Um dia após os whovians comemorarem o aniversário de 54 anos da série, uma notícia triste para os brasileiros: o canal de TV por... Entenda por que o SyFy não renovará novas aventuras de Doctor Who no Brasil

syfy

Um dia após os whovians comemorarem o aniversário de 54 anos da série, uma notícia triste para os brasileiros: o canal de TV por assinatura SyFy anunciou na manhã de hoje, 24 de novembro, que não vai mais transmitir novos episódios de Doctor Who, por suposto desinteresse da BBC.

O motivo é a não renovação do contrato para a próxima temporada (11ª, de 2018) e também para o Especial de Natal deste ano, que contaria com a regeneração do 12º Doutor para a 13ª Doutora. Porém, o Syfy vai continuar reprisando os episódios com os quais a emissora já havia contrato de permissão com a BBC.

O anúncio foi feito por meio de um vídeo promocional nas mídias sociais do canal pago, homenageando os fãs e agradecendo:

O vídeo foi acompanhado da seguinte mensagem:

“Foi fantástico fazer parte da história de Doctor Who. Mas é com os dois corações partidos que nós, do Syfy, nos despedimos das próximas aventuras da série! Mas fique ligado: continuaremos exibindo as temporadas anteriores. Nosso eterno obrigado aos whovians pela parceria e Allons-y!”

Repercussão

Isso não foi o suficiente para consolar os whovians brasileiros que acompanharam a série pela televisão. Muitos comentaram com memes tristes e mensagens de luto.

No Twitter, mensagens de apoio, agradecimento e memórias dos bons momentos, enquanto o SyFy, além de transmitir a série, também posicionou-se como fã, inclusive presenteando Peter Capaldi com uma camiseta personalizada da seleção brasileira de futebol.

syfy2

Iniciativa não teria sido do SyFy

Por outro lado, muitos fãs também pediam que o SyFy revisse o contrato e renovasse a série, mas a equipe de mídias sociais respondeu que os direitos não foram renovados e que isso não dependia da emissora.

syfy3syfy5syfy6

A reportagem do Universo Who tentou contato com a assessoria da emissora, mas ela não se pronunciou até o momento da publicação desta matéria.

Antigos episódios continuarão na grade

A não renovação se aplica somente às novas temporadas e especiais de Doctor Who, ou seja, o SyFy continua tendo os direitos de exibição da 5ª à 10ª temporada, exceto pelo especial de Natal.

syfy4

Os fãs assinantes do canal pago não verão a regeneração do 12º Doutor para a 13ª Doutora na tela do SyFy, tampouco verão a 11ª temporada em 2018. Porém, os episódios até então publicados continuarão sendo reprisados.

Doctor Who na TV brasileira

SBT

Foi o SBT, por meio de distribuição da FOX, quem primeiramente transmitiu Doctor Who no Brasil, nos anos 90, com o filme do 8º Doutor, em versão dublada e transmissão livre, ou seja, gratuita, para todo território nacional.

Com exceção do filme, a série clássica nunca foi transmitida no Brasil.

People + Arts

A série moderna (lançada em 2005) chegou ao Brasil em 2006, quando a extinta emissora “People + Arts” (co-produzido pela BBC Worldwide) passou a transmitir a 1ª temporada.

O canal foi extinto e depois transformado em outro, continuando a transmissão de algumas séries em 2010, mas Doctor Who não entrou na nova grade.

TV Cultura

A partir de 2011, a TV Cultura trouxe Doctor Who de volta ao Brasil em difusão aberta. Essa foi considerada a “era de ouro de Doctor Who no Brasil”, por ter sido responsável pela massiva adesão de brasileiros ao fandom da série.

A TV Cultura transmitiu as 8 primeiras temporadas da série moderna, com várias reprises e horários diferenciados, sendo o principal deles das 20 às 21 horas, de segunda à sexta-feira. Após um pequeno hiato, voltou com a programação à 1 hora da madrugada. Em 2015, estreou a 8ª temporada, e logo após encerrou as transmissões de Doctor Who.

BBC HD

Enquanto isso, o canal pago BBC HD também transmitia a série, entre 2013 e 2015, transmitindo, inclusive o especial de 50 anos da série em 2013 (que também foi lançado nos cinemas brasileiros).

Porém, em 2015, a BBC HD é substituída no Brasil pelo canal BBC Earth, interrompendo a transmissão de Doctor Who.

SyFy

Desde novembro de 2016, o canal por assinatura SyFy trouxe a série ao Brasil a partir da 5ª até a 10ª temporada. No dia 24 de novembro de 2017, anunciou que não renovaria para novos episódios, mas que continuaria retransmitindo as temporadas cujos direitos de uso já foram comprados.

Netflix

Apesar de não ser televisão propriamente dita, a plataforma de vídeos on-line Netflix (paga) também transmitiu a série moderna de Doctor Who, da 1ª à 8ª temporada, entre 2011 e 2016, com os episódios especiais e alternando o catálogo de temporadas neste período.

Atualmente, no Brasil, apenas o spin-off Torchwood está por enquanto disponível na Netflix.

Looke

Desde 2016 até agora, outra plataforma on-line de vídeos para aluguel é a brasileira Looke, que dispõe as 9 primeiras temporadas da série moderna e os especiais de Natal de 2005 a 2013, além do especial de 50 anos. Porém, não estão no catálogo os especiais de Natal referentes às 8ª e 9ª temporadas, nem os imprescindíveis especiais do último ano do 10º Doutor (entre as 4ª e 5ª temporadas), que inclui a regeneração.

 

Textos: Djonatha Geremias (Universo Who)

Djonatha Geremias News Translator

Não sou Colônia Sarff, mas vivo caçando notícias sobre Doctor Who, com ajuda do Circuito de Tradução da TARDIS. Jornalista cultural, escritor catarinense, roteirista de série e whovian de alma. Para ler todas minhas postagens, clique aqui.

  • Eduardo

    novembro 24, 2017 #1 Author

    Ainda vai ter a série dublada no Brasil?

    Responder

    • Djonatha Geremias

      novembro 24, 2017 #2 Author

      Só o que o SyFy já trazia (da 5ª à 10ª temporada, sem o especial de Natal), e os boxes de DVDs e Blu-Rays nas livrarias.

      Responder

  • lima

    novembro 25, 2017 #3 Author

    repetir. basta! só querem repetir.bbc que renove!

    Responder

  • Ana Caroline Arimathea

    novembro 25, 2017 #5 Author

    Cada dia mais complicado acompanhar essa serie maravilhosa dentro da legalidade

    Responder

  • Rafaela

    novembro 25, 2017 #7 Author

    Eles querem combater a pirataria mas não ajudam tbm, ainda bem que ao menos temos o Universo Who pra podermos acompanhar a série!

    Responder

  • Rene LC

    novembro 25, 2017 #9 Author

    “Suposto” desinteresse da BBC?!?!

    O desinteresse da BBC, não só pelo Brasil como por toda América Latina é público e notório, tanto que encerraram o canal “BBC-LA”, que apresentava vários programas muito bons dentre os quais eu até acompanhava alguns, por esse “BBC Earth” que ninguém assiste pois os programas são muito chatos e há canais sobre natureza muito mais interessantes.

    Aliás, no que diz respeito a desições equivocadas, a BBC é campeã e quem acompanha a história de DW desde o começo sabe disso. Vale mencionar, por exemplo, que houve pouco interesse no lançamento da série clássica logo nos primeiros episódios, que durante toda a série clássica houve grande restrição no orçamento e que perderam as fitas de muitos episódios da clássica.

    Responder

    • Djonatha Geremias

      novembro 25, 2017 #10 Author

      “Suposto”, neste caso, porque por ora só temos a versão do SyFy sobre essa história. Sobre a América Latina, melhor falar só América do Sul, porque no México Doctor Who é muito presente. Aliás, é o país da América Latina de maior interesse da BBC.

      Responder

  • Adriano Cardoso

    novembro 25, 2017 #11 Author

    É uma pena, mesmo sem assistir a série pelo canal me entristece muito essa notícia, pois eu sei que muitos fãs começaram a assisti-la através do SyFy. Nos resta aguardar os próximos episódios desta história e torcer que tudo acabe bem para o fandom brasileiro.

    Só uma correção, a Netflix exibia a série completa, incluindo os especias, tanto que certa vez eles pularam os especiais da 4ª temporada, mas após os fãs reclamarem no facebook eles prontamente pediram desculpas e adicionaram os episódios que faltavam, fazendo com que a série ficasse completa da 1ª à 8ª temporada incluindo todos os especias.

    Responder

  • Thyago

    novembro 25, 2017 #14 Author

    Só uma informação: A Amazon Prime nao libera doctor who no Brasil. Pra assistir precisa de vpn pra Inglaterra

    Responder

  • jose mauricio

    novembro 26, 2017 #16 Author

    O Começo do fim,bye Jodie.

    Responder

    • Djonatha Geremias

      novembro 26, 2017 #17 Author

      “Tudo termina, e é sempre triste. Mas tudo sempre recomeça também, e isso é sempre feliz” (12º Doutor)

      Responder

  • Guilherme

    novembro 30, 2017 #18 Author

    Só faltou mencionar a Coleção Oi plataforma de vídeos on-line da Operadora Oi que é acessada pelo site do Oi Play e distribui as 9 temporadas de Doctor Who, é um serviço novo e tem pouca coisa ainda está sendo o serviço mais rápido pra adicionar as novas temporadas da série, assim que a 9ª temporada ficou disponível pra compra física e digital no Brasil tbm ficou disponível pra consumo On-demand na Coleção Oi. Só falei pq é uma coisa curiosa que eu tenho quase certeza que pouquíssimos Whovians sabem. PS: Contem os especiais da série e recentemente eles atualizaram a foto que a clica pra acessar a série para uma do Capaldi e a Bill da 10ª temporada no app Oi Play pra iOS e Android, no site continua uma do Capaldi e a Clara (até a data em que eu enviei essa a mensagem ainda não chegou no serviço a 10ª temporada mas isso pode ser algum sinal hehehe…) Site pra http://www.oiplay.tv/1015488950000-doctor-who que da direto na série na Coleção Oi, disponível para assinantes da Banda Larga Oi ou Oi Tv. Espero ter ajudado com essa informação 🙂

    Responder

    • Djonatha Geremias

      novembro 30, 2017 #19 Author

      Olha só, eu não conhecia… Alguém da Oi precisa melhorar essa área de marketing e publicidade. Hahaha. Vou pesquisar certinho e depois atualizo essa listagem. Obrigado pela dica e pela explicação, Guilherme. Allons-y!

      Responder

  • Guilherme

    dezembro 1, 2017 #20 Author

    Tbm concordo, precisam atualizar o Marketing disso urgentemente pq eu mesmo tenho acesso a esse serviço e nem sabia antes, imagina minha alegria quando descobri essa preciosidade escondida, agora que eu faço minhas maratonas eu me vi no dever de partilhar essa informação com os meus colegas Whovians que perderam o Syfy! #ForçaWhovians Allons-y! 🙂

    Responder

    • Djonatha Geremias

      dezembro 1, 2017 #21 Author

      Uau! Me conta se está funcionando tudo direitinho! Quais são as limitações e tals…

      Responder

      • Guilherme

        dezembro 4, 2017 #22 Author

        Bem, a Coleção Oi é o Streaming da Operadora Oi que foi lançado no inicio desse ano e pode ser acessado pelo site (www.oiplay.tv), aplicativo Oi Play (iOS e Android) ou receptor da Oi Tv pelo controle remoto e por enquanto está disponível para os assinantes da Banda Larga da Oi ou da Oi Tv, já vem gratuitamente nos planos novos desse ano de internet, tv ou combo, e quem tem um plano antigo sem o Oi Play pode assinar a Coleção Oi por R$ 9,99 por mês, o serviço é novo e tem um catálogo pequeno mas já tem séries atualizadas principalmente da inglesa BBC e da norte americana ABC e as vezes filmes novinhos podem chegar e ficar por um curto tempo disponível, tipo bem curto mesmo, rápidão vai embora. No caso de Doctor Who, por enquanto tem as 9 temporadas completas + especiais e só está disponível no áudio Original com opção de legenda em Português (todo catalogo da Coleção Oi é com áudio original e com opção de legenda em português). Quanto ao funcionamento, eu particularmente tenho um problema pra assistir pelo site Oi Play, o player fica travando muito comigo pra carregar o vídeo, pelo menos tá acontecendo isso comigo, acho que é por isso que pelo site no computador dá pra tirar o carregamento do automático e escolher a qualidade de imagem do vídeo, mas alguns conteúdos só carrega em HD se deixar no automático pq só aparecem opções de carregamento em SD, já pelo aplicativo pra iOS ou Android, não dá pra escolher a qualidade dos vídeos mas eles reproduzem sem problemas problemas comigo, rodam perfeitamente, então eu costumo assistir Doctor Who pelo app do Oi Play e a limitação que tem é que são de 5 janelas em simultâneo, ou seja, só 5 pessoas podem assistir ao mesmo tempo em uma conta, só da pra cria 5 perfis diferentes e pelo menos por enquanto só clientes dos planos antigos da Oi podem assinar (nos planos novos a Coleção Oi já vem incluso com a internet ou a Tv da Oi). Não sei se a operadora tem planos de liberar pra quem não é cliente poder assinar, como a Claro faz com o Claro vídeo dela. Uma observação, quando a 9ª temporada chegou ao brasil em agosto em mídia digital pelo Looke pra compra e aluguel, chegou na Coleção Oi pra consumo On Demand, eu até assustei quando vi que já podia assistir e maratonar a 9ª temporada. Espero ter ajudado com essas informações, fiz toda uma pesquisa mais oq eu já sabia usando o serviço, se tiver alguma duvida pode perguntar. #Fantastic 🙂

        Responder

  • Renan

    dezembro 3, 2017 #24 Author

    Já pensou se esses direitos vão pra Globo? Vão fazer tipo um sessão da tarde e estragar tudo como sempre fazem! Kkkkkk ^-^

    Responder

    • Djonatha Geremias

      dezembro 4, 2017 #25 Author

      Imagina a tradução do nome da série… “Doutor do Tempo” ou “Doutor Quem Mesmo?”

      Responder

  • mofFAT

    dezembro 4, 2017 #26 Author

    “memes tristes” é um paradoxo hahah
    Valeu por tudo ,SyFy! o/

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *