Em 2013 recebemos com muita alegria a notícia de que episódios da série clássica haviam sido recuperados. Muitos boatos se desenrolaram acerca do número... Como o episódio 3 de The Web of Fear continuou perdido

Em 2013 recebemos com muita alegria a notícia de que episódios da série clássica haviam sido recuperados. Muitos boatos se desenrolaram acerca do número de episódios achados, chegando alguns veículos a afirmarem que se tratava de um resgate de cem episódios, o que basicamente tornaria episódios perdidos exceção. Na verdade, tratava-se de 9 episódios da 5ª Temporada, referentes aos arcos The Enemy of the World e The Web of Fear. Pois bem, Philip Morris, responsável pela descoberta, revelou que deveríamos ter 10 episódios, não 9.

Ontem, na Pandorica Convention, em Bristol, na Inglaterra, Morris, que conduziu uma larga busca por retransmissoras africanas, em busca de películas de episódios exportados do Reino Unido na década de 60, afirmou que em 2011, quando se deparou com os episódios, além dos 9 disponíveis, havia entre eles também o terceiro episódio de The Web of Fear, ainda perdido. Este material teria sido perdido entre a descoberta inicial e a consequente compra do lote de películas.

Ele acredita que, nesse meio tempo, com o vazamento da informação de descoberta, o gerente local da emissora nigeriana vendeu o o episódio para um colecionador privado, antes que este pudesse ser levado de volta ao Reino Unido. Este mesmo responsável por vender o episódio teria, segundo Morris, contornado questionamentos posteriores em relação a isso. Na tentativa de ter os dois arcos inteiros e o episódio que tinha “escapado”, o arquivista segurou o anúncio público da descoberta dos 9 episódios já garantidos até 2013.

Patrick-Troughton-as-the-Doctor-in-Doctor-Who-The-Web-of-Fear

A expressão do 2º Doctor representa bem nossa reação a como o episódio se perdeu de novo.

Morris, responsável por fundar a Television International Enterprises Archive (TIEA), ainda estava em uma região de risco no momento do vazamento da informação, o que comprometeu seu anonimato, sua segurança e de sua equipe, além de levar à perda de um dos episódios.

A manutenção do segredo de descoberta de material perdido de Doctor Who se baseia justamente nesses dois fatores: a chande de novo sumiço, tendo em vista o valor do material, que provavelmente é único; e o risco para a equipe que busca a recuperação, que geralmente está em regiões instáveis, como no caso nigeriano.

Assim como Morris, esperamos que ao tornar este fato público, o colecionador que possui o episódio fará a coisa certa: possibilitará sua entrada no arquivo.

Fonte

Universo Who

Publicações feitas por colaboradores que em algum momento fizeram parte da história deste site desde 2009, mas que não mais fazem parte do projeto.

  • Müller

    setembro 27, 2015 #1 Author

    Pelo menos sabemos que ainda há esperança para esse arco. Tem alguns episódios por aí que a esperança de achar fica cada vez menor

    Responder

  • Julia Mello

    setembro 28, 2015 #2 Author

    sacanagem. :/

    Responder

  • René

    setembro 28, 2015 #3 Author

    Ui! Pensei que ia pintar um novo episódio recuperado. Então só resta torcer mesmo.

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *