Traduzido e adaptado de John Hussey. Sobre a Espécie Os marcianos vistos no universo de Doctor Who não são iguais ao marcianos que costumamos ver nas obras...

40002160-high-doctor-who-series-7b

Traduzido e adaptado de John Hussey.

Sobre a Espécie

Os marcianos vistos no universo de Doctor Who não são iguais ao marcianos que costumamos ver nas obras de ficção cientifica, alienígenas etc, eles não tem um cérebro gigante com um corpo super magro e uma arma desintegradora. Em vez disso, temos uma criatura reptiliana gigante com corpos musculosos cobertos de uma casca dura. As classes de guerreiros são bem maiores que a dos oficiais superiores, que usam capacetes sem casca e com uma aba na parte de trás do mesmo, usam também um selo na parte da frente da armadura e, geralmente, uma capa. As vozes das criatura são bem diferentes, visto que elas assobiam suas palavras, de uma forma bem réptil.  Os Ice Warriors possuem uma arma mortal – o Disruptor Sônico (Sonic Disrupter, aceito opiniões para uma melhor tradução). Essa arma libera uma enorme onda sônica e mata tudo que encontra-se no caminho. A maior fraqueza dos guerreiros de gelo é o calor. Se exposto a altas temperaturas, os guerreiros de gelo começam a oscilar e a ficarem pesados até entrarem em colapso.

Os marcianos são muito honrados e vivem sob um código de conduta quando em batalha. Mas isso não significa que eles não sejam cruéis. Eles apreciam a guerra – a emoção de lutar e matar. São uma raça poderosa de guerreiros e determinados a atingirem seus objetivos.  Eles encontraram o Doutor quatro vezes na Série Clássica e o enfrentarão novamente no episódio ‘Cold War’ (S07E08). Eis um resumo dos últimos encontros.

The Ice Warriors

ice-warrior-varga-300x243A primeira aparição na série foi em 1967, no arco ‘The Ice Warriors‘. Varga, capitão de uma nave espacial marciana, foi achado congelado no século 50 por um grupo liderado por Clent. O Segundo DoutorJamie McCrimmon e Victoria Waterfield chegam no local e logo se envolvem nos assuntos da Base Brittanicus.  O Ice Warrior acorda e aproveita a chance para tentar reviver seus companheiros que foram congelados com ele na nave.  O objetivo de Varga era destruir a humanidade e assumir o controle da Terra, pois seu planeta natal Marte não era mais capaz de suportar vida. Os Ice Warriors levam Victoria como refém, na tentativa de manter o Segundo Doutor longe. O plano não funciona e uma vez que Victoria foi libertada, o Segundo Doutor convence o cientista Penley a usar seu ionizador como arma contra os marcianos. O plano era arriscado, pois poderia acabar sobrecarregando a “arma” e destruir a Terra, mas para tentar impedir que os Ice Warriors chegassem a vitória, foi um risco que o Segundo Doutor teve que correr. O plano funciona  e os Ice Warriors foram destruídos com consequências mínimas.

The Seeds of Death

doctor-who-seeds-of-death-dvd-300x203A segunda aparição foi em 1969 no arco ‘The Seeds of Death’. Devido a sua popularidade tanto em frente as câmeras quanto nos bastidores, foi decidido que o criador Brian Hayles retornaria e escreveria uma sequência para a história, junto com o Editor de Histórias da época, Terrance Dicks (que não foi creditado). Os Ice Warriors continuam com a tentativa de dominar a Terra, dessa vez com um exército inteiro, não só um pequeno grupo de sobreviventes. Slaar lidera um pelotão para a Lua no século 21, a fim de assumir o controle da estação T-Mat. T-Mat  era um aparelho de teletransporte global utilizado pela Humanidade, os Ice Warriors iriam usá-lo para dispersar suas sementes mortais em todo o planeta. Estas sementes tinham a capacidade de sugar o oxigênio da atmosfera, tornando-a respirável para os marcianos.

O Segundo Doutor chega com Jamie McCrimmon e Zoe Heriot e novamente se envolve com os problemas ao seu redor. Eles decidem ir paa a Lua em um foguete para tentar retomar o controle da estação T-Mat, mas encontram-se com os Ice Warriors. Eles resgatam a maioria da equipe e voltam para a Terra. O Doutor descobre que um solitário Ice Warrior está tentando tomor o controle da Estação de Controle do Clima, a fim de evitar que chovesse – o que mataria as sementes e acabaria com as espuma que as espalhava. O Doutor e seus companions derrotam o marciano, e acabam com as sementes que se espalharam pela Terra. O Doutor e Jamie retornam para a estação T-Mat, para acabarem com Slaar e o restante dos Ice Warriors, sabotam seus dispositivo de transporte, fazendo com que o Grande Marechal e seus homens caiam dentro do Sol.

The Curse of Peladon

The Curse of Peladon (1)

A Terceira aparição na série foi em 1972 durante o 2º arco da 9ª temporada, ‘The Curse of Peladon’. A essa altura, os Ice Warriors já tinha desaparecido das telas por mais de duas  temporadas. Com os Daleks fazendo um grande retorno depois de não aparecem em nenhum episódio por 4 temporadas, decidiu-se que os Ice Warriors também retornariam. Porém, dessa vez com uma reviravolta. Eles não eram mais uma raça bélica brutal, mas sim missionários pacíficos de uma sociedade intergaláctica de paz conhecida como “A Federação Galática”. Como parte de sua missão, os Ice Warriors Lord, Izlyr e Ssorg, foram à Peladon com seus associados, Alpha Centauri e Arcturus, numa tentativa de fazer uma aliança com o mundo primitivo. O Rei Peladon tentou de tudo para tirar seu povo da suposta era negra do passado mas era constantemente interrompido pela aparente ira de seu Deus Aggedor. O Terceiro Doutor e Jo Grant chegam e acidentalmente são confundidos com os Embaixadores Humanos da Federação Galática. O Doutor rapidamente coloca a culpa nos Ice Warriors, devido aos seus velhos modos e encontros que tiveram no passado. Desta vez, no entanto, os Ice Warriors eram inocentes e, de fato, ajudaram o Doutor a trazer justiça, e até mesmo salvando-o da morte. O verdadeiro inimigo era Arcturus que fez um pacto com o Padre Supremo Hepesh para conseguir uma água mineral rara de Peladon em troca de evitar a aliança com a Federação Galáctica. Os inimigos foram mortos e a aliança, feita.

The Monster of Peladon

The-Monster-of-Peladon-DVD-300x184Sua quarta aparição na série foi em 1974 no arco ‘The Monster of Peladon’. Pela última vez, Brian Hayles retorna para escrever a sequencia para ‘The Curse of Peladon’, no qual mostrou uma nova crise no planeta durante o reinado da filha do Rei de Peladon, a Rainha Thalira. A história traz de volta os Ice Warriors no papel de vilões, após as criaturas terem desejado voltar aos seus velhos hábitos. O Terceiro Doutor decide voltar para Peladon, acompanhado de Sarah Jane Smith,  para ver como as coisas andavam. Ele subestima os controles da TARDIS e vai parar no futuro (50 anos depois de sua última visita). O Doutor logo descobre novos problemas entre Peladon e a Federação Galática. A Federação Galática estava em guerra com a Galáxia 5 e exigia uma fonte especial de energia chamada ‘Trisilicate ‘ achada só em Peladon e os ajudariam na guerra. Como antes, alguém estava usando as lendas de Aggedor para causar problemas.  Esse problema levou os mineiros a rebelarem-se contra a cidade enquanto o Doutor tenta descobrir a verdade por trás da sabotagem.  Descobre-se que um grupo de desonestos Ice Warriors liderados por Azaxyr estavam por trás desses acontecimentos depois de traírem a Federação Galática para aliarem-se a Galáxia 5. O Doutor consegue fazer com que todos trabalhem juntos e os Ice Warriors são derrotados, deixando Peladon mais uma vez segura e restaurada pelo Time Lord.

Mission_To_Magnus_CD

Mission to Magnus – Retorno Cancelado

‘The Monster of Peladon’ foi a últiam aparição deles na Série Clássica. Eles deveriam ter retornado em um arco chamado ‘Mission to Magnus’, onde os marcianos teriam se aliado ao vilão Sil contra o Sexto Doutor. Infelizmente esse episódio foi descartado junto com cinco outras ideias visto que Michael Grade colocou a série em hiatus. (A história foi mais tarde lançada na forma de audio story e de livro).

 

883929098538

The Waters of Mars – Referência aos Marcianos

No especial de 2009, ‘The Waters of Mars’, o Décimo Doutor pousa em Marte no ano de 2059, onde descobre a razão para a morte de Adelaide Brooke ser fixa no tempo durante sua batalha contra a Inundação. Foi nesse especial que pela primeira vez os Ice Warriors ganharam sua primeira referência em um episódio da Série Atual, quando o Doutor indica que os proprietários anteriores de Marte devem ter selado e afastado a Inundação dentro do gelo.

 

Cold War

4000208-high-doctor-who-series-7bSua quinta aparição na série será no episódio 8 da 7ª temporada, ‘Cold War’. Depois de quase 39 anos, os Ice Warriors finalmente voltam a série no ano do Aniversário de 50 anos. O roteirista Mark Gatiss é o homem por trás do retorno, e a muito tempo já tinha interesse de trazer os guerreiros de Marte de volta a Doctor Who. Steven Moffat afirmou que Gatiss tinha uma ideia brilhante e ele não pode resistir e agora Gatiss tem a chance de ser um fanboy e trazer de volta um de seus monstros preferidos. Gatiss trará um solitário Ice Warrior em um submarino russo onde o Décimo Primeiro Doutor e Clara Oswin Oswald aparecerão a bordo. Com armas nucleares em jogo, será uma batalha para defender o futuro da Terra. Já foi dito que o episódio lembrará ‘Dalek’, episódio da 1º temporada.

E Além: O Retorno dos Ice Warriors

Mark Gatiss é um grande fã dos Ice Warriors e já manifestou interesse em trabalhar com os Ice Warriors no futuro próximo. Ele afirmou que tem várias ideias de como expandir a mitologia dos marcianos e os trazer novamente depois de ‘Cold War’. Se Gatiss conseguir o que quer, os Ice Warriors podeão se tornar um vilão recorrente novamente ao longo dos anos. Só o tempo dirá se a ideia dará certo.

Conclusão

Apesar de não ser um dos monstros que retornaram muitas vezes, os Ice Warriors certamente construíram uma reputação para si mesmos ao longo dos 50 anos de legado da série. Eles batalharam contra o 2º, o 3º e, como nesse sábado, o 11º Doutor. Os marcianos conquistaram seu lugar na mitologia e no legado da série. Eles são certamente lembrados e conhecidos pelo fandom. Espero que esse artigo tenha se provado útil tanto para os novos quanto para os antigos fãs, e eu também espero que tenha deixado todos prontos para seu glorioso retorno no sábado. Tudo que posso dizer é: mal posso esperar. Tragam os Ice Warriors!!!

Tradução e adaptação: Clara e Jéssica.

EQUIPE UNIVERSO WHO

P.S. Dicas para uma melhor tradução? Avise-nos nos comentários.

Jéssica Laíse

Uma guria viciada em seriados, esportes e música. Nasci em 23/11/1991, coincidência? Moro no interior de São Paulo, mas vivo sonhando com as terras do pampa gaúcho.

  • diego leal

    abril 11, 2013 #1 Author

    eu acredito que o fato de eles não terem aparecido com uma maior frequencia no decorrer da serie é um ponto a favor deles,pois suas estorias não foram só para marcar presença,espero ainda o retorno de varios monstros da serie classica principalmente o celestial toymaker.

    Responder

  • Paulo

    abril 11, 2013 #2 Author

    Vocês poderiam postar o arco com os Ice Warriors?

    Responder

  • Gilberto Train

    abril 11, 2013 #4 Author

    Uma tradução melhor para “sonic disrupter”? Acho que simplesmente “disruptor sônico” tem uma conotação mais “ficção científica” – além de soar bem melhor do que “rompedor sônico”. =)

    Mas é só uma ideia, mesmo. 😉

    Responder

  • senhor x

    abril 11, 2013 #6 Author

    Uma tradução melhor para “sonic disrupter” “seria desregulador sonico”

    Responder

    • Jéssica Laíse

      abril 11, 2013 #7 Author

      Pensei nisso, mas achei essa tradução meio filme de sessão da tarde. Se é que você me entende.

      Responder

  • Miguel

    abril 11, 2013 #8 Author

    Bah… nunca vi a série clássica e dai nao sabia q eles eram marcianos, agora ficou clara a referencia no episódio Waters of Mars.

    Ah e sem alguem tiver interessado em baixar a série clássica por torrent e ajudar a semear:

    magnet:?xt=urn:btih:CEB27E9E8ACA96F2BD8077B57C533A19DD3E2C08

    voces devem saber como é dificil achar torrents para a série clássica, este está funcionando, mas precisamos de mais seeds!

    Responder

  • Diego B.

    abril 12, 2013 #9 Author

    Não sabia a historia deles, mas agora q sei os Ice Warriors me lembraram os Sontarans.

    Responder

  • Victor

    abril 14, 2013 #10 Author

    Poderia ser também: Deturpador Sônico :]

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *