Adaptado de texto escrito por John Hussey O que é a Grande Inteligência? A Grande Inteligência é uma criatura de pensamento e ambição, que apenas... Ataque dos Snowmen: A história da “Great Intelligence”

Great-Intelligence-Snow-Globe-The-Snowmen

Adaptado de texto escrito por John Hussey

O que é a Grande Inteligência?

A Grande Inteligência é uma criatura de pensamento e ambição, que apenas quer recuperar sua forma física. No livro ‘Millennial Rites’, da série Virgin Missing Adventures, fica implícito que a criatura era um dos “Great Old Ones” (Os Grandes Antigos), sendo as criaturas assim conhecidas provenientes de um Universo que não o nosso (outro exemplo de “Great Old One” seria o Animus, do arco “The Web Planet”). A Grande Inteligência já fora conhecida como Yog-Sothoth, até algum momento, perdeu sua forma física. A criatura existe como um ser sensitivo e vive procurando uma maneira de receber uma forma física novamente. Usa suas habilidades psíquicas para controlar e manipular a mente de outros, o que tem feito ao longo de suas aparições no seriado, em uma tentativa de ganhar um novo corpo. A criatura tem a capacidade de prolongar a vida, o que fez com seu segundo hospedeiro Lama Padmasambhava, e pode ressuscitar os mortos, o que fez com seu terceiro hospedeiro, o Sargento Arnold.

A Grande Inteligência foi, no princípio, uma forma de vida sensitiva vivendo dentro da neve alienígena e existência gerada através dos pensamentos e memórias de Walter Simeon. Depois de fazer isso por 50 anos, a Grande Inteligência aprendeu a como sobreviver sem um link mental. Após sua primeira derrota, a criatura usou Padmasambhava  como seu novo hospedeiro no Tibet, tendo uma forma de lodo brilhante durante sua espera. Sua forma final foi de uma teia mortal que resistia a produtos químicos, explosivos e até lança chamas. Isso acabou dando trabalho para os militares e para o 2º Doctor durante sua batalha no metrô de Londres.

Também é válido dizer que a criatura tem um apreço por bonecos de neve. Na sua primeira tentativa de atacar a Terra, aparece em forma de neve, e cria bonecos de neve mortais para atacar a Londres Vitoriana. Em seguida, foi utilizada para criar robôs disfarçados de bonecos de neve na história legendária “Abominable Snowman”, que forma utilizados nas outras duas tentativas de invasão. Tanto os bonecos de neve quanto o Yeti compartilham características semelhantes. Ambos são máquinas mortais com dentes afiados e um grunhido feroz.

Primeira Aparição na Televisão

A primeira aparição televisionada da Grande Inteligência foi em ‘The Abominable Snowmen’, transmitido em 1967, onde usava a mente de  Lama Padmasambhava por mais de 300 anos para tentar construir outro corpo para si no Tibet.

The-Abominable-Snowmen-intelligence

Durante esses anos, a Grande Inteligência fez Padmasambhava construir um exército de robôs disfarçados de Yeti para se proteger, os controlando através de peças de xadrez em um mapa. Os abomináveis homens da neve afastavam ou matavam pessoas estranhas nas montanhas e protegia a existência da Grande Inteligência. Isso até o 2º Doctor chegar com os companions Jamie McCrimmon e Victoria Waterfield. Eles e o Professor Travers descobriram o segredo por trás dos Yetis e o plano de seu mestre para a invasão. O Doctor conseguiu banir a GI para vazios do espaço, desativando os Yetis e permitir que  Padmasambhava morresse em paz depois de ter sua vida prolongada pela criatura.

 

Segunda Aparição na Televisão

Alguns acos depois a Grande Inteligência retornou em “The Web of Fear”, televisionado em 1968, tentando invadir novamente a Terra.

doctor-who-yeti

Com a nova forma, de uma teia mortal, que apareceu após o Professor Travers ter trazido seu Yeti de volta à vida – o que permitiu que a criatura voltasse à Terra, fazendo com que a TARDIS trouxesse de volta o 2º Doctor e seus companions.

No Metrô de Londres, a Grande Inteligência engendrou seus planos para roubar a mente e experiência do Segundo Doctor e então usou o Metrô como meio de começar sua tentativa de invadir a Terra espalhando sua teia mortal por todo planeta.

Com a ajuda de seu velho amigo Professor Travers, e seu novo amigo Lethbridge-Stewart, o Segundo Doctor consegui derrotar a Grande Inteligência e seu exército de Abomináveis Homens das Neve. Novamente a criatura foi enviada para o espaço.

Terceira Aparição na Televisão

Depois de uma longa espera, a Grande Inteligência voltou no Especial de Natal de 2012, “The Snowmen”, onde descobrimos as origens da criatura.

THE-SNOWMEN-BBC-America-Trailer-6-300x168

A Grande Inteligência chegou na Terra dentro da neve e usou o cérebro do pequeno Walter Simeon como um link para criar uma forma de existência para si. Então a criatura começou a preparar um plano onde usava a neve como uma arma mortal para invadir a Terra. A ganância e a ambição de Walter Simeon o fez a ferramenta perfeita para a Grande Inteligência concretizar seus planos. Usando a antiga governanta do Capitão Latimer, que foi congelada congelada no gelo alienígena da lagoa, a Grande Inteligência tentaria criar um vínculo entre o DNA dela para descobrir uma forma de criar um corpo de gelo. O plano quase foi concluído quando a Inteligência toma o corpo de Walter após o 11º Doutor apagar as memórias dele com o verme, numa tentativa de quebrar o link com a Inteligência. Preparado para invadir a Terra com seu exército de bonecos de neve, mas o link mental com a governanta congelada e a filha do Capitão, Francesca, ainda era válida e quando a tristeza pela morte de Clara surgiu, a Grande Inteligência espelhou-se na menina e começou a se transformar em lágrimas.

 

O interessante sobre “The Snowmen” é para quem viu ou leu ‘The Abominable Snowmen’ e ‘The Web of Fear’ sabe que a Grande Inteligência está viva. Os eventos da história acontecem antes dos dois encontros de Patrick Troughton (2º Doutor) com a criatura. Significa que a batalha do 11º Doutor com a criatura inspirarou os eventos de suas aventuras passadas e as tentativas futuras de conquista da Grande Inteligência. O uso dos bonecos de neve pode explicar porque a criatura criou o Yeti robótico. E também o 11º Doutor mostrando os mapas do metrô de Londres e dizendo que era uma fraqueza estratégica dentro da área metropolitana, pode explicar porque a Inteligência usou o metrô como campo de batalha na sua terceira invasão.

Jéssica Laíse

Uma guria viciada em seriados, esportes e música. Nasci em 23/11/1991, coincidência? Moro no interior de São Paulo, mas vivo sonhando com as terras do pampa gaúcho.

  • Gabriel Maia

    janeiro 8, 2013 #1 Author

    YOG SOTHOTH?! LOVECRAFT SENDO CITADO EM DOCTOR WHO? QUE LINDO!

    Responder

  • Rafa

    janeiro 8, 2013 #2 Author

    Se em “The Abominable Snowmen” a G.I usou robôs disfarçados de bonecos de neve, explica porque no final de”The Snowmen”, os bonecos de gelo derretem e parecem ter uma camada de metal por baixo.

    Responder

  • Hartnell

    janeiro 8, 2013 #3 Author

    Sim, Doctor Who faz referência a várias entidades dos Mythos, por exemplo o Animus do arco Web Planet é na verdade Lloigor e eu desconfio que até o demônio que o décimo doutor encontra no ep “Satan Pit” pode ser um Great Old One por que ele fala que estava lá “before time”, antes do universo como o Doctor conhece ser criado.

    Responder

    • Matheus Carvalho

      janeiro 9, 2013 #4 Author

      Hartnell, muitíssimo bem observado. Editei o texto para acrescentar esta informação e agora, por coincidência, vi teu comentário.

      Responder

  • Denis

    janeiro 8, 2013 #5 Author

    Caraca, acho que muitas pessoas “não whovians” teriam um tilt lendo este ótimo texto

    Responder

  • Matheus

    janeiro 9, 2013 #6 Author

    A Great Intelligence vai voltar.Ela ira invadir o Wi-fi durante uma das primeiras aventuras da Clara

    Responder

  • diego leal

    janeiro 9, 2013 #7 Author

    então essa foi o primeiro encontro da inteligencia com o doutor,mas não a primeira vez que o doutor a encontra,doctor who embaralhando cabeças,acho otimo trazerem monstros classicos de volta,pois sempre se pode somar algo a mitologia deles e ja que estamos nessa onda de trazer a classica de volta,eu gostaria que trouxessem de volta o toymaker,sei que ele so teve um arco e com o primeiro doutor,mas gostei muito do personagem e todo o seu jeito manipulador.

    Responder

  • Filipe

    janeiro 10, 2013 #8 Author

    Jéssica, você se esqueceu de por algumas informações sobre a Great Intelligence:

    1. Os Old Ones fugiram do Big Bang para um universo paralelo. A Intelligence foi exilada para o “universo novo” (o nosso).

    2. A Intelligence não foi mandada para o espaço na primeira e segunda aparições, mas para o void.

    3 A terceira aparição não foi no “The Snowmen”, foi em um livro (“Millenial Rites”) do sexto Doctor, em que a filha do Professor Travers achava que Ashley Chapel queria trazer a Intelligence para a Terra, mas na verdade Chapel queria trazer um ser de outro universo (não a dos Old Ones) chamado “O Deus Benevolente Saraquazel”. A mistura do Millenium Codex que Chapel queria usar para trazer Saraquazel e o “counterspell” (não sei como tradizir isso) de Anne transformou londres em uma mistura do universo da Intelligence, de Saraquazel e do nosso, também juntando a Great Intelligence e o Deus Saraquazel em um mesmo ser malévolo. Anne se sacrifica para transformar Londres de volta ao normal, e bane Saraquazel e Chapel para o universo do deus, e a Intelligence para o canto do nosso universo.

    4. O ser que o 11º Doctor encontra no cemitério de TARDISes (no episódio “the Doctor’s wife”) era para ser a Intelligence após ser banida para o canto do universo, mas essa referência foi apagada no script final (provavelmente porque para entender como a Intelligence chegou no canto do universo a pessoa que estaria assistindo o episódio teria que ter lido o livro em que isso acontece).

    Eu peguei essas informações desse site: http://tardis.wikia.com/wiki/Great_Intelligence

    Obrigado pelo grande site (e pela ótima matéria)!

    Responder

    • Matheus Carvalho

      janeiro 11, 2013 #9 Author

      Filipe, você sabe que raramente mídia alternativa é referenciada na série, certo? Basicamente porque você não pode considerar o que daí surge como sendo tão canon quanto a série de tv.

      Responder

    • Jéssica Laíse

      janeiro 11, 2013 #10 Author

      Felipe, o texto não é meu. E o autor do texto achou interessante usar só as informações de quando a Inteligência apareceu na TV. E concordo com o que o Matheus falou.

      Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *