Companions são pessoas que acompanham o Doctor em suas aventuras. Não necessáriamente da Terra ou humanos, eles podem vir de qualquer lugar e era, variando em sexo, idade e raça. Beware of the spoilers!

Classic!Who

 

Jamie

James Robert “Jamie” McCrimmon, era um escocês das Terras Altas do século XVIII que viajou com o Segundo Doctor, Polly Wright, Bem Jackson, Victoria Waterfield e Zoe Hariot. Ele também teve aventuras com o Brigadeiro Lethbridge-Stewart, o Sexto Doctor e Peri Brown.

  • Jamie e o Doctor

Jamie viajou com o Doctor durante a maior parte de sua segunda regeneração. Suas jornadas começaram logo após a regeneração do primeiro para o segundo, e continuaram até os Time Lords sentenciarem o Doctor à um exílio na Terra. Jamie, então, foi levado de volta para a Escócia do século 18 pelos Time Lords, com todas as lembranças, exceto sua primeira aventura com o Doctor, apagadas.

Jamie conheceu o Doctor na derrota inglesa da Rebelião Jacobita, na Batalha de Culloden, em 16 de abril de 1746. Depois de ser capturado com seus companheiros, Jamie conseguiu escapar e seguiu, incerto, o Segundo Doctor, Bem Jackson e Polly Wright até a TARDIS.

Ele tentava entender as novas experiências em termos do século XVIII, racionalizando todas as maravilhas que encontrava, o que o ajudava a compreendê-las melhor.

Apesar de nunca ter admitido, ele mostrava ter sentimentos por Victoria Waterfield, uma garota órfã que ele e o Doctor resgataram durante uma de seus confrontos contra os Daleks. Ele sempre se mostrava protetor em relação á ela e a defendia contra qualquer perigo.

  • Partida

Quando o Doctor pediu aos Time Lords para interceder com o retorno das vítimas dos War Lords, Jamie implorou ao Doctor para fugir de sua sentença na TARDIS, mas se entregou quando eles não puderam, prometendo ao Doctor que jamais o esqueceria. Um tribunal de Time Lords disse ao Doctor que eles mandariam Jamie a Zoe de volta para suas respectivas casas e que alterariam ambas suas memórias, permitindo a eles que apenas suas primeiras aventuras com o Doctor permanecessem intactas, mas não as viagens com o Doctor na TARDIS. O mesmo assistiu Jamie, agora de volta em 1746, na Batalha de Culloden, tentando lembrar, confuso, de onde estava.

 

Jo Grant

Josephine “Jo” Grant, era uma civil empregada pela UNIT e companheira do Terceiro Doctor. O Brigadeiro Lethbridge-Stewart decidiu que ele poderia servir ao Doctor como sua companheira de pesquisa durante seu exílio na Terra. Jo recebeu seu emprego na UNIT graças ao seu tio, que tinha conexões com as Nações Unidas.

  • Jo e o Doctor

Josephine conheceu o Doctor quando o Master tentava conquistar a Terra usando a Nestene Consciousness, e, apesar de o Doctor ter inicialmente rejeitado-a, dizendo-a ser incompetente cientificamente, o Brigadeiro estava correto ao dizer que o que o Doctor precisava era “de alguém para lhe dar os tubos de teste e dizer o quão brilhante você é”. Jo provou seu valor, e depois disso, ela e o Terceiro Doctor tornaram-se praticamente inseparáveis.

Em certa aventura, ela foi confundida com uma princesa da Terra e conseguiu que ela e o Doctor entrassem em uma Câmara de Conferência no planeta Peladon. O Rei Peladon, encantou-se e a propôs em casamento, e, apesar de, durante o tempo em que ela e o Doctor estavam em Peladon, ela ter criado certa afeição pelo Rei, ela decidiu retornar para a Terra.

Ela foi também uma das primeiras pessoas a presenciar um encontro entre encarnações diferentes do Doctor. No fim dessa aventura, como um agradecimento ao mesmo, os Time Lords retiraram sua sentença, liberando-o do exílio na Terra.

  •  Saída

Enquanto o Terceiro Doctor visitava Metebelis III sem ela, Jo foi para a vila galesa de Llanfairfach para conhecer o ativista e micologista, Professor Clifford Jones, a quem ela sempre admirou. Cliff morava em Wholeweal, uma comunidade alternativa, onde ele seguiu com seus estudos sobre cogumelos. A independência de Jo magoou o Doctor, o fazendo agir de maneira infantil.

No curto período em que a UNIT ficou em Llanfairfach, Jo e Cliff se apaixonaram. Ele a lembrava de uma versão mais nova do Doctor. Jo concordou em casar com ele e deixou a UNIT. O Doctor ficou devastado pela partida da amiga e foi embora sozinho, depois de presentear Jo com um cristal azul de Metebelis III.

Sarah Jane Smith

Sarah Jane Smith era uma jornalista investigativa, que viajou com o Doctor durante sua Terceira e Quarta encarnações. Ela, mais tarde, se reuniu novamente com o Décimo Doctor e compartilhou algumas aventuras com o mesmo e seu sucessor. Sarah Jane encontrou, no total, sete encarnações do Doctor: as mencionadas acima, e o Primeiro, Segundo e Quinto Doctors. Graças a suas experiências com o Doctor, foi confiada a ela a tarefa de proteger a Terra contra aliens hostis e ajudar os pacíficos, aventuras as quais ela dividiu com jovens companheiros ou família.

  •  Sarah Jane e o Doctor

Durante seu período trabalhando para a revista Metropolitan, Sarah se disfarçou de uma virologista para se infiltrar em um prédio da UNIT onde vários cientistas tinham desaparecido. Lá ela conheceu o Brigadeiro Lethbridge-Stewart e o conselheiro não pago da UNIT, o Terceiro Doctor. Desconfiada das atividades do Doctor, Sarah Jane entrou clandestinamente na TARDIS. Ela tinha 23 anos nesse período, de acordo com ela mesma.

  •  Com o Terceiro Doctor

Sarah Jane e o Doctor compartilharam várias aventuras na Terra e outros planetas. Com ele, ela conheceu o Brigadeiro, o Capitão Mike Yates e o Sargento Benton, da UNIT.

O Terceiro Doctor se regenerou após sua exposição à radiação da caverna do Great One em Metebelis III. Moribundo, com sua TARDIS perdida no Vórtice Temporal, o Doctor deixa Sarah Jane e o Brigadeiro à sua espera por três semanas. Sarah acreditava que ele tinha morrido, mas o Brigadeiro manteve esperança. Eles viram a TARDIS chegar ao QG da UNIT e presenciaram a regeneração.

  •  Com o Quarto Doctor.

Junto de outro companheiro humano, Harry Sullivan, Sarah Jane e o Doctor viajaram pelo tempo e o espaço em busca de novas aventuras. O Doctor, em sua nova encarnação, tinha menos interesse na Terra, mas uma relação mais próxima com Sarah Jane.

Em Nerva Beacon, ela encontrou uma espécie similar a certos insetos, conhecida como Wirrn. Ela também esteve em Skaro, durante a criação do Daleks e a tentativa do Doctor de evitá-la. Eles retornaram, então, para Nerva Beacon, vários milênios antes de sua primeira visita e lá encontraram os Cybermen.

  •  Partida

Depois de várias aventuras, o Quarto Doctor foi convocado de volta a Gallifrey, sua terra natal. Ele disse a ela que eles tinham de se separar, porque humanos não eram permitidos no planeta, apesar do fato de eles já terem aparecidos juntos diante do Alto Conselho, em Gallifrey.

Dando o fato que ela já tinha estado em Gallifrey, assim como outros humanos como Jamie e Leela, não ficou claro se o Doctor estava ou não falando a verdade. Mesmo com a confirmação disso pelo Décimo Doctor, outras explicações são plausíveis. Uma delas diz que a razão verdadeira pela qual ele abandonou Sarah Jane, foi porque achava que ela estava ficando por demais desligada a sua vida na Terra, e tinha em mente o bem dela.

Seja lá a razão verdadeira, o Quarto Doctor eventualmente a levou de volta ao Reino Unido. Ele tentou deixá-la próximo ao seu apartamento em South Croydon, mas, por acidente, a deixou em Aberdeen, no sul da Escócia.

  •  Reunião com o Décimo Doctor

Em 2007, Sarah Jane investigou estranhos acontecimentos acerca da Deffry Vale High School, levando-a ao seu encontro com o Doctor em sua décima encarnação. Ela conheceu a companheira atual do mesmo, Rose Tyler, e depois de certa amargura e ciúmes, se afeiçoou com a jovem. Depois de tudo ter se resolvido, Sarah Jane recusou o convite de se juntar a Rose e o Doctor na TARDIS, mas ajudou a convencer o mesmo a levar Mickey Smith como companheiro.

Leela

Leela era uma guerreira dos selvagens Sevateem, uma tribo de humanos regressos. Ela se juntou ao Quarto Doctor em suas viagens e, com ele, lutou por boas causas. Ela sabia pouco da tecnologia e estava constantemente impressionada com as coisas ao seu redor e as aventuras que encarava. Leela nunca perdeu seu instinto primário e era sempre rápida a atacar durante seu tempo com o Doctor.

Ela deixou o Doctor depois de se apaixonar por Andred, um membro da Guarda Chancelaria em Gallifrey e escolheu ficar lá e viver com ele. K9 decidiu ficar com ela também.

  • Com o Doctor

Leela, filha única de Sole, era uma das Sevateem (nome corrompido, originalmente “survey team” ou time de pesquisa), descendentes da expedição Mordee. Como armas, Leela preferia facas e espinhos de Janies, que causavam paralisia e morte.

Leela profanou o deus dos Sevateem, Xoanon. Seu pai morreu ao tentar completar um ritual chamado “Teste de Horda” em seu lugar. Ela encarava o exílio quando conheceu o Doctor, que se assemelhava a figura mítica dos Sevateem, o Evil One. Ele tinha visitado o mundo de Leela anteriormente e concertado o computador da expedição de Mordee, Xoanon, e esqueceu de retirar sua personalidade do mesmo. O conflito entre a personalidade do Doctor e Xoanon o levou a loucura, fazendo com que ele adquirisse dupla personalidade. O Doctor restaurou a sanidade de Xoanon e, quando ele se preparava para deixar o planeta, Leela o conheceu e pediu para viajar com ele. Ele recusou, mas ela entrou correndo na TARDIS e eles partiram juntos, depois de Leela ter, acidentalmente, ativado a desmaterialização da TARDIS.

Leela era primitiva, mas muito inteligente. Apesar das tentativas do Doctor de “civilizá-la” e reeducá-la, ela continuava com seus jeitos selvagens. Ela traduzia idéias avançadas para termos que ela podia entender. Ela costumava se vestir em peles de animais e sempre andava armada com uma faca e não hesitava em usá-la, apesar da desaprovação do Doctor.

Romana

Romanadvoratrelundar foi uma Time Lady designada a ajudar o Quarto Doctor na sua busca pela Key to Time. Romanadvoratrelundar soou como um único e longo nome quando ele se apresentou ao Quarto Doctor. Ele pareceu ter problemas para pronunciar o nome todo e rapidamente encurtou-o para “Romana”.  Ela ficou com o Doctor muito tempo depois da missão e foi com ele ao E-Space. Mais tarde, ela virou Lady Presidente dos Time Lords de Gallifrey, cargo no qual permaneceu até o começo da Last Great Time War.

  • Com o Doctor

Romana I

Romana conheceu o Doctor pela primeira vez quando era uma jovem (tinha apenar 139 anos) e inexperiente Time Lady. Ela tinha um ar aristocrático e uma personalidade que não sempre se dava bem com a do Doctor.

O White Guardian mandou Romana para ajudar o Doctor e K9 Mark II a achar a Key to Time e foi nessa missão que ela visitou a Terra pela primeira vez.

Romana II

Após o fim da missão, o Doctor instalou um randomiser (uma espécie de shuffle) na TARDIS, para escapar da fúria do Black Guardian. O resultado disso era que os viajantes não saberiam onde a máquina se materializaria em seguida. Romana se regenerou para uma nova encarnação, por capricho, adotando as feições da Princesa Astra de Atrios. Uma aventura em Skaro veio em seguida, durante a qual Romana encontrou os Daleks. Nessa encarnação, ela viajou com o Doctor e K9. Deixando o randomiser em Argolis, os três acidentalmente passaram por um CVE, para um universo chamado E-Space. Lá encontraram Adric, que entrou clandestinamente na TARDIS, e todos os viajantes combateram o Great Vampire, um antigo inimigo dos Time Lords. Romana e o Doctor, então, se separaram quando ela decidiu permanecer no E-Space com K0 e ajudar os escravos Tharils a lutar por sua liberdade. O Doctor e Adric partiram de volta para N-Space, o Universo nativo do Doctor.

Adric

Adric foi companheiro do Doctor em sua quarta e quinta encarnação. Ele cresceu em outro universo e foi um clandestino na TARDIS, antes de ser formalmente aceito. Ele morreu tentando impedir que uma nave caísse na Terra. A explosão que destruiu a nave e matou Adric, levou a extinção dos dinossauros.

Adric nasceu no planeta Alzarius, em um universo paralelo no 32º século. Ele foi classificado como Elite e tinha uma insígnia de ouro por sua excelência em matemática. Ele se escondeu na TARDIS até ser descoberto pelo Quarto Doctor e Romana.

Depois que Romana saiu, Adric e o Doctor começaram a viajar juntos. Eles deixaram o E-Space e voltaram ao universo do Doctor, que tinha começado a gostar verdadeiramente de Adric. Logo depois eles foram para Traken e conheceram Nyssa. Juntos, salvaram Traken do Master e devolveram a Keepership ao seu herdeiro legítimo.

  •  Com o Quinto Doctor

Imediatamente após a regeneração do Doctor, Adric foi seqüestrado pelo Master e mantido prisioneiro na teia de Hadron. O Master planejava usar a inteligência matemática de Adric para produzir sua própria versão do Block Tranfer Computations. Com seu poder, o Master transformou a cidade de Castrovalva em uma armadilha para o Quinto Doctor. Porém, o Doctor viu além do plano do Master e resgatou Adric. Sem o mesmo na teia, a cidade começou a desmoronar. O Doctor, Adric e Nyssa escaparam, mas o Master aparentou ter sido destruído na cidade.

O relacionamento de Adric com o Doctor deteriorou após a regeneração do quarto para o quinto e depois de Tegan e Nyssa começaram a viajar com eles na TARDIS. Adric acreditava que as garotas eram um empecilho no seu relacionamento com o Doctor, e tinha também, uma preferência óbvia pela quarta encarnação do mesmo.

Frustrado com sua falta de jeito e competição, ele lutou para se fazer útil na TARDIS. Finalmente, ele disse ao Doctor que queria voltar para o E-Space, mas, após mostrar os cálculos necessários para seu retorno, ele admitiu que gostaria de permanecer na TARDIS. Ele foi pego em um plano falho dos Cybermen para bombardear a Terra com o cargueiro Briggs. Adric deu sua vida ao permanecer a bordo da nave a cair. Com Adric a bordo, a nave caiu no Período pré-histórico, causando a extinção dos dinossauros.

Logo antes de se regenerar, a última palavra dita pelo Quinto Doctor foi “Adric?”.

Ace

Dorothy Gale “Ace” McShane foi uma companheira do Sétimo Doctor. Ela era humana, do fim do século 20, nativa de Londres. Teve uma existência difícil na Terra antes de conhecer o Doctor, tendo sido uma adolescente perturbada por suas experiências traumáticas, mas não deixava de ser inteligente, sendo particularmente boa em Química.

Apesar de parecer durona, Ace é muito insegura e tem vários medos. Sua arma de escola (coisa que o Doctor desaprovou, mas confirmou achar útil em algumas ocasiões), é um forte explosivo chamado “Nitro-“, que ela carregava consigo em sua mochila.

  • Ace e o Doctor

Ela conheceu o Sétimo Doctor enquanto ele viajava com Mel, outra companheira. Mas quando Mel decidiu deixar o Doctor depois da Batalha de Kane, ele ofereceu a Ace um lugar na TARDIS e ela aceitou de bom grado.

Ace chamava o Doctor de “Professor” e estava convencida que precisava protegê-lo, coisa que fazia com uma lealdade incrível. Em troca, o Doctor criou um interesse especial na educação da garota, levando-a através do universo e estimulando-a a procurar explicações ao invés de simplesmente lhe dizer as respostas.

Ela lutou contra os Daleks e conheceu Dravos em 1963. O Doctor a forçou a encarar seus demônios, levando-a a uma casa que ela queimou, um século antes disso acontecer. Lá esta descobriu uma presença na casa de Entidade conhecida como Luz, que foi o que ela sentiu ao desejar queimar a casa.

  • Partida

A razão pela qual Ace deixou o Doctor não foi esclarecida na série, que foi cancelada nesse período. Ao fim da série, ela ainda estava com o Doctor em busca de aventuras, mas fontes não canon (que não estão na série), dão vários motivos para a saída da garota.

Sabe-se que, durante uma busca pelas antigas companheiras do Doctor, Sarah Jane Smith (em SJA) descobriu que “uma Dorothy alguma coisa” vivia bem e tinha fundado uma companhia chamada “A Charitable Earth”, cujas iniciais formam a palavra “Ace” e que em 2010, a empresa tinha levantado bilhões de libras.

New!Who

 

Rose

Rose Marion Tyle foi a primeira companheira da nona encarnação do Doctor e a primeira companheira da décima encarnação. Ela ficou presa em um universo paralelo, antes de retornar para seu próprio, apenas para ser mandada de volta ao paralelo pelo Doctor com outra versão dele mesmo. Ela teve uma relação próxima e romântica com ambas a Nona e Décima encarnações do Doctor.

  •  Com o Doctor

Seu primeiro encontro com o Doctor aconteceu logo após a meia noite do dia 1 de Janeiro de 2005. Enquanto ela andava de volta para casa, Rose encontrou o Décimo Doctor, que morria de excesso de radiação. Confundindo-o com um bêbado, ela perguntou se ele estava bem e disse-lhe a data, quando ele perguntou. O Doctor disse a ela que 2005 iria ser um ano excelente para ela. Sorrindo, Rose seguiu seu caminho.

Rose conheceu o Doctor novamente em 2005, no começo da nona encarnação dele, quando ele a salvou de um ataque de Autons na loja Henrik’s em que ela trabalhava. Depois de voltar para casa, ela pesquisou na Internet sobre esse homem estranho e achou um “especialista” que tinha mantinha certos arquivos sobre as aparições do Doctor na Terra. Ela procedeu a ajudá-lo a achar e derrotar a Nestene Consciousness, que controlava todos os Autrons da cidade e procurava explorar o planeta. Primeiramente, ela recusou o convite dele, mas depois que ele foi embora, apenas para retornar alguns momentos depois e mencionar que a TARDIS também viajava pelo tempo, ela aceitou e fugiu com ele.

Com o Nono Doctor

Em sua primeira viagem, Rose presenciou a destruição da Terra. Mais tarde, ela encontrou um Dalek pela primeira vez. Na Segunda Guerra mundial, em Londres, Rose e o Doctor conheceram o Capitão Jack Harkness, um ex Agente do Tempo do século 51 que os acompanhou na TARDIS por alguns episódios.

No momento em que Rose entrou na TARDIS, a frase “Bad Wolf” (Lobo Mau) os seguiu por todo o Universo. Após a descoberta do plano dos Daleks de invadir a Terra, o Doctor, acreditando que sua morte estava próxima, mandou Rose de volta a sua era. Vendo as palavras “Bad Wolf” ao redor de sua casa, Rose percebeu que ela era crucial para o plano e a sobrevivência do Doctor e tinha que voltar. Ela arrombou as portas da TARDIS e olhou para o coração da máquina, o que permitiu que ela virasse o Bad Wolf. Transformada em uma figura com poderes extraordinários, ela destruiu a frota dos Daleks, trouxe o Capitão Jack de volta a vida e espalhou as palavras “Bad Wolf” pelo universo, com o intuito de guiá-la até aquele momento.

Mas ao olhar no coração da TARDIS, ela sem saber, absorveu o Time Vortex, que a destruiria aos poucos. O Doctor, então, absorveu o Time Vortex ao beijá-la, sacrificando sua nona encarnação e se regenerando diante de Rose.

Com o Décimo Doctor

O Doctor recém regenerado conseguiu guiar a TARDIS até o distrito Powell, na véspera de Natal de 2006, antes de entrar em um coma pós-regenerativo. Rose, aflita com a transformação, afirmava que o Doctor tinha abandonado-a, deixando-a com a mãe e Mickey Smith para enfrentar os Sycorax sozinhos. Tudo ficou bem quando o Doctor acordou e derrotou os Sycorax.

O namorado de Rose, Mickey Smith, os acompanhou em algumas aventuras, mas decidiu ficar em um universo alternativo onde sua avó ainda estava viva, assim como o pai de Rose.

  • Partida

Durante a batalha de Canary Wharf, no Instituto Torchwood, Rose se recusou a deixar o Doctor sozinho, ficando com ele para ajudá-lo a derrotar o perigo. Ela quase se sacrificou para assegurar que os Daleks e Cybermen fossem sugados de volta ao Void, mas, graças a um resgate em cima da hora de Pete Tyler, do universo alternativo que o Doctor chamou de Mundo do Pete. Rose sobreviveu, mas foi separada do Doctor permanentemente, pelo que pareceu.

Mas, ela mais tarde retorna após ter encontrado Donna no seu universo paralelo no episódio Turn Left, para avisar e ajudar o Doctor e seus companheiros a combater a invasão dos Daleks, mas ao fim da aventura, ela volta para o Mundo do Pete com o clone do Décimo Doctor, que foi exilado àquele universo pelo mesmo pelas suas ações.

Martha

Dr. Martha Jones ( Martha Smith-Jones, depois de casar-se com Mickey Smith) era uma britânica caçadora autônoma de alienígenas. Ela começou sua carreira como uma estudante de medicina, antes de se tornar a companhia do Décimo Doctor, e depois uma oficial médica da UNIT. Ela também trabalhou brevemente com Torchwood 3.

  • Com o Doctor

Em 2008, Martha estava trabalhando no Royal Hope Hospital, quando ele foi transportado para a lua pelos Judoon. Calmamente enquanto todos ao redor dela entraram em pânico, Martha trabalhou com o Décimo Doctor, que fingia ser um paciente chamado John Smith, para rastrear a Plasmavore “Florence Finnegan”, a quem os Judoon estavam procurando. Enquanto o oxigênio no hospital se esvaía, Martha deu seus últimos suspiros para ressuscitar o “clinicamente morto”  Doctor, que havia frustrado o plano de Florence. Os Judoon devolveram o hospital para a Terra. Naquela noite, depois de outra discussão de família na festa do irmão dela (Leo), Martha, completamente curada, foi abordada pelo Doctor, que revelou que ele era um Time Lord e a convidou a se juntar a ele em uma única viagem através do tempo e espaço na TARDIS, embora ele sempre acabasse estendendo essa “única viagem”.

Mesmo tendo prometido a Martha apenas uma aventura, ela continuou com o Doctor, tornando-se sua fiel companheira, mesmo sabendo que seus sentimentos por ele não eram correspondidos.

Após várias aventuras envolvendo Shakespeare, The Face of Boe, Weeping Angels, entre outros, ela e o Doctor fizeram um pit-stop em Cardiff, para reabastecer a TARDIS. O Doctor, então, vislumbrou seu ex-companheiro de viagens, Capitão Jack Harkness, que corria em direção á máquina do tempo, e apressou-se em sair de lá. Mas, a TARDIS, em uma tentativa de fugir do Capitão, que tinha se agarrado ao seu exterior, os levou ao fim do universo, no planeta Malcassairo. Lá eles encontraram os últimos humanos e o Professor Yana. Martha notou que o mesmo tinha um relógio parecido com o Chameleon Arch do Doctor e o convenceu a abri-lo. Ao fazer isso, Professor Yana foi transformado de volta no Master, o arquiinimigo do Doctor e fugiu na TARDIS.

Martha, Jack e o Doctor, então, usaram o Vortex Manipulator de Jack para voltar a Terra no século 21, e conseguiram chegar no dia após a eleição de Harold Saxon a Primeiro Ministro. Quase imediatamente eles descobriram que Harold Saxon era, na verdade, o Master disfarçado, que estava vivendo na Terra por meses desde sua fuga de Malcassairo. Ele tinha manipulado a família de Martha desde que ela tinha se tornado companheira do Doctor e prendeu seus pais e sua irmã mais velha. Seu irmão mais novo, porém, conseguiu escapar.

Quando sua família, Jack, e o Doctor foram feitos prisioneiros no Valliant, Martha se teleportou de volta à Terra com a missão de derrotar o Master.

  • O Ano que Nunca Foi

Martha sabia o que ela tinha que fazer: Espalhar a palavra do Doctor. Nas suas viagens, ela visitou as ruínas de New York City, campos de fusão na China e poços tóxicos na Europa, onde ela conheceu Calvin, o filho do Brigadeiro. Ela foi internada em um campo de concentração no Japão. Depois de um ano viajando ao redor do mundo, ela conheceu o membro da resistência, Tom Milligan. Ela passou um ano na Terra dizendo a todos para pensar no Doctor em um momento específico, e então o Master poderia ser derrotado. Esse plano funcionou; o Doctor retornou a sua forma original e o Master foi morto por sua esposa, Lucy Saxon. Como resultado da destruição da Maquina de Paradoxo do Master, apenas Martha, sua família e as pessoas a bordo da Valiant mantiveram suas memórias daquele ano com o Master.

Embora o Doctor quisesse que ela continuasse com ele, ela sentiu que sua família precisava mais dela. Ela também precisava se livrar do que, a seu ver, era uma relação doentia em que ela tinha esperanças que o Doctor finalmente a notaria. Ela permaneceu na Terra para completar seu treinamento como médica. Para se manter em contato, ela deu ao Doctor seu “Superphone” e disse que ela ligaria se precisasse dele. O Décimo Primeiro Doctor depois se sentiu culpado pela maneira que a tratou durante o tempo em que eles viajaram juntos.

Martha se mudou para New York depois de ser promovida ao cardo de Diretora Médica, no Project Indigo, um dispositivo de teleporte usado com tecnologia recuperada dos Sontaran. Enquanto ela estava trabalhando na UNIT HQ em New York City, a Terra foi transportada à Medusa Cascade.

Quando os Daleks atacaram a base, General Sanchez ordenou marta a usar o Projeto Índigo para escapar e contatar o Doctor. Sanchez também deu à ela a Osterhagen Key e ordenou que usasse em caso de necessidade. Project Índigo, que nunca havia sido testado, teletransportou Martha para sua casa em Londres, onde ela se encontrou com sua mãe. Martha depois teorizou que suas emoções controlaram, mandando-a para casa.
Harriet Jones criou um sinal de nível baixo e contatou Martha, Torchwood e Sarah Jane Smith para auxiliar a Terra e combater os Daleks. Juntos eles contataram o Doctor e o convocaram para ajudar na luta contra os Daleks.

Sem ter certeza se o Doctor realmente viria, Martha decidiu usar a Osterhagen Key. Deixando sua mãe, ela se teletransportou para a uma base secreta da UNIT na Alemanha um dos vários pontos ativos da Osterhagen Key.

Martha e dois outros agentes da UNIT em outras localidades se prepararam para ativar o Osterhagen Project, mas primeiro ela contatou o Crucible, avisando os Daleks e Davros que ela preferia usar a chave para destruir a Terra do que deixá-la cair nas mãos deles. Eles a transportaram para o Crucible, de qualquer maneira. Lá, ela se juntou com o Doctor, Rose Tyler, Mickey Smith, Jackie Tyler, Jack e Sarah Jane. Depois da chegada de Donna e o Doctor Meta-Crise, eles derrotaram os Daleks e seus planos. Martha e os outros ajudaram Doctor a pilotar a TARDIS, rebocando a terra de volta para seu sistema solar.

Donna

Donna Noble (mais tarde Temple-Noble) foi uma companheira do Décimo Doctor. Apesar de ter origens comuns, assim como Rose, ela foi descrita pelo Doctor e Rose como a mulher mais importante em toda Criação. Donna salvou toda a Realidade dos Daleks e de Davros. Mas, para sobreviver ao estresse causado pela sua transformação em Doctor-Donna, todas suas memórias tiveram de ser apagadas pelo Doctor e ela foi trazida de volta a Terra por ele. Ela, mais tarde, causou com Shaun Temple.

Sua carreira consistia em estágios em vários lugares. De acordo com ela mesma, ela perdeu a invasão Sycorax porque estava de ressaca e a invasão Cybermen porque estava de férias na Espanha. Consequentemente, isso a deixou despreparada seu primeiro encontro com aliens.

  •  Com o Doctor

No seu casamento com Lance Bennet, na véspera de Natal de 2007, enquanto andava até o altar, Donna foi acidentalmente teleportada para a TARDIS. Vários Robot-Santas tentaram impedir que ela chegasse ao seu casamento em tempo, mas ela ainda conseguiu chegar a tempo de participar da recepção. Numa base secreta embaixo do Tâmisa, ela e o Doctor descobriram que Lance, seu noivo, tinha se unido a Imperatriz dos Racnoss, e que ele a estava envenenando com partículas Huon, o que causou com que ela tenha sido teleportada até a TARDIS. Ela, então, ajudou o Doctor a derrotar a Imperatriz e o convenceu a sair de lá a tempo, evitando a morte dele. Ela recusou sua oferta de viajar com ele.

Depois de ter aberto os olhos para o Universo, Donna não conseguiu voltar a sua vida normal. Ela tentou viver sem o Doctor, viajando em busca de agitação, mas não conseguiu. Quando isso falhou, ela resolveu ir atrás de investigar casos misteriosos, sabendo que o Doctor sempre ia atrás de problema.

Em 2009, ela finalmente o achou enquanto ambos investigavam as Indústrias Adipose. Depois de impedir o plano da Babysitter, ela começou a viajar com o Doctor e, ao contrário da maioria das companheiras, veio preparada para uma vida na TARDIS.

Depois de várias aventuras, em uma visita ao planeta Shan Shen, Donna foi distraída por uma cartomante, enquanto um Besouro do Tempo se acomodava em suas costas e mudava sua história. Ela nunca tomou a ação que a levaria a conhecer o Doctor, criando um universo paralelo. Nesse Universo Paralelo, Rose Tyler entrega uma mensagem a Donna para o Doctor e lá, Donna morre, restaurando a realidade. A sua versão na “timeline normal” mal lembrava a mensagem de Rose, mas no fim, deu ao Doctor a mensagem: “Bad Wolf”

Donna e o Doctor voltaram às pressas para a Terra em 2009, apenas para descobrir que tudo parecia bem, mas assim que pisaram de volta na TARDIS, a Terra desapareceu. Eles então correram para a Proclamação das Sombras para pedir ajuda. Eles rastrearam a Terra, junto com os outros 26 planetas desaparecidos até a Medusa Cascade. Mas quando o Doctor reencontrava Rose, ele levou um tiro de um Dalek e foi carregado de volta à TARDIS por Rose e Jack.

A TARDIS foi, então, levada a bordo do Crucible, com suas defesas e suas defesas foram desligadas. Donna acidentalmente se separou do Doctor, por motivos desconhecidos, quando a TARDIS não a deixou sair com os outros para se render aos Daleks. A energia regenerativa que estava guardada na mão do Doctor, ao ser tocada por Donna, criou um novo ser, uma espécie de clone do Décimo Doctor, mas que era meio humano e tinha aspectos da personalidade de Donna.

Quando Donna tentou usar o Catalisador de Inversão Biológica do clone do Décimo Doctor nos Daleks, Davros a eletrocutou. A Meta-Crise Biológica era um processo de dois lados e Donna tinha ganhado “A melhor parte do Doctor, sua mente”, criando a Doctor-Donna, citada na profecia dos Oods, que foi o que Davros acordou com seu ataque.

Ela usou seu intelecto recém-descoberto para desativar a Bomba de Realidade e desarmar os circuitos de controle dos Daleks. Ela ajudou a usar o Magnetron para por todos os 26 planetas de volta em seus lugares no universo.

  • Partida

Mas após ajudar o Doctor a exilar o Doctor Meta-Crise para o Mundo de Pete e dizer um último adeus a Rose, a mente de Donna sobrecarregou, como uma conseqüência da Meta-Crise Humano/Time Lord. Para salvar sua vida, o Doctor apagou todas as memórias de suas aventuras juntos.

O Doctor, então, a levou para casa, deixando seu avô e sua mãe com instruções estritas para não mencioná-lo jamais. A Donna que tinha salvado o Universo estava morte, cumprindo assim a profecia do Dalek Caan.

No Natal, o Master transformou todas as pessoas da Terra em versões dele mesmo, mas a parte Time Lord de Donna impediu que isso acontecesse com ela. Quando sua mente começou a sobrecarregar novamente, enquanto ela estava cercada de versões do Master, uma explosão de energia aparentemente regenerativa se manifestou, atacando todas as versões do Master ao seu redor e a deixando inconsciente.  O Doctor, então, disse ao Master e Wilfred “Você acha mesmo que eu deixaria minha melhor amiga sem um sistema de defesa?”.

O Doctor sempre se sentiria culpado pelo que aconteceu com Donna, pensando ser o responsável por “estragar sua vida”.

Amy

Amelia “Amy” Jessica Pond foi a primeira companheira do Doctor em sua décima primeira encarnação. Ela foi namorada e depois esposa de Rory Williams, um enfermeiro humano e mãe de River Song. Quando River se casou com o Doctor, Amy virou sua sogra.

Amy nasceu na Escócia em 1989. Seus pais, Augustus e Tabetha Pond, foram engolidos por uma rachadura na sua parede e ela foi criada pela sua tia Sharon, na pequena cidade de Leadworth, na Inglaterra.

  •  Com o Doctor

Amelia conheceu o Décimo Primeiro Doctor na Páscoa de 1996, quando sua TARDIS, danificada pela sua regeneração, caiu no jardim da garota. Ele ofereceu para levá-la com ele, mas, primeiro, para impedir o faseamento dos motores da TARDIS, ele tinha de fazer uma viagem rápida de cinco minutos ao futuro. Ela esperou ele voltar durante a noite inteira, mas ele nunca voltou. Ela esperou por ele durante 12 anos, sem saber que um criminoso multi-forma chamado Prisioneiro Zero estava escondido na sua casa.

O Doctor retornou em 2008, quando ela já se chamava de “Amy”, em uma tentativa de se distanciar do seu passado. Ela ajudou o Doctor a derrotar o Prisioneiro Zero, mesmo duvidosa. O Doctor, logo após, em um surto de felicidade, decidiu levar a nova TARDIS até a lua por alguns minutos para testar os novos motores, deixando Amy para trás. Ele retornou dois anos depois, na noite anterior ao casamento dela, fazendo novamente a proposta de levá-la com ele. Ela aceitou, com a condição de que precisaria retornar no dia seguinte, mas não mencionou o casamento.

No século 171, enquanto visitavam um museu, eles acharam uma Caixa Casa (similar a uma caixa preta de avião, mas que retorna para casa sozinha) com uma mensagem de River Song. Eles viajaram até o século 51 para resgatá-la e os três foram para Alfava Metraxis para ajudar a Igreja a derrotar um exército de Weeping Angels que a queda da nave Byzantium tinha acordado. Lá, Amy quase morreu graças ao Anjo Bob.

Após o trauma, Amy contou ao Doctor que ia se casar pela manhã e tentou seduzi-lo. O Doctor, então, pegou Rory e, para tentar reconciliar ele e Amy, levou-os a Veneza em 1580, onde eles encontraram e derrotaram os Saturnyn.

Em 2020, em Cwmtaff, Gales, Amy, Rory e o Doctor presenciaram o renascimento dos Silurianos e, após uma tentativa falha de formar uma aliança entre humanos e Silurianos, Rory foi morto e apagado do tempo, fazendo Amy perder todas as lembranças dele.

O Doctor, sentindo-se culpado pela morte de Rory, levou Amy a lugares incríveis. Em uma dessas viagens, eles conheceram Vincent Van Gogh, com quem ela formou um forte vínculo. Ela ficou profundamente triste quando, apesar dos seus esforços, ele se matou.

Amy conheceu River Song novamente, quando ela e o Doctor foram pegos em uma armadilha criada por uma Aliança de inimigos do Doctor em Stonehenge, no ano 102. Ela se reuniu com Rory, que tinha sido recriado a partir das memórias dela como um Auton. Todas as memórias dela retornaram, mas ele, sem querer, atirou nela.

O Doctor pôs Amy na Pandorica, onde ela ficaria em um estado constante, nem morta nem viva até ser ressuscitada por uma versão mais jovem dela mesma. Durante os 2000 anos em que ela ficou presa na Pandorica, Rory a manteve em segurança, arriscando a própria vida várias vezes.

Para salvar o Universo, o Doctor sacrificou-se ao pilotar a Pandorica até o coração da TARDIS que explodia no céu, sendo apagado do tempo.

Amy se casou com Rory. Na recepção do seu casamento, ela vislumbrou River Song e depois notou o diário da mesma na mesa e começou a lembrar detalhes do Doctor até se lembrar dele completamente e restaurou-o ao Universo. Ela, Rory e o Doctor, então, disseram adeus a Leadworth e partiram em busca de novas aventuras.

Amy manteve seu nome de solteira, e o Doctor começou a chamar Rory de “Mr. Pond”. Entretanto, com a intenção de acabar com sua crença nele, o Doctor chamou-a de Amy Williams pela primeira vez, para que ela pudesse deixá-lo sem problemas.

Após seu retorno á Terra, Amy e Rory receberam um convite azul TARDIS, e foram para Utah, no dia 22 de Abril de 2011. Lá eles se juntaram ao Doctor e River Song para um piquenique no Lago Silencio. Alguém vestido de astronauta atirou no Doctor, o matando.

Depois de queimar o corpo, Amy, Rory e River foram a um restaurante, onde encontraram uma versão mais nova do Doctor, que também tinha sido convidado, e convenceu ele a ir procurar uma versão mais jovem do quarto convidado em 1969.

Após três meses fugindo em 1969, Amy foi levada ao Doctor por Canton, o quarto convidado. Silence seqüestraram Amy e disseram-na que ela iria trazer o silêncio. O Doctor, com o intuito de salvar Amy e destruir o Silence, começou uma revolução contra eles e, após ter salvado Amy, os três voltaram a viajar.

Um tsunami solar mandou a TARDIS para o século 22 e lá, os três se envolveram em uma revolução Ganger, ajudando-os a atingir a liberdade. Durante esse tempo, Amy viu a Eyepatch Lady duas vezes, e na segunda contou ao Doctor, que disse ser apenas “time memory”.  Também contou ao Doctor sobre sua morte. Após o Doctor Ganger tem acabado com a revolução, o Doctor revelou a Rory e Amy, que ela era, e tinha sido durante muito tempo, um Ganger, e prometeu achá-la, destruindo seu corpo ganger. Ela acordou no asteróide Demon’s Run, prestes a entrar em parto.

Amy deu o nome de Melody a sua filha, em homenagem a sua melhor amiga, Mels. Melody foi levada por Madame Kovarian e substituída por uma Ganger como uma armadilha para o Doctor. Ele e Rory invadiram Demon’s Run com um exército e resgataram Amy, mas Kovarian levou o bebê. River, então, apareceu e contou a verdade ao Doctor e a Amy e Rory, dizendo que ela era Melody.

  •  Partida

Em uma prisão para um Minotauro, onde todos tinham um quarto com seu pior pesadelo, Amy achou o seu: seu ‘eu’ mais novo, esperando pelo Doctor. Para derrotar o Minotauro, o Doctor teve de destruir a fé que Amy tinha nele. Após isso, ele levou Amy e Rory de volta para a Terra e sua nova casa, pouco depois deles terem partido, para salvá-los.

Após a linha do tempo alternativa ter sido revertida, Amy estava sentada em seu jardim, ponderando sobre a morte de Madame Kovarian e do Doctor, quando River apareceu, recém chegada da queda do Byzantium e contou a verdade sobre a morte dele.

Rory

Rory Williams era namorado da Amy Pond, e mais tarde, marido. Ele se tornou a companhia do Décimo Primeiro Doctor, morreu e foi removido do universo pelo Campo Temporal.  Depois do “Segundo Big Bang” ele foi restaurado, casou-se com Amy e retomou viagem com ela e o Doctor. Durante esse tempo, sua filha, Melody Pond (que depois se torna River Song), nasceu. Quando o Doctor casou-se com River, Rory se tornou seu sogro.

  • Com o Doctor

Enquanto trabalhava no hospital em 2008, Rory percebeu alguns pacientes vagando pela aldeia enquanto eles deveriam estar em coma. Ele ajudou o Décimo Primeiro Doctor a derrotar o Prisoner Zero, depois assistiu ele avisar os Atraxi para deixar a Terra após eles terem ameaçado incinerá-la. Rory se tornou noivo de Amy e observou as teorias científicas mais recentes.

Em 2010, sem saber que Amy havia partido na TARDIS e passou dias longe de Leadworth, Rory teve sua festa de solteiro arruinada pelo Doctor, que foi buscá-lo para que Amy pudesse se focar na vida de viagens. O Doctor deu ao casal “férias românticas” para Veneza em 1580 como um presente de casamento. Eles encontraram Saturnyns que planejavam alimentar Veneza e repopular com a espécie deles. Rory defendeu Amy de Francesco, um Saturnyn que tinha gostado dela. O Doctor derrotou os Saturnyns e Rory concordou em continuar viajando com o Doctor depois que Amy o pediu para continuar.

Após uma tentativa frustrada de visitar o Rio, em 2020, Rory, Amy, o Doctor e alguns novos amigos impediram Silurianos renegados que viviam abaixo de Cwmtaff no País de Gales de matar a humanidade. Rory foi baleado e assassinado pelo líder militar deles, Restac, quando tentou proteger o Doctor do tiro. Ele foi engolido por uma falha no tempo próxima e apagado da realidade. Ele, mais tarde seria trazido de volta pela Consciência de Nestene como um Auton e voltaria permanentemente quando o Doctor “reiniciasse” o universo.

Em abril de 2011, eles receberam uma carta azul TARDIS que os mandava à America. Lá eles conheceram River Song e o Doctor que era uma duplicata Teselecta. Esse “Doctor” foi baleado por uma versão anterior da River, fingindo sua morte perante a Rory e Amy. Depois da sua suposta morte, o grupo falou brevemente com o Canton Delaware. Rory, Amy e a antiga River foram a um jantar onde eles conheceram uma versão mais jovem do Doctor, que tinha seu próprio convite. Durante o discurso da versão mais velha do Doctor sobre o espaço em 1969, Amy viu um dos Silents, Aliens que ocuparam a Terra por séculos.

Eles chegaram na Casa Branca em abril de 1969, onde eles conheceram Richard Nixon, juntamente com uma versão mais nova de Canton. O Doctor, seus companheiros e Canton foram para Flórida para tentar rastrear as ligações misteriosas que Nixon estava recebendo. Rory e River acharam uma nave temporal dos Silent enquanto exploravam alguns túneis sob o armazém que as ligações os levaram. Depois de três meses na corrida, o Doctor começou uma revolução contra os Silence usando seus próprios poderes contra eles, Rory voltou a viajar na TARDIS com Amy para impedir que ela conte ao Doctor sobre sua morte iminente.. Durante esse tempo, Rory começou a questionar os sentimentos de Amy por ele outra vez, enquanto ela descrevia alguém que ela amava como alguém que “caiu do céu” e mudou a vida dela. De qualquer maneira, essas duvidas foram embora quando Amy falou que ela estava falando sobre ele e não o Doctor.

  • Partida

Rory, Amy e o Doctor acabaram em um hotel alienígena inspirado nos modelos terrestres de 1980, onde uma criatura que se alimentava de medo estava presa. Como ele não tinha nenhuma fé tão forte, as armadilhas do Hotel não funcionavam com ele, deixando seu único trabalho ser proteger Amy e ajudar o Doctor. A criatura morreu quando o Doctor sacrificou a fé de Amy em si, libertando-os da prisão. Então, ele os levou de volta para a Terra e sua nova casa para protegê-los.

Mais tarde, depois do universo alternativo ser apagado e tudo voltar ao normal, River aparece e conta a Amy e Rory a verdade sobre a morte do Doctor.

Clara

series-7-part-2-coming-soon-trailer-43

 

 

 

 

 

 

 

 

Clara Oswin Oswald. A garota impossível. A garota que morreu duas vezes.

  • Oswin Oswald

No futuro distante, Oswin foi uma humana que trabalhava na nave Alaska como Gerente Junior de Entretenimento quando a nave bateu no Asilo dos Daleks.

  • Clara Oswald

Na Londres Vitoriana era a “doce Clara” do Rose & Crown e também a governanta, Srta. Montague, que cuidava das crianças do Capitão Latimer. Conheceu o 11º Doctor perto do pub onde ela trabalhava e os dois examinavam um boneco de neve que apareceu de repente. Clara volta ao seu emprego como governanta e descobre que Francesca, uma das crianças que cuidava estava tendo pesadelos com a antiga governanta que morreu afogada no lago em frente a casa. Clara pede ajuda do Doctor para investigar sobre os pesadelos. O Doctor resgata Clara e as crianças da Governanta de Gelo. Enquanto todos estão no escritório da casa, ele explica rapidamente sobre a situação e sai para combater a Governanta de Gelo e Clara o segue. Doctor e Clara escapam da governanta subindo para a TARDIS que se encontra sob as nuvens. Clara conhece o interior da TARDIS e diz: “Ela é menor por fora!” O Doctor entrega a chave da TARDIS para Clara, a convidando para viajar com ele. Subitamente a Governanta de Gelo aparece e cai da nuvem levando Clara junto. Strax consegue reviver Clara por alguns momentos, mas após derrotar a Grande Inteligência, ela finalmente morre. Suas últimas palavras: “Corra, garoto esperto… e se lembre.” As mesmas palavras que Oswin Oswald disse no Asilo dos Daleks. O Doctor acredita que de alguma forma Clara e Oswin são a mesma mulher e sai à procura de outra versão de Clara.

  • williambarch

    abril 24, 2012 #1 Author

    Embora minha memória não seja tão confiável quanto na juventude, creio que o artigo deixou algumas lacunas, entre as quais os parceiros do primeiro Doutor: sua sobrinha Susan e os professores Ian e Bárbara.

    Responder

    • Alicia

      novembro 8, 2013 #2 Author

      Susan era neta dele

      Responder

      • HeloJane

        fevereiro 12, 2014 #3 Author

        Eu só quero ver a filha do Doctor de novo! :3

        Responder

      • Rafaela

        dezembro 1, 2014 #4 Author

        Na minha opinião,as melhores companions foram a Amy e a Donna.Claro,vai vir muita gente falando “Ah!A Rose é melhor”,mas eu acho ela legal,mas a Donna e a Amy foram as mais legais pra mim,e eu também amo o Rory.Infelizmente não pude assistir a era clássica ainda,mas eu quero muito assistir.Se alguém souber pelo ou menos de algum lugar pra assistir legendado,me manda o link,please,pelas respostas.

        Responder

  • Eddy

    abril 25, 2012 #5 Author

    Susan não era sobrinha, era neta. 😉

    O objetivo não era colocar todos os companions, mas sim os que deixaram maiores marcas no Doctor. Por exemplo, não tem como negar que o Adric deixou uma marca maior no 5th do que a Teagan ou Nyssa (não vou falar o motivo porque seria spoiler muito grande).

    Falar de todos os companions criaria um texto grande demais. Para quem quer ler sobre todos, recomendamos a TARDIS Index File, uma Wiki em inglês sobre Doctor Who. A lista de companions deles pode ser vista no fim desta página: http://tardis.wikia.com/wiki/Companion

    Responder

    • bercamoti

      março 20, 2013 #6 Author

      oh sim concordo iria demorar muitooooooooooooooooooooooooo
      ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
      oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
      oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
      ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
      oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
      oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
      oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
      oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
      ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
      oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
      até maior que este comentario

      Responder

    • Marlucci

      agosto 18, 2013 #7 Author

      Mas, mas… Barbara e Ian marcaram demais o Doutor. 🙁
      Graças a eles e exclusivamente eles o Doutor se tornou o que ele é hoje.
      O engraçado é que todas as companions de Nu!Who tão aí. :/
      Mas enfim…

      Responder

      • Mistrust

        novembro 11, 2013 #8 Author

        Pois é, e olhe que Martha nem “marcou” tanto assim o Doutor!

        Responder

      • Matheus Freitas

        outubro 2, 2014 #9 Author

        Martha Marcou sim, Ela foi a “friendzone” depois que a Rose saiu, mesmo que a Rose nao tenha “ficado” com o 10º Doctor, E Foi uma das Poucas que saiu por que quis, com Atitude, Porque o Doutor nao a olhava, e ela aparaceu diversas vezes na 4º temporada depois de sua saida. u

        Responder

    • Nicolas

      dezembro 9, 2013 #10 Author

      Mas se for assim a Susan deveria estar ai porque ela é sua própria neta.

      Responder

      • Fernando douglas

        junho 3, 2015 #11 Author

        Fora que a Martha teve excelentes episodios, vide Blink e family of blood.
        Isso sem tirar que ela passou um ano por aí passando a msgm do Doctor e o melhor seguiu a vida dela fora da sombra do Doctor

        Responder

  • Ingrid

    maio 12, 2012 #12 Author

    De todos com toda certesa minha preferida foi Martha. Mas gosto muiyo da Amy.

    Responder

    • Nani

      agosto 7, 2013 #13 Author

      Minha favorita é a Amy, com certeza. Adoro ela.

      Responder

      • Joaquim

        julho 7, 2015 #14 Author

        Minha favorita é a Clara, com toda a certeza. Amo ela.

        Responder

    • Batman

      dezembro 3, 2013 #15 Author

      minha preferida é a Rose e só simpatizei com a Martha nos ultimos episodios q ela apareceu ><

      Responder

      • Luisa Cruz

        fevereiro 4, 2014 #16 Author

        A minha também, Batman! Ainda não fui muito com a cara da Martha!

        Responder

    • Gian

      janeiro 22, 2014 #17 Author

      A minha companion preferida é a Donna, pra mim ela é a melhor…

      Responder

    • Marieta Leitão

      maio 18, 2015 #18 Author

      Não sei pq até agora (sexta temporada) só consegui simpatizar com a Rose, não que as outras não sejam tão boas quanto, mas sinceramente acho que o Doutor só conseguiu amar essa loira linda.

      Responder

  • Gabriel

    maio 22, 2012 #19 Author

    EU Prefiro il vzs a rose , Queria saber se rose volta?, eu n gostei dessa marta gosteu de donna e rose as melhores que eu acho se for para falar merda fale n porque gosto n se descute

    Responder

    • alife

      junho 2, 2013 #20 Author

      rose vai voltar so no especial de 50 ano

      Responder

      • Nicolas

        dezembro 9, 2013 #21 Author

        Não é a Rose, é a arma que o doutor usou para destruir Gallifrey e os Daleks.

        Responder

      • Krisna

        fevereiro 4, 2014 #22 Author

        Não é a Rose, é o Momento, a arma pra destruir Gallifrey. Como o momento é onscient, ele olha a vida do Doctor e toma a forma da Rose, minha companion preferida ><. Mas o Momento não se denomina Rose Tyler, ele se auto-denomina Bad Wolf. Na minha opinião deviam ter aberto as portas no tempo não pra um tempo que o decimo ja se despediu da Rose, mas prum que eles tavam juntos, tipo no meio de uma aventura que não apareceu na serie, mas eles viveram. Eleventh ia lembrar dela S2

        Responder

      • Krisna

        fevereiro 4, 2014 #23 Author

        Não é a Rose, é o Momento, a arma pra destruir Gallifrey. Como o momento é consciente, ele olha a vida do Doctor e toma a forma da Rose, minha companion preferida ><. Mas o Momento não se denomina Rose Tyler, ele se auto-denomina Bad Wolf. Na minha opinião deviam ter aberto as portas no tempo não pra um tempo que o decimo ja se despediu da Rose, mas prum que eles tavam juntos, tipo no meio de uma aventura que não apareceu na serie, mas eles viveram. Eleventh ia lembrar dela S2

        Responder

      • Meswin

        fevereiro 10, 2014 #24 Author

        Vai com calma com os spoilers, cara.

        SPOILER:
        A arma não usa a imagem da Rose, é da Bad Wolf*–*

        Responder

    • Isabella

      agosto 7, 2013 #25 Author

      Concordo com vc prefiro a Rose.

      Responder

      • Maria Lourdes

        maio 12, 2015 #26 Author

        Bad wolf foi o nome que o Momento usou, mas por quê? Porque a Rose, enquanto Bad Wolf, pôde ser alcançada pelo Momento, através da Tardis. Ou a Rose, Bad Wolf, pôde alcançar o Momento. Elas se ligaram ali, através da Tardis, para salvar o Doctor. E Gallifrey…
        Por isso o Momento reclamou que o Doctor tinha estacionado a Tardis muito longe…
        Foi a impressão que eu tive…

        Responder

  • rende

    maio 26, 2012 #27 Author

    eu adoro a rose ela e a mais esperta (eu vejo docto who na cutura)

    Responder

  • mayara

    junho 6, 2012 #28 Author

    na minha opnião as melhores são a donna e a amy

    Responder

  • Vicky Pond

    junho 11, 2012 #29 Author

    A melhor companion é a Amelia. É tão bonito o jeito paternal que o Doutor a trata e ela trata o Doutor. Ela realmente ama ele como um heroi,e acho que ela despertou coisas muito lindas no Doutor,acho que ela foi muito importante. Jenna.L.Coleman vai ter que fazer muito pra substituí-la.

    Mas a primeira vez que vi Doctor Who me deparei com a Martha,que eu amo muito.

    Ela é a segunda melhor. Tem muita gente que fala que ela foi a pior companion e tudo mais,mas eu acho que ela era muito forte e incrível,muitas vezes fazendo de tudo pelo Doutor mesmo sem seus sentimentos serem correspondidos (torci pra eles ficarem juntos xD)

    Gostei da Donna,mas nunca fui muito com a cara dela. Fiquei realmente triste quando ela esqueceu do Doutor e é inegável a química que os dois atores tinham.

    Rose não conheço muito bem,mas é uma menina e torna-se uma mulher e tals…uma pessoa que não fica olhando,ela pensa e se envolve,por isso,gosto dela também.

    Susan eu pude ver em ação… ela é meio ‘bobinha’ por isso não sou muito fã dela,embora ela tenha um coração grande.

    Não conheço nem um terço de Doctor Who mas essas são minhas opiniões…

    Responder

    • pamela

      janeiro 14, 2013 #30 Author

      eu acho e sempre achei a my pois nao queria que ela fosse sogra mais sim esosa do doutor nada ver ela ser mae da quela baita mulher formada tenha paciencia e quando ela beija o doutor eu acho que ela teve paciencia,pois se fosse eu ja havia beijado ele faz tempo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Responder

      • Nani

        agosto 7, 2013 #31 Author

        Eu concordo em partes. Quando conheci a série já era com meu doutor favorito -Matt, que claro me conquistou de cara- eu achava, e sinceramente pelo jeito que eles se tratam, que eram um casal e quando soube que não eram torci para que fossem, até que apareceu a River, que amo de paixão. Adoro seu jeito e acho que ela é perfeita para o doutor. Amo quando ela fala seu característico ‘Olá docinho’ toda vez que se encontram, enfim, sou suspeita a falar porque eu adoro o Matt e seus companheiros e sinceramente os outros doutores e companheiros não me inspiraram em nada. Eu detestei o doutor passado. O que eu gostei mais ou menos foi o doutor que estava com a Rose e dela também, embora quando comecei a gostar ele morre.

        Responder

  • williambarch

    julho 1, 2012 #32 Author

    Como eu havia dito no início de meu comentário, minha memória já não é tão boa assim. De fato, Susan era neta, foi ato falho de minha parte.

    Responder

  • meág

    julho 13, 2012 #33 Author

    a companheira que eu preferi foi a donna noble :3 o jeito dela meio grosso e engraçado realmente dava um “q” a mais na série

    Responder

    • Gian

      janeiro 22, 2014 #34 Author

      Concordo, ela sabia marcar a presença dela na série :3

      Responder

  • Laura Pond

    julho 19, 2012 #35 Author

    Eu amo o Adric ele é muito bonito, quer dizer lindo! Que pena que ele morreu. Passei as férias chorando no travesseiro depois que li sobre ele. Alguém sabe se ele aparece em algum flashback, porque naquele episódio chamado The Caves of Androzani, quando Peter Davison se regenera, ele diz: “Adric?” eu achei que ele tinha usado drogas ou passou mal. Eu simplesmente não entendi essa regeneração. Adric sempre não gostou de garotas. A Tegan deu um grito enorme, quando percebeu que ele tinha morrido. Se ele não gostava de garotas, porque ela gastou garganta fazendo aquilo?
    Nyssa e Tegan choraram o dia inteiro, o Doctor não fez nada pra salvar o coitado, por isso, ele não apareceu no especial de aniversário em 1983. Eu estou muito triste por conta disso, e nem adiantaria colocá-lo em algum flashback, porque o ator que interpretou ele já estaria velho.

    Responder

    • Matheus Carvalho

      julho 19, 2012 #36 Author

      O que aconteceu na regeneração do 5º foi meio que em causa dele ter sido envenenado, creio eu.

      Responder

  • Junin

    julho 23, 2012 #37 Author

    pra mim o tennant foi sem duvida o doutor mais original, sem levar em conta que o smith foi o mais inteligente, alias foi a ultima serie neh rsrs … o truque com a teselecta foi brilhante kkk…. sem duvida melhor parceria dele foi a rose, que acabou em Bad wolf com o tennat meio a meio…. espero que possam fzr um especial com eles encontrnado o smith…. doctor who is FANTASTIC…

    e como diriam os outros 2… ALLONS-Y!!!! GERONIMO!!!

    Responder

  • Marcos

    julho 25, 2012 #38 Author

    Eu acho que o 10° foi o melhor doctor, embora eu só tenha assistido os episodios Boom Town, The Familyt of Blood, Forest of the Dead(confesso que até hoje os Vashta Nerada me apavoram) e o Especial de Natal: Voyage of the Damneds.

    Responder

  • Rafael

    agosto 3, 2012 #40 Author

    sinceramente meu doutor preferido foi o 9º e a Rose é a mais bonita e a q eu mais gostei!!

    Responder

    • misael

      junho 18, 2013 #41 Author

      concordo em tudo com voce nem um doutor e melhor queo nono

      Responder

  • Julie Stefany Kolasso.

    agosto 4, 2012 #42 Author

    Não sabia a história de todos os conpanheiros do doutor . o nome sim as histórias não um dos melhores sites do doctor who parabens

    Responder

  • Ivan Luiz

    agosto 6, 2012 #43 Author

    Eu prefiro o 9° e o 11° Doctor , são mais descontraidos , na minha humilde opinião é claro.

    Responder

  • fofuchafucha

    agosto 10, 2012 #44 Author

    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah minha companion prefirida é a rose primeiro pq ela é linda , segundo pq ela é encraçada divertida inteligente, treiceiro pq a hist dela com o doctor é legal , quarto os dois formam a dupla perfeittta( e um casal perfeito tambem)srsrsrsrs quinto pq o doctor é incondicionalmente e irrevogavelmente apaixonado pela rose e sexto pq a despedia dela é a mais triste, bonita , romantica,MARAVILHOSA e mais um monte de palavras . #ilovebilliepiper

    martha jones: nao gosto dela ,tipo ela ficou dando em cima do doctor sabendo q o coraçao dele era da rose !!!!!??? odeio ela (desculpe se feri o sentimento de alguem ai)

    donna noble :adoro elaa (depois da rose tyler é claro) a hist dela com doctor é de uma amizade linda !!!! so o final q tambem é meio triste. #ilovecatherinetate

    amy pond : aaaaaaaahdooooro ela , o jeito q ela cuida do doctor e o doctor cuida dela é explendido, o rory tambem é demais #ilovekarengillanearthurdravill

    acho q arose é em primeiro a amy segundo a donna terceiro o rory quarto a sarah smith quinto e martha sexto!

    Responder

    • yasmin

      dezembro 18, 2013 #45 Author

      estou chocada com o como seu gosto é exatamente igual ao meu o_o eu também amo Rose Tyler *—* depois vem a Amy e o Rory e depois a Donna e eu simplesmente ODEIO a Martha.. toda vez que ela aparecia eu ficava com muita raiva xD

      Responder

  • fofuchafucha

    agosto 10, 2012 #46 Author

    desculpe pelo desabaço jente do site

    Responder

  • Doc

    agosto 14, 2012 #47 Author

    Bem que vocês poderiam disponibilizar a serie “the sarah jane adventures” para download!!! O que acham?

    Responder

    • Matheus Carvalho

      agosto 15, 2012 #48 Author

      Começamos a cuidar disso essa semana. Possuíamos toda a série aqui, mas acabamos por perder com a queda do Megaupload e de tantos outros sites lá por Janeiro/Fevereiro…Vamos completar todos os AVIs de Torchwood e então daremos prioridade a trazer SJA de volta ao site!

      Responder

  • Murilo

    agosto 15, 2012 #49 Author

    Gabriel diz: May 22nd, 2012 at 9:17 am
    EU Prefiro mil vezes a Rose. Queria saber se Rose volta?, eu não gostei dessa Martha, gostei da Donna e Rose as melhores que eu acho. se for para falar merda fale n porque gosto n se descute
    ——————————–
    Não sei se você assistiu, aquele epsodeo que eles estavam mal-tratando a terra, ai veio uns montros e talz, no final, aquela abertura da parede da Amy apareceu e levou o Rody, depois, o Doutor, pegou uma parte de uma placa escrita: “Bad”. Uma das palavras “condenadas” do doctor who é Bad Wolf, que é Lobo Bal, se essa palavra aparece quer dizer que a Ros, vai voltar, e com isso, a passagem entre os mundo via ser aberta… Não sei se você não entendeu, mas usa a lógica que voce vai entender.

    Responder

  • joao vitor rahyn de araujo

    agosto 20, 2012 #50 Author

    eu queria ser o novo doutor

    Responder

  • ana carolina

    agosto 21, 2012 #51 Author

    as minhas preveridas são a ROSE TYLER(love do doutor 9 e 10) e amy (irmãzinha mas nova do doutor e sogra) elas são d+

    Responder

  • Juliana Pinho

    agosto 21, 2012 #52 Author

    Eu exijo q rose tayler fique com o Doutor. Odiei o episodio em q ela fik presa em outra dimensão. eu a quero de volta. não posso aceitar a perda dela. Não conseguirei assistir as aventuras do doutor sem ela… Isso é muito triste. Exijo ela de volta!

    Responder

  • Araújo

    agosto 23, 2012 #53 Author

    É … com a superhot Amy Pond indo embora, fico a pensar se algum dia iremos ter uma companion que chegue próxima a Amy, que ruiva linda! Dá um desânimo típico de Whofan, sempre em que há mudanças … Ê lá em casa … essa ruiva não sai do pensamento! Essa amiga nova aí … esperança que ela seja uma timelord, sofra regeneração e fique ruiva! Perfect!

    Responder

  • Maquir

    agosto 23, 2012 #54 Author

    A minha favorita foi a Rose sem dúvida! Não desmerecendo as outras, mas ela era mais sagaz e divertida. Fiquei com muita raiva quando ela foi embora.

    Responder

  • Denis

    agosto 24, 2012 #55 Author

    Eu prefiro o 10º Doutor e a Donna, mas seria chato se fosse eles para sempre, por que cansa, mas eles que deixaram uma grande marca pra mim

    Responder

  • Juju

    setembro 1, 2012 #56 Author

    Não querendo julgar nem nada….mas vocês esqueceram de mencionar que a Sarah Jane encontrou e decimo primeiro doutor, em um episodio duplo de “The Sarah Jane Adventures´´

    Responder

  • marise

    setembro 5, 2012 #57 Author

    acho que a lista nao esta muito grande

    Responder

  • Julie steafny kolasso

    setembro 6, 2012 #58 Author

    legal não vejo a hora de quando sair
    a 7° temporada vcs colocarem nessa lista a clara

    Responder

  • Priscilla

    setembro 12, 2012 #59 Author

    Nossa! eu fico vendo AS companions do Doutor, e elas são bonitas! hum só pra me humilhar mais viu!

    Responder

  • Ivan Luiz

    setembro 16, 2012 #60 Author

    Eu Prefiro o 10° Doctor com a Rose.

    Responder

  • Carla Luz

    setembro 18, 2012 #61 Author

    Esqueceram da Susan Foreman!

    Responder

  • Sabrina

    outubro 1, 2012 #62 Author

    Hora de atualizar a partida de Amy e Rory…

    Responder

  • Mygrsnd

    outubro 4, 2012 #63 Author

    Eu gostei de todas do novo doctor who, mas nao imagina que o antigo tinha tido tantos companheiros!

    Responder

  • tales

    outubro 9, 2012 #64 Author

    eu amo doctro who

    Responder

  • Larisse Dalila

    outubro 9, 2012 #65 Author

    as minhas preferidas são a Martha,Amy e a Rose.

    Responder

  • Lucas Sallum

    outubro 15, 2012 #66 Author

    Adoro todas, mas eu realmente ODIEI a Donna, ela é muito exagerada, dramática e sofrida. Conheci por acaso a série há alguns meses e já assisti TODOS os ep lançados até então heheh

    Responder

    • Larissa

      abril 20, 2013 #67 Author

      Eu gostei da Donna exatamente por causa de seu exagero…
      Ela sempre foi muito autentica.
      Amava de verdade, sentia de verdade e algo legal é que ela não se apaixonou pelo Doctor (até achava ruim quando falavam que eles eram um casal).
      Eu vivo revendo os episódios da época que ela estava com o Doctor. Uma pena que ela ficou pouco tempo.

      DONNA-DOCTOR FOREVER!

      Responder

  • Brenda

    outubro 17, 2012 #68 Author

    As companions que eu mais gosto são a Rose, a Donna e a Amy

    Responder

  • william

    outubro 21, 2012 #69 Author

    pra mim as melhores são a amy e a donna

    Responder

  • J.F

    outubro 24, 2012 #70 Author

    Acho que esta faltando algumas ainda :/

    Responder

    • Matheus Carvalho

      outubro 25, 2012 #71 Author

      Está faltando muitas, na verdade. Colocamos aqui apenas algumas mais “marcantes” pro público como um todo.

      Responder

  • Laura

    outubro 25, 2012 #72 Author

    Estou fazendo livros sobre Doctor Who, e estou escrevendo as biografias dos personagens e estava pensando em colocar aqui. Seria uma boa ideia, não acham? Quando tudo ficar pronto, eu mando pra vocês. Beijos e até mais.

    Responder

  • Paulão

    outubro 26, 2012 #74 Author

    Amy e Rose, com certeza! tambem gosto da donna e do hory eles são demais

    Responder

  • Laura

    novembro 9, 2012 #75 Author

    a primeira biografia q sai é a da peri. posso garantir que mando amanhã.

    Responder

  • Ivan Luiz

    novembro 14, 2012 #76 Author

    Senti apenas falta de Susan , neta do 1°Doctor , Eddy , analisando o primeiro comentário seu nesse post , Susan era neta do Doctor , por isso acho que mesmo não causando “marcas” nele , ela deveria estar ai.

    Responder

  • Ivan Luiz

    novembro 14, 2012 #77 Author

    é um pouco difícil acreditar que o Doctor já teve um companion Escocês ,pelo que ele fala da Amy Pond
    “Tão escocêsa “

    Responder

  • Ivan Luiz

    novembro 14, 2012 #79 Author

    Se alguém pudesse me passar o primeiro episódio que a Amy aparece , que pelo que eu li aqui , a fenda temporal que tinha no quarto de Amy , sugou uma placa com a palavra “wolf” (ou “bad”, não me lembro muito bem), será que isso pode significar uma outra aparição de Rose com o Clone do Doctor?

    Responder

    • Matheus Carvalho

      novembro 15, 2012 #80 Author

      Ivan Luiz: Não, não quer dizer isso. O episódio é o The Eleventh Hour, da 5ª Temporada.

      Responder

  • vampirinha

    novembro 16, 2012 #81 Author

    eu vejo na cultura doctor who e agora tão reprisando uns episodios do 4 temporada eu e meu pai nos estamos achando que a serie vai acabar me respondao se vai ounao acabar 🙁

    Responder

    • Matheus Carvalho

      novembro 17, 2012 #82 Author

      vampirinha, Doctor Who saiu do ar hoje. A partir de segunda-feira, um programa derivado da série, As Aventuras de Sarah Jane, entrará no ar. Mas, ano que vem DW volta. E com nova temporada!

      Responder

  • anna clara

    novembro 20, 2012 #83 Author

    a série: ‘As aventuras de Sarah Jane” é tão ruim, que eu prefiro o pica-pau.
    espero que o “Doctor who” volte logo pois sinto muita saudades dele passando na TV aberta (TV cultura), e ainda mais com as novidades que andam comentando!!!
    “Doctor who” fazia, faz ,e, ainda fará, parte da minha vida.
    espero que volte logo…
    ANNA.

    Responder

  • eliseu jose

    dezembro 6, 2012 #84 Author

    eu gosto muito de todas as paisera mais a Rose foi a mia preferida porque a despedida do dortor foi trite a te pra mi

    Responder

  • Larissa

    dezembro 6, 2012 #85 Author

    Minha preferida é Rose, depois Amy. Também gostava muito da Martha, mas acabei meio decepcionada pelo fato de que ela abandonou o Doutor.

    Responder

  • lorena

    dezembro 11, 2012 #86 Author

    eu não tenho certeza mas… a despedida da Amy e do Rory não foi no ep. The angels take Manhattan ?

    Responder

    • Eddy

      dezembro 11, 2012 #87 Author

      Sim, mas este texto foi escrito antes da estréia da sétima temporada, a “despedida” se refere apenas ao último episódio dela até então.

      Responder

  • Maggie

    dezembro 13, 2012 #88 Author

    Amo Doctor Who! Acho o 9°Doctor incrível,descontraído e engraçado e o 10°Doctor perfeito e sem dúvida o q eles tem em comum é a Rose e o amor q ambos sentiram por ela. Rose foi a melhor companheira do Doctor até hoje!!!

    Responder

  • brunno

    dezembro 17, 2012 #89 Author

    Faltou algumas companhias neste artigo não?

    Responder

    • Eddy

      dezembro 17, 2012 #90 Author

      Sim, mas colocar todos os companions seria complicado e o texto ficaria gigante, portanto, procuramos nos ater aos mais importantes.

      Responder

  • Leonardo Paz

    dezembro 18, 2012 #91 Author

    Meu deus!
    Esse site é uma maravilha eu nunca vi um site do Doctor Who tão bom antes.
    Parabéns aos criadores (y)

    Responder

  • Leonardo Paz

    dezembro 18, 2012 #93 Author

    Meus parabéns 😀

    Responder

  • igor

    dezembro 26, 2012 #94 Author

    Alguem sabe me dizer qual é o episodio no qual a Donna se encontra pela primeira vez com o Doctor, ela fala que ja tinha se encontrado com ele antes no primeiro episodio da quarta temporada enquanto conversa com seu pai nas colinas, em torno do minuto 16 do episodio.

    Então, alguem sabe o episodio em que ela se encontra com o Doctor ?

    Responder

  • Amanda

    dezembro 26, 2012 #96 Author

    Na minha opinião acho que deveria haver o 12 doctor ele podia se regenerar de novo o math smith ja ficou 4 temporadas.

    Responder

  • Leticia

    dezembro 26, 2012 #97 Author

    Ja ta na hora de atualizar o da Amy e o Rory.

    Responder

  • luciana gotardi pereira

    dezembro 26, 2012 #98 Author

    nossa adorei este site fala tudo sobre o doutor(e sobre a amy!)

    Responder

  • Pamii

    dezembro 27, 2012 #99 Author

    Não sei porque, mais não sou muito fã da Rose como todo mundo que eu vejo não… Eu gostava muito da Martha, mas a melhor companion para mim foi a Amy… Ainda bem que a nova companioin, Clara Oswin, parece ser boa… Eu gostei do fato de ela ser esperta, rápida, mais ela é… seilá, imprudente demais. O fato de ela ser tão atirada me irrita um pouco também, (talvez seja pelo fato de eu ser uma grande fã de River Song)

    Responder

  • Bárbara

    dezembro 29, 2012 #100 Author

    Meu Merlim, bastante coisa hein kkkkkkk’ mas a Amy não morreu né? Diz que ela não morreu, são tantas realidades diferentes, ela precisa continuar vivaaa (vou matar o roteirista). Bem, também Amooo a Martha ( a primeira companion que eu conheci), a Rose (acreditam que eu odiava ela? É que Ten&Rose é tão lindo q eu m apaixonei), a Donna kkkk a Donna é foda, fiz um teste n site da BBC e deu que eu seria ela kkkk amooo o Rory (apesar de eu não gostar que ele tenha se casado com a Amy, eu shippo Eleven&Amy) e só véi. Não gosto da Clara Oswin, ela é muito atiradinha e eu não quero que ela roube o lugar da Amy. No me gusta River Song, mesmo ela sendo filha da Amy, não gosto dela porque ela se casou com o Doutor, ( eu shippo ELEVEN&AMY). E é claro que eu amoo a Sarah Jane, ela é minha filha! (espertos sabem que o nome da mãe da Sarah Jane é Bárbara ;D). E bom…É isso. <3

    Responder

  • renata

    janeiro 6, 2013 #101 Author

    nunca vou conseguir gostar de nenhuma como gostei da rose, sofri muito com a despedida dela. não consegui ver muitos episódios com a martha e a donna, pulei muitos episódios e voltei a ver todos a partir da quinta temporada. gosto da amy, só não tanto quanto gostava da rose

    Responder

  • Brunna Senna

    janeiro 6, 2013 #102 Author

    Minha favorita é, sem duvida, a Clara Oswin Oswald! 🙂

    Responder

  • Maluco por Who

    janeiro 11, 2013 #103 Author

    Da nova temporada adorei a Rose, não gostei da Martha nem da Donna, sou vidrado na Amy, mas sinceramente… acho que sou apaixonado mesmo é pela Oswin!

    Responder

  • Lary

    janeiro 15, 2013 #104 Author

    Tenho muitas saudades do 10th,da Donna e da Rose,sinceramente,não gosto do 11 e simplesmente ODEIO a Amy(gosto um pouco do Rory),acho que a única dessas temporadas que eu gosto é a River.É, a river é demais!Também acho que os problemas que o 10th resolvia eram mais elaborados,tinham um final certo.Os que o Matt resolve são muito …. não sei,não gosto mesmo dele.Ele é frio,mentiroso e cruel.Minha opinião,claro. Apesar de GOSTAR MUITO do 10th,tenho que admitir que o Matt fez muito bem pra série,os novos fãns gostam muito dele.Ele é engraçado,e isso é bom.Bem,acho.Estou muito ansiosa para o aniversário,PRECISO DO DAVID!!!!!!!!!!!!! E,por favor,alguém me responda se é verdade ou não o meu comentário ali de cima 😀 Gosto muito do site,OBRIGADA pelo trabalho “brilhante”!

    Responder

    • Matheus Carvalho

      janeiro 16, 2013 #105 Author

      Lary, a Rose não “conheceu” o Doctor como bebê. O Doctor a conheceu…

      Responder

    • bercamoti

      março 20, 2013 #106 Author

      pare com isso você não esta gostando da melhor temporada

      Responder

      • vampirinha

        outubro 18, 2013 #107 Author

        N gosto nem um pouco da dina ela é muito mandona

        Responder

      • vampirinha

        fevereiro 23, 2014 #108 Author

        dsp eu quis dizer dona dina é uma coisa que saiu da minha cabeça e pessoal do para responder como os daleks voltaram eu ja vi e revi e continuo sem entendr vcs podem me explicar?

        Responder

  • Thais

    janeiro 21, 2013 #109 Author

    Minhas companions preferidas são Rose e Martha (o que é um pouco difícil porque muita gente ficou com raiva da Martha, mas gosto das duas igualmente) depois Amy e por ultimo Donna. O meu doctor preferido é com certeza David Tennant, gostei mais de seu jeito como doctor e acho q suas histórias foram melhores(minha opinião) embora também goste bastante do Matt. To muito ansiosa para o aniversário, gostaria de poder ver a Rose novamente e se o 10 não aparecer, q pelo menos o doctor-donna apareca. Agora é esperar pra ver 😀

    Responder

  • Marcos Felipe

    janeiro 26, 2013 #110 Author

    Adoro essa coisa de trocar de companions… só não gosto do modo como algumas saem… como a Donna por exemplo (não vou comentar porque seria um baita spoiler), mas achei injusto o modo como “ela se retirou” da série… mas enfim… As companions favoritas com certeza: Ian 1st Doctor), Grace (8th Doctor – se é que pode se chamar de companion), Rose Martha Donna e Capitão Jack (10th Doctor) e Rory (11th Doctor).
    Universo Who de parabéns, o artigo está ótimo. 😉

    Responder

  • Larisa Bittencourt

    fevereiro 11, 2013 #113 Author

    Gosto muito da Rose, Donna, Amy, Rory e da Sarah Jane… Não gosto muito da Martha, acho ela meio chata…

    Responder

  • ~TioVoldy

    fevereiro 16, 2013 #114 Author

    Quando vai ter a serie clássica do 3° Doctor no site?
    Quero muito assistir 😀

    Responder

  • carlos alberto

    março 10, 2013 #116 Author

    de todas a melhor é sarah jane e jo grant

    Responder

  • Luiza

    março 13, 2013 #117 Author

    Eu só vi a série atual, mas pretendo ver a clássica.. mas por enquanto minha preferida sempre será a Rose <3
    e a que eu não suporto de jeito nenhum é a Martha, acho que pelo fato dela ter ''substituído'' a Rose tão rápido na terceira temporada, e o Doctor já no primeiro ep beijar ela *tudo bem que teve motivos*. Mas enfim, não gosto dela.

    Responder

  • bercamoti

    março 20, 2013 #118 Author

    eu só asisti completamente a 5ºa 6ºe a primeira parte da 7º mais a mais marcante foi a amy ela sempre foi legal com o doutor e não era igual as outras que só ficavam gritando doutor me salve ela agia

    Responder

  • Raquel

    março 29, 2013 #121 Author

    Acho que a minha preferida é a Amy :)) O Doutor a trata como uma filha e eu acho isso muito fofo *-* O Rory com eles ficou mais legal ainda!

    Responder

  • Romanodvoratrelunder

    abril 3, 2013 #122 Author

    Qual o nome das atrizes que interpretaram a Romana ?

    Responder

    • Clara Gomes

      abril 3, 2013 #123 Author

      Romanadvoratrelundar foi, principalmente, interpretada por: Mary Tamm (a mais bonita. ctz) e Lalla Ward.

      Responder

  • CHESMO SILVA

    maio 10, 2013 #124 Author

    Rose se destacou e foi mais bem com o 9º Doutor, os dois dava um par perfeito.
    Martha como a Rose era uma companion perfeita para o 10º
    Donna na minha opnião não deixou muita marca pois foi a mais fraca e a q menos se destacou com o Doutor
    Já Amy e Rory não vou negar eles são a cara do Matt o 11º Doutor,Engraçados,Palhaços e Carismaticos a nova a Clara e mto ação, ou seja, nada a ver pois o Matt é mais palha~ço do q ação.
    Os da series classicas eu não vou falar nada, eu assitir todos os episódios disponíveis da série classica porem era em inglês e sem legenda, to assistindo agr com legenda atraves do site então não vou escrever nada… mais Sarha Jane de todas foi a melhor da série clasica, e uma pro site K9 era um companion bem legal apesar de não ser humano, poxa poderiam ter colocado, mais o site da 10, 10 não tá 1.000, vlw continuem asSim.

    Responder

    • Filipe

      julho 28, 2013 #125 Author

      Cara, o problema é que se fosse tão facil ter uma companion perfeita, só precisando ser igual ao Doctor, a companion ficaria a vida do doctor inteira… O problema é que a companion perfeita precisa ter CONTRASTE, precisa complementar o Doutor.
      9º era frio e atormentado, com a Rose “sempre otimista” ficava ótimo.
      O 10º já era mais feliz e otimista do que o 9, então não ficava tão bom com a Rose. Com a Martha ficou bom, porque ela contrabalanceava a felicidade do doctor, mas não complementava muito não. Agora com a Donna, que era deslumbrada pelo mundo, entre outras coisas, contrabalanceou direitinho com o doc10, além de complementar ele.
      Com o 11, a Amy nunca encaixou muito bem com ele, ela mais tirava a atenção em vez de complementar o Doctor. A river também tirava a atenção mas ao contrário da Amy ela contrabalanceava ele. Agora o companion que foi melhor com o 11 foi… tcharams, o Rory, com seu jeito descontraído, de que sempre tinha razão (e tinha mesmo) e que nunca era escutado pelo doc11. A Clara não conseguiu o que o Rory conseguiu com o 11, mas dizer que ela é só ação é sacanagem, porque ela contrabalanceia o doutor cansado da vida do the snowmen com sua esperança e bom humor, além de determinação.
      Agora, isso é a minha opinião, se alguém tiver outra, eu não estou tentando convencer de nada.

      Responder

      • CHESMO SC (Trust-me I’m a Doctor)

        agosto 4, 2013 #126 Author

        Ok, entendi amigo, eu quis dizer que Clara é mais ação porque ela tem aquele espirito de mistério e emoção sabe…, pq o carisma de Amy e Rory era perfeitamente encaixado na “idiotice” no bom sentido, do 11° Doutor, Como o 9º era frio e mais sério a Rose se destacou pois ela era meiga e sabia resolver as coisas combinou perfeitamente, já com 10º não pois ele era mais digamos… Feliz de mais e quase nunca resolvia as coisas, já Rose não pretou muito nesse requisito, Donna já não cmoplementava o Doutor em nada, em nada se encaixava. E iss oque eu quis dizer. Eu dei opnião de acordo com a personalidade do personagem não pelo “oposto”.

        Responder

  • Tayana

    maio 22, 2013 #127 Author

    Só eu acho que a Christina de Souza seria uma Companion perfeita?

    Responder

  • Erik Sexto Sartor

    maio 29, 2013 #128 Author

    Tenho 20 anos, mas creio eu que todas as companheiras do Doctor foram muito importantes para a construção da história. Seguindo a linha do clássico, Ian e a professora que não me lembro o nome foram deveras importantes nas história do nosso querido TimeLord.
    Dei graças a Darwin quando a Susan Foreman saiu; a guria me irritava. O Doctor fez bem!
    De todas, as minhas favoritas são Sarah J., Donna e Amy Pond. No começo achava o Rory meio inútil, mas o personagem me surpreendeu e senti bastante a falta dele. Meus olhos até suaram na despedida dos dois…
    Quanto a Clara Oswin… ou Oswald… enfim, achei fantástico o que o Moffat fez e para quem acompanhou os clássicos (sem spoilers) ela se tornou mais fantástica ainda… mais que a Rose F.A.N.T.A.S.T.I.C. =P
    O mais legal foi o segredo da Clara, quando eu descobri que na verdade ela era

    Responder

    • Adriano

      julho 7, 2013 #129 Author

      Quando assisti o primeiro episódio fiquei me perguntando quem é essa Clara e quando mais adiante ela aparece de novo dá uma aliviada, mas no episódio The name of the doctor mostrou a missão que ela tem. Moffat deu uma missão e tanto para ela. fiquei triste que o Rory e a Amy Pond ficaram no The angels take Manhattan podiam ter ficado no momento presente e ser felizes.

      Responder

    • Daniele

      agosto 20, 2013 #130 Author

      “De todas, as minhas favoritas são Sarah J., Donna e Amy Pond.”
      Tamo junto! As três são as minhas favoritas pra todo o sempre. Ainda não sei bem o que acho da Clara, mas concordo com você, todas as companions foram importantes pra série e pra história do Doutor.

      Responder

  • Renata Rosa Cezimbra

    junho 2, 2013 #131 Author

    “Adric acreditava que as garotas eram um empecilho no seu relacionamento com o Doctor, e tinha também, uma preferência óbvia pela quarta encarnação do mesmo.” – Estou vendo chifre em cabeça de cavalo ou essa frase me soou incrivelmente “aí tem coisa escondida”? O.O, sério.

    Responder

  • Fernanda

    junho 7, 2013 #132 Author

    Sinto muito a falta da Amy.

    Responder

  • DWfan

    junho 20, 2013 #134 Author

    Desculpem, vi em inglês, mas “The Woman Twice Dead”, o apelido da Clara, soa mais como A Mulher Duas Vezes Morta, mas OK. Se eu tiver que escolher os melhores Comapnions, achoque do 11 vai ser a Clara SE ela não se apaixona pelo Doctor do mesmo jeito da Rose (Não que eu não goste da Rose, mas esse treco de cair aos pés do Doctor já enjoou). Se ela se apaixonar por ele de um jeito diferente até dá. Donna também foi boa, atrás da Donna vem a Martha. Os Ponds empatam com a Clara, mas eu não gosto do jeito como eles passam meses sem ver o Doctor de vez em quando. Eu ainda não vi a série antiga.

    Responder

  • ana laura

    junho 21, 2013 #135 Author

    Bom normalmente doctor who esta passando 1da manha logo o 10 doutor regenera vo ficar muito trite mas ao mesmo tempo feliz, mas o meu pior medo e q o doutor nunca mas volte e nem suas companheiras. E o meus maior desejo era de conhecer alguns doutores e tardis, pena q a tardis e monitorada por computadores e se tivesse como fazer uma tardis ficaria muito feliz. Bjs

    Responder

  • julio

    junho 23, 2013 #136 Author

    Gente a Amy e o Rory nao morrem no minotauro,eles nao morren no ep , The Angels Take Manhattan quando o ajo mata o Rory ai a Amy vai junto ????? to confuso 🙂

    Responder

    • Adriano

      julho 7, 2013 #137 Author

      Tá certo mesmo eles morrem no The Angels Take manhattan no do minotauro eles se safam tbm.

      Responder

    • Marcelo

      fevereiro 1, 2014 #138 Author

      [SPOILERS] A Amy e o Rory nao morrem realmente no episodio Manhattan… Ok, aparece o tumulo deles… Mas temos que entender que todos tem uma linha do tempo, que acaba em algum momento com a morte (nesse ponto de vista todos os personagens morrem, inclusive o Doctor, que tem um tumulo). Naquele episodio eles sao mandados para o passado pelo wheeping angel, nao mortos. Quando a Amy vai atras do Rory e eles se encontram na decada de 30 eles passam a viver juntos, e vivem o resto da vida deles (supostamente em New York) para entao morrerem de velhos (com mais de 80 anos de idade, como a inscricao no tumulo informa)… Saindo da ficcao, a serie tem muitas “cozinhadas” no roteiro para encaixar problemas com o elenco, e essa eh uma das que menos gostei (abandonar os dois na decada de 30 em NY e dizer que a Tardis nao poderia ir busca-los em NY – bastava o Doctor ir ate o Canada no mesmo ano e pegar um onibus!). 🙂

      Responder

  • B. Golambieski

    julho 4, 2013 #139 Author

    Aiê, tanta gente falando mal da Clara/ Oswin, whatever… Adoro ela! É tão fofa… Sei lá, mas alguma coisa me faz gostar muito dela. Ela é engraçada e brava, se lá, gosto dela. Mas também vejo que muitas pessoas não curtem ela, né =|

    Responder

    • Adriano

      julho 7, 2013 #140 Author

      Vou afirmar aqui que a Clara Oswin tá indo bem tbm, me agradou bastante as anteriores tbm foram legais gosto muito da Sarah Jane que rendeu um Spin-off legal tbm e é a minha preferida. (que pena que ela num ficou pro especial de 50 anos)seria uma boa se o Luke aparecesse tbm.

      Responder

      • Lorena

        março 21, 2014 #141 Author

        Como assim, “não ficou”?? ELA MORREU! Wtf. Só cancelaram a série pq ela morreu… E foi uma pena, uma tristeza mesmo… Até porque os planos pra série dela estavam muito bons, e iam até tirar o Luke do armário! Os produtores da série já tinham confirmado que Luke ia apresentar o namorado dele na nova temporada, mas com a morte da Elisabeth Sladen, todos os planos foram encerrados, né, obviamente.

        Responder

  • Tiago

    julho 6, 2013 #142 Author

    Eu gosto muito da Amy, Ace, Tegan, Mel e Romana, mas com a Clara senti diferente, já amei ela logo na primeira aparição, inteligente, fofa, divertida e sempre disposta a ajudar. As minhas três companions favoritas são Clara, Romana e Ace.

    Responder

  • Isabella

    julho 24, 2013 #143 Author

    Olha eu adoro essa serie é demais só q tem uma coisa eu gosto da temporada q o Devid Tennat faz o papel de Doctor, na minha opinião a melhor companheira do Dotor é a Hose eu amo ela mas foi uma pena como eles terminaram as viagens no tempo. Mas enfim pra terminar euuu ammooo essa serie

    Responder

    • Isabella

      agosto 7, 2013 #144 Author

      Mas sabe tirei agora tb gosto da amy acho ela bm legal

      Responder

  • Ponds!

    julho 25, 2013 #145 Author

    Quando terminou a 4º temporada eu pensei que não fosse gostar tanto do próximo Doctor (e das proximas temporadas em si), pelo que eu via de posters e tudo mais não me passava uma boa impressão, não ia com a cara do Matt. Entretanto, quando comecei a 5ª…meu deus!!! Amelia Pond mudou T U D O! O Doctor com ela… estavam em sintonia! Terminei de ver a 7ª temporada à poucos dias e não consigo acreditar que ela se foi! Vai ser difícil alguém substituiR Amelia Pond e Rory Williams, e também o que o Eleventh Doctor era ao lado desses dois grandes personagens. COME ALONG, POND! COME BACK GILLAN! Sempre será a melhor companion, sempre!

    Em relação aos outros… gostava muito da Rose. Ela era o amor do Doctor! Foi a primeira dessa nova série, não tem como esquecer. A Donna também era legal, divertida e dá saudades. Não curti a Martha, assim como não gosto da Clara, são mandonas demais.

    E vi alguém comentando sobre o 9º Doctor, e decidi comentar também a respeito dele: apesar de ter ficado uma só temporada, adorei o jeito e o carisma que ele tinha. Era bastante diferente do 10º e 11º. Não sei explicar, ele tinha um “tchan” a mais, um jeito mais maduro, eu gostava. Fiquei brava quando fui pra segunda temporada e ele não estava haha

    Responder

    • vampirinha

      fevereiro 23, 2014 #146 Author

      eu simples mente acho que ela já o encontrou mas isso no futuro da serie ou seja em algum próximo ep distante ou próximo ou simplesmente n da para eles transmitirem no brasil esse ep

      Responder

  • Natalie

    julho 31, 2013 #147 Author

    É, eu também não me esqueço da Rose Tyler, eu acho que foi a companheira que mais me chamou atenção e mais me tocou, o Doutor se apaixonou por ela e fez de tudo pra salvar ela. Eu admiro muito a Rose, ela fica na minha lembrança, quando eu comecei a assistir Doctor Who, eu me apeguei tanto a Rose e o Doutor juntos, e eu assistia por causa disso HAHA! Mas a série está legal e tudo mais… Espero que a nossa Rose apareça talvez junto com o 12º Doutor 😉

    NOTA 10 ESSE SITE!

    Responder

  • Lorena

    agosto 4, 2013 #148 Author

    Queria saber sobre aquele episodio 4×6 A filha do Doutor porque ela não apareceu em mais nenhum episodio e porque o Doutor não foi procurar por ela.

    Responder

    • Caio Albuquerque

      agosto 18, 2013 #149 Author

      Acho que ela vai voltar. Ele achou que ela tinha morrido mais ela respirou o ar da vida e tals. Talvez ela volte na 8ª temporada ou tenha algum vestígio dela em algum capitulo.

      Responder

  • Brê

    agosto 24, 2013 #150 Author

    Gente, por que vocês não colocam lá no menu, na parte do Doctor, Companions, Amigos, Vilões, etc, uma foto de uma companion clássica e uma da série atual?

    Responder

  • Alexander

    agosto 27, 2013 #152 Author

    Rose Tyler foi uma ótima companion,mas eu amo Amy Pond.Estava confiando que ela iria ficar com o Doctor.Mas ele e River fazem um belo e maduro casal.

    Responder

  • Jade

    setembro 16, 2013 #153 Author

    Na minha opinião todos os Doutores são ótimos de fato, mas os melhores Doutores com toda certeza são aqueles que nos divertem,por isso é pessoal kkk gostei muito do 9º e adorei o começo do decimo pra mim ele é o melhor e a Rose, sem dúvida é a melhor companion sem dúvida a vida dela é mais interessante. Martha e Donna são adoráveis. Sarah Jane, nada além do que épica <3 Adoro todos, mas ainda estou me acostumando com o Matt Smith, por que é difícil "perder" os Doctors kkkk mas adorei o primeiro ep dele e curti um pouco a Amy maaaaas vamos ver XD

    Responder

  • vampirinha

    outubro 18, 2013 #154 Author

    Ola eu sou uma velha fa do site e esspecialmente da serie love dw mas parece a cultura n tem mais respeito a ela porque ja mandei varias reclamaçoes e continua as 1 e so reoete episodio meu respeito essa serie tem mais de 4.mil fa no mundi e n da para aguentar so repetir né? Entao eu estou vendo antigos ni netflix e numas gravaçoes q eu tenho ai dos q n soltaram na cyltura e me respondao uma coisa gerentes do site a river vai em bora ? A filha do doctor vai voltar ? E pq a marta ficou tao pouco tempo?e a clara vai ver ele se renegerando?
    Tanks aceito qualquer resposta ♥♥ e doctor é melhor

    Responder

  • vampirinha

    outubro 21, 2013 #155 Author

    como os daleks sobreviveram a time war ?????? eu estou vendo um eps antigos e n entendi sinceramente como foi q escaparam se a guerra foi antes do tempo??????????????por favor respondão por favor eu to boiando isso é ineplicavel e sem sentido mas é a primeira coisa na serie q é sem sentido mas depois eu entendo

    Responder

    • Marcelo

      fevereiro 1, 2014 #156 Author

      Eh uma das grandes incoerencias… O Nono “justifica” ter destruido seu planeta e seu povo, matando bilhoes (inclusive sua neta) para eliminar os Daleks, e de nada adiantou… Mas estao remendando isso na 7a e 8a temporadas…

      Responder

  • Juliana

    novembro 15, 2013 #157 Author

    Olá, realmente muito interessante ler sobre os antigos companions do doutor, mas como comecei a assistir a série clássica, senti falta dos primeiros companions, a Barbara, o Ian e até mesmo a Susan, seria bem legal se eles fossem mencionados como os primeiros viajantes. Apenas uma dica. Parabéns pelo site.

    Responder

  • Gabriela

    novembro 30, 2013 #158 Author

    Bom, eu caho que deveriam arrumar a parte da Clara,(que é a minha Companion favorita) pois já foi revelado como ela morreu duas vezes em “The Name of The Doctor”.
    Eu acho a Clara muito esperta e segura, ela sabe quem é o Doctor e o quanto poderoso e inteligente ele é, e também sabe quantas veses ele salvou o mundo, mas ela já salvou ele, doze veses para ser exata e com certeza vai salvar mais ainda.
    Espero que ela continue por mais um longo tempo com o Doctor :))

    Responder

  • The Twelfth Doctor

    dezembro 12, 2013 #159 Author

    Acho que as Companias que mais marcaram Doctor Who foram
    Sarah Jane, Rose Tyler,Amy Pond e Donna Noble…
    Amy tambem foi muito boa mais como não vimos muitos episodeos com ela
    fica de fato dificil saber como ela e realmente.

    Responder

  • Any

    dezembro 17, 2013 #160 Author

    A era Pond foi incrível incrível, gostei do que fizeram com eles de mostrar eles mudando, afinal quando eles saíram já fazia 10 anos desde que tinham começado a viajar com o Doctor, ver a Amy e o Rory amadurecerem, mudarem, foi lindo. Ver que eles se tornaram a família do Doctor, os amigos de confiança, ver eles juntos era como ver 3 amigos de colégio. Gosto da Clara, mas das 3 tempooradas do Matt, duas e meia ele esteve com os Ponds, é estranho ver ele com outra, ainda mais que voltou a ter aquela “tensão romantica”. Acho que vai ser bom ver a Clara com o Capaldi, vai ser o começo de uma nova era e por o Capaldi ser mais velho talvez mude a perspectiva do relacionamento deles.

    Responder

  • Cammy

    dezembro 31, 2013 #161 Author

    Meus favoritos são os Ponds e em segundo Donna. Martha eu gosto depois que ela largou o doctor e foi pra UNIT. Só eu detesto a Clara?

    Responder

  • Yorranes

    janeiro 2, 2014 #162 Author

    Adoro ver o 10 doctor e a rose juntos <3.e tambem adoro a amy e a clara e tbm a donna

    Responder

  • ester

    janeiro 4, 2014 #163 Author

    é só vc mesmo!!!
    eu amo a clara e a amy o rory tambem mas acho que o doutor nao devia se casar com a river gosto muito dela mas alguma coisa me imcomodou nisso. adoro o eleventh doctor e nao sei se me acostumo com o peter acho que vou é sempre assim depois que se apega em um e dificiu se acostumar de novo #ilovemattsmith

    Responder

  • Nicolas Targino

    janeiro 8, 2014 #164 Author

    Gosto bastante da Clara Oswald, ela é bem engraçada e ajudou o doutor a se recompor de quando a Amy e Rory receberam o toque daqueles anjos, meu episódio favorito com ela é os anéis de Akhaten.

    Responder

  • Bill

    janeiro 10, 2014 #165 Author

    Achava que a Vicki estaria nessa página, ela foi a primeira do estilo Sarah Jane/Ace/Rose/Donna/Amy…
    Sara Kingdom conta como Companion ou como Amiga? (pena que nunca ganhou um spin-off…)
    Já pensaram em colocar Companions de Spin-offs aqui?

    Responder

  • Larissa

    janeiro 21, 2014 #166 Author

    Eu simplesmente não consigo gostar da Martha!! Claro que eu só tenho como comparar ela com a Rose pq comecei a ver a série a pouco tempo (pfvr nao me julguem), mas ver a terceira temporada está sendo uma tortura com ela 🙁

    Responder

    • Lorena

      março 21, 2014 #167 Author

      Tortura era assistir com Rose… levei dois anos pra me forçar a ver a segunda temporada com ela, não aguentava mais aquele romancinho sem sentido. Martha é ótima. É inteligente, faz as coisas, e o finale dela é perfeito! Pena que fizeram ela “se apaixonar” pelo Doutor, é o único problema na história dela, pelo menos do meu ponto de vista… Mas Donna é a melhor, sem comparações.

      Responder

  • Fernando

    janeiro 29, 2014 #168 Author

    Martha a mais linda de todas as companions!!! Delirio de Mulher!!!!

    Responder

  • Marcelo

    fevereiro 1, 2014 #169 Author

    Dificil escolher favoritos… Cada um tem um jeito. Gosto muito da Amy, e estou gostando da Clara, apesar do relacionamento estranho dela com a personalidade da Tardis… A Rose marcou por ter sido a primeira da nova serie e porque muitos conheceram DW com ela. A Donna eh… diferente! Mas a melhor companion, IMHO, ao contrario da opiniao da maioria dos posts aqui, eh a Martha! De longe a mais preparada, mais inteligente, ativa, e que mais fez e lutou por ele*. Eh ainda a mais apaixonada, e tambem de longe a mais injusticada, pois ele a ignora completamente… Estou comecando a ver a serie classica agora, e gostei do Ian (ele eh que resolve as trapalhadas do 1o Doctor) – Ja a Susan me irrita (nem a Carole Ann Ford, atriz que a interpretou, aguentou, e pediu para sair apos 18 meses – temos que separar atriz de personagem). Por enquanto vi pouco a Sarah Jane para avaliar. Ah, gostei dos episodios com o Capt. Jack tambem! *OBS: talvez a Clara supere a Martha em fazer algo por ele pois ela literalmente “morreu” varias vezes por ele…

    Responder

  • Isabelle Caroline

    fevereiro 1, 2014 #170 Author

    Na minha opinião as melhores companheiras do DOCTOR são a Amy e a Clara

    Responder

  • Michael

    fevereiro 1, 2014 #171 Author

    Muito bem, sabemos que Susan é neta do 1st, não sei ainda se é uma Time Lady, porque via de regra ela tinha que passar por um longo treinamento para adquirir as devidas habilidades.

    Então, de qualquer forma, foi deixado de mencionar os primeiros companions do 1st Doctor, o que eu também acho que ficou uma lacuna à ser preenchida. O número de companions deve ser extenso, mas se puderem catalogar todos para a gente poder conhecer…

    Atenciosamente,

    Michael.

    Responder

  • vampirinha

    fevereiro 23, 2014 #172 Author

    alguem me responda como os daleks sobrviveram a time war

    Responder

  • SILVIA

    março 5, 2014 #173 Author

    EU AMO DOCTOR WHO ASSISTO HA 4 ANOS!!!!

    Responder

  • SILVIA

    março 5, 2014 #174 Author

    DOCTOR WHO PRA MIM É TUDO!!!!

    Responder

  • Cristal

    abril 13, 2014 #175 Author

    pra mim as melhores sao a Rose,Donna,Amy e Clara

    Responder

  • Rhenam

    abril 16, 2014 #176 Author

    A única companion que eu realmente gostei foi a amy e seu marido foi uma história diferente das outras, a clara ainda não tive muito tempo para gostar ou não dela

    Responder

  • Igor

    abril 26, 2014 #177 Author

    Mto bom esse post mas faltou companions como Barbara e Ian além de Susan e tb da Grace e do Lee do filme de 1996!

    Responder

  • Lucas Iquegami

    maio 3, 2014 #178 Author

    Poderiam falar da Susan(1 Doctor)já q ela foi a primeira Companion da serie,do Ian e da Barbara(1 Doctor)já q também são bem famosos,além de que foram eles que conseguiram “amolecer” o Doutor)e a Mel Bush,já q na minha opinião é a Companion principal da era do Colin Baker

    Responder

  • Thales Bortoleto

    junho 16, 2014 #179 Author

    Não tem uma temporada em que a Amy eo Rory morem ao ser tocado por um anjo. Mas a minha favorita é a Rose a Donna e a Amy

    Responder

  • marcelo silva

    julho 20, 2014 #180 Author

    Amo a Marta, mulher forte e perfeita, mas todos queriam que o doutor e a Rose fossem felizes para sempre.
    Por isto que tentamos nao gostar da Marta.
    Amy é favorita, a mais esperta e a mais gostosa.
    MAs, como eu queria ver a Rose e o Doutor juntos, apesar que ela está com o clone dele.

    Responder

  • junior

    outubro 28, 2014 #181 Author

    O final de amy e rory está errado.

    Responder

  • Escritora

    dezembro 9, 2014 #182 Author

    Muito legal o site de vocês. Acompanhei a fase atual de Doctor Who pela Cultura, então, só posso falar dos companheiros mais atuais: em disparada e até empatadas, a Rose e a Donna, suas personalidades e participação foram inesquecíveis; a Martha era inteligente e foi bem bacana; por último, me perdoe Amy mas, seu noivo o Rory me encantou mais que tu, garota, porque ao menos, o jeito dele era mais aceitável que o seu. Admito que fiquei triste com o que aconteceu com ele e quanto a Clara, ela tá indo bem. Só não posso ser mais franca com ela porque teria de rever mais uma vez sua atuação, por hora está sendo uma boa companheira para o Doutor.

    Responder

  • Fabricio

    dezembro 15, 2014 #183 Author

    Caroline Frances John a atriz que intreptou Liz Shaw não é considerada uma companheira do doctor eu estou no segundo arco do terceiro e vim aqui para ler um pouco sobre ela e nada encontrei!! fiquei triste por que estou me apaixonando por ela! dai veio essa pergunta na minha cabeça mesmo ela ter feito 4 arcos com vários episódios ela não chegou a ser uma companheira??? obrigado

    Responder

    • Steve Fernandes

      junho 27, 2015 #184 Author

      A Liz Shaw ficou apenas uma tempora com o Doctor pq ela ficou grávida, porém foi o suficiente para mim me apaixonar por ela também, ela tem uma curta aparição no especia the five doctors!! olha lá, abraços

      Responder

  • Sara

    dezembro 29, 2014 #185 Author

    Eu amei todos os companions (ainda não vi a clássica), eu percebo que muita gente menospreza a Martha por ela ter vindo logo depois da Rose e se apaixonado pelo Doctor, mas algumas pessoas não conseguem ver o quão inteligente e corajosa ela era e tudo que fazia pelo Doctor. Donna foi excelente e muito hilária. Quanto a Amy, eu confesso que não simpatizei muito com ela no início, ela era meio indiferente com o Rory e eu achava que ele não merecia isso, mas depois ela ficou mais madura e se tornou uma mulher bem corajosa.

    Responder

  • Alishya Watson

    janeiro 22, 2015 #186 Author

    Falando dos acompanhantes só queria dizer que todos foram ótimos cada um á seu tempo… Mas Rose Tyler foi a única que o Doctor como Timelord amou de verdade, pelo menos não vi isso nas séries mais antigas….ele nunca a esqueceu e nunca deixou de ama-la, mesmo quando entregou a sua versão Humana a possibilidade de ele ficar com a Rose… infelizmente um amor assim só mesmo uma pessoa tão inspiradora como a Rose poderia fazer o doctor sentir…No episódio em que ele deixa de ser um timelord escondendo sua memoria e passa á ser um humano ele descobre a intensidade do amor que a rose sentia por ele, pois ele passa a sentir por outra pessoa. A rose foi a melhor acompanhante em minha humilde opinião por que ela fez o doctor ter outros tipos de sentimentos, que um timelord por sua arrogância não poderia compreender.

    Responder

  • Jack

    fevereiro 24, 2015 #187 Author

    Como já dito, senti falta dos companheiros na série clássica.
    Mas, sem dúvida a Rose foi a melhor de todas, não entendo o porque de gostarem tanto da Amy, para mim ela é muito mimadinha, fica melhor quando o Rory entra de vez, agora depois da Rose a Clara e a Donna, inclusive a Donna, logo no inicio achei ruim, mas, depois ficou muito legal.

    Responder

  • maria camila

    abril 30, 2015 #188 Author

    para mim as melhores são donna noble e rose Tyler!!incriveis

    Responder

  • Maria Lourdes

    maio 12, 2015 #189 Author

    Hoje se sabe que a Clara (chata) é a companion mais importante. Provavelmente foi, mesmo, escolhida pelo Master (Missy) para salvar o Doctor ainda em Gallifrey, quando era pequenos… Sabe-se que ela esteve na infância do Doctor (Listen) mas apenas ela pôde chegar lá. Por quê?
    Tem algo aí. Ainda não sabemos toda a estória da Clara…

    Responder

  • Vitória

    maio 24, 2015 #190 Author

    Eu amo a Rose Tyler

    Responder

  • Leandro Dutra

    maio 27, 2015 #191 Author

    Só acompanhei a nova geração então não posso julgar antes disso. Pelo que eu vi a Rose Tyler com certeza é a melhor, seguida da Amy Pond+Rory Williams (o último centurião), depois martha Jones, Clara Oswald e por ultimo a Donna Noble(ela me irritava um pouco rs). Essa é apenas minha opinião.

    Responder

  • Mariana

    junho 29, 2015 #192 Author

    Eu amo a Amy,minha preferida mas TB gosto da rose só q acho q as pessoas vem ela de um jeito errado sei lá tudo mundo acha q o doutor amava ela tipo como homem ama uma mulher mas eu acho q a relação deles e mais de amizade e isso q as pessoas falam q a Martha eh a pior e só pq ela vem depois da rose e pq ela realmente era apaixonada pelo doutor e ele quase n dava bola, mas eu acho ela uma das mais espertas sem falar TB ehuito bonita eu acho mesmo q ela n seja loira

    Responder

  • Joaquim

    julho 7, 2015 #193 Author

    Eu prefiro a Clara

    Responder

  • Juliane Morgenstern

    setembro 10, 2015 #194 Author

    Na verdade, a frase que a Clara sempre diz é “Corra, garoto esperto… e não se esqueça.”

    Responder

  • caio cesar souto morais

    outubro 9, 2015 #195 Author

    quero conhecer o doctor who

    Responder

  • Eradith

    outubro 31, 2015 #196 Author

    Pra mim sempre será Rose, não entendo como tem pessoas que não gostam dela. Meu Deus, não consigo imaginar New!Who sem Rose, ela foi meio que o recomeço do Doctor, a pessoa que tirou ele do pessimismo, Rose é amor .> @.@
    Eu amo a Clara, depois da Rose ela foi a primeira que eu simpatizei muito, embora ela esteja se saindo melhor com o 12° Doctor do quê com o 11°.
    Mas é como eu sempre penso, meu Doctor preferido e minha companion favorita sempre vão ser 9° e Rose *–* Eles foram – como o próprio 9° dizia – Fantásticos.

    Responder

  • Yasmin

    dezembro 18, 2015 #197 Author

    Melhor companion é a Donna ela simplesmente lacra…. e apesar de que eu não gostava tanto da Clara a saída dela foi a melhor, e arrisco dizer a mais marcante, ela foi totalmente incrivel nos seus momentos finais e deixou meu coração apertado o episódio inteiro, não só me apaixonei por ela nesse último ep, como desejei que ela não estivesse indo embora <3

    Responder

  • Jhully sthefane

    janeiro 4, 2016 #198 Author

    As melhores sao a Donna e a Amy as mais divertidas .

    Responder

  • Ludmilla

    janeiro 8, 2016 #199 Author

    Na minha opinião, a Rose e a Clara foram as melhores companions da série atual.
    Elas são espertas e ajudam muito o Doutor.
    E a saída das duas foi sensacional.
    Muito especial.
    David T & Billie Piper
    Peter C & Jenna Coleman

    <3

    Responder

  • Filipe White

    janeiro 21, 2016 #200 Author

    Minhas Favoritas sempres serão: Rose, Amy e Clara! Me tragam outra boa como elas! 😉

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *