz inglesa não resistiu ao avanço do câncer recém-detectado, deixando viúvo Steve Turner, com quem era casada desde 1993.

Talento de família

deborah_kidDeborah nasceu em 2 de janeiro de 1948, em Loughton, Essex, na Inglaterra. Ela vem de uma família teatral, filha dos atores Jack WatlingPatricia Hicks. Foi inevitável que ela e os irmãos também acabassem nos palcos já por volta dos 10 anos de idade, aparecendo na série “O Homem Invisível”, da ITV.

Em 1965, ela interpretou Alice Liddell na série “The Wednesday Play”, da BBC, escrita por Dennis Potter e baseada na vida do romancista inglês Lewis Carroll. Foi este papel que lançou Deborah para ser elencada como Victoria Waterfield no episódio final da 4ª temporada, “The Evil of the Daleks“, em 1967.

Era dos Monstros

Inicialmente, não era para ser o papel de uma companion. Deborah tinha apenas 18 anos de idade e relativamente pouca experiência em TV, quando primeiro conversou com o então produtor Innes Lloyd. Eles concordaram na época que a atriz deveria trabalhar um pouco mais nos bastidores da TV antes de entrar para o elenco de Doctor Who.

Lloyd estava com esperança de convencer a atriz Pauline Collins (que havia aparecido na história anterior, “The Faceless Ones“, no papel de Samantha Briggs) para permanecer como companion. Quando Pauline recusou, o papel foi oferecido a Deborah; e assim Victoria se juntou à tripulação da TARDIS.

Deborah permaneceu na série por menos de um ano, interpretando a orfã Victoria, que ficou sob os cuidados do 2º Doutor, vivido na época pelo ator Patrick Troughton.

Ao lado do ator Frazer Hines (o companion Jamie McCrimmon), Deborah Watling ocupou a TARDIS durante o que hoje é conhecida como a clássica era dos monstros, estrelando Cybermen, Daleks, Ice Warriors e Yeti.

É bem conhecido que Troughton e Hines deram-se muito bem com Deborah, que geralmente era o alvo das brincadeiras deles.

Muitas das histórias com Victoria haviam sido perdidas desde a transmissão. O único arco completo foi “The Tomb of the Cybermen“, encontrado preservado em Hong Kong em 1992. O retorno parcial de dois arcos de volta ao arquivo poucos anos atrás (“The Enemy of the World” e a maior parte de “The Web of Fear“) devolveram o brilho da atriz à série.

"Nossas vidas são diferentes de todas as outras"

“Nossas vidas são diferentes de todas as outras”

Deborah deixou Doctor Who em abril de 1968, ao fim do arco “Fury from the Deep“, que foi o penúltimo da 5ª temporada.

Retorno ao whoniverso

Após a série, Deborah teve pequenos papéis nos filmes “That’ll Be the Day” e “Take Me High”. Na TV, ela apareceu no seriado “Rising Damp” e na novela “The Newcomers”. Em 1979, ela interpretou Norma Baker na série “Danger UXB”, da ITV.

DowntimeEm 1993, a atriz retorna muito brevemente ao papel de Victoria, durante o esquete especial “Dimensions in Time”, para o Children In Need.

Em 1995, ela também participou do especial “Downtime“, uma continuação da história de Victoria logo após o momento em que ela deixa o 2º Doutor, contracenando com outros atores e personagens clássicos de Doctor Who. Apesar disso, essa história spin-off não tornou-se cânone e foi produzida pela companhia independente Reeltime Pictures.

Depois disso, Victoria e Deborah reapareceram em aventuras em audiodramas da Big Finish, tais como “Three’s a Crowd”.

Em novembro de 2013, ela ainda apareceu na comédia especial de aniversário de 50 anos da série, “The Five(ish) Doctors Reboot“.

DeborahWatling

Eternamente Victoria

Para os fãs, Deborah Watling (1948-2017) será para sempre lembrada como a corajosa e compassiva orfã Victoria Waterfield.

Jamie_&_Victoria_(11027723533)A atriz nunca escondeu a afeição que mantinha pelo papel e pela série:

“Já disse isso, e é verdade, Pat [Patrick Troughton] tornou-se como um segundo pai para mim, tanto na série como após minha saída… Frazer Hines [Jamie] e eu nos tornamos irmão e irmã. Nós tínhamos um grande relacionamento, e mesmo hoje em dia, quando nos encontramos em eventos sobre Doctor Who, as coisas não mudaram.”

Fontes: Deborah Watling Official Website, Doctor Who Official Website, Doctor Who News e Wikipedia

Djonatha Geremias News Translator

Não sou Colônia Sarff, mas vivo caçando notícias sobre Doctor Who, com ajuda do Circuito de Tradução da TARDIS. Jornalista cultural, escritor catarinense, roteirista de série e whovian de alma. Para ler todas minhas postagens, clique aqui.

  • Alexandre Lessa Mattosa

    julho 25, 2017 #1 Author

    Outro que fez parte da “Família Who” e nos deixou no dia 17/07 foi o ator Trevor Baxter, que interpretou o Dr. Lightfoot na história The Talons of Wang-Chiang, além de participar da série da Big Finish “Jago & Lightfoot”. Muito triste. :´(

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *