Análise escrita por Simon Scudder Após a Log On, que lançou a primeira temporada em 2012, encerrar as atividades, ficamos sem saber se, e quando,...

Day of the Doctor

Análise escrita por Simon Scudder

Após a Log On, que lançou a primeira temporada em 2012, encerrar as atividades, ficamos sem saber se, e quando, seriam lançadas as outras temporadas de Doctor Who no Brasil. Recebi com felicidade a notícia de que uma empresa de porte como a Paris Filmes assumiria essa tarefa, e em 19 de Novembro foram lançadas as versões nacionais da 2ª Temporada e o Especial de 50 anos! Com disponibilidade prometida para Fnac, Saraiva, Livraria Cultura, Americanas, Submarino e Ponto Frio, aqui em Ribeirão Preto só encontrei pronta entrega em uma pequena livraria, com um ágio de quase 30% em relação ao ofertado online. Como fãs do Doctor Who dão o sangue pela série, comprei os dois e mal pude esperar a hora de assistir o que é, sem dúvida, uma das melhores temporadas do relançamento da série: a primeira do David Tennant.

Temp2aberta

 

Ao abrir a embalagem, descobri que usaram um tipo de porta-dvd que deve ter sido inventado pelos Daleks! Para soltar os discos necessita de calma e paciência. Fiquei até com medo de quebrá-los de tanto fazer força para tirar. Ao invés de simplesmente pressionar no centro, como nos DVDs e Blu-Rays comuns, você tem que soltar uma lateral da trava e depois fazer o mesmo do outro lado. Espero que consigam facilitar um pouco isto nos próximo lançamentos..

Disco no player aqui de casa, olhos grudados na tela, apareceram… menus animados! Não tão sofisticados quando os das versões originais, com animações 3D, mas já bem melhores do que os simples do lançamento da Log On. Curiosamente, aparecem cenas do Especial de Natal “The Christmas Invasion”, que a Paris Filmes não incluiu na “Segunda Temporada Completa” – Os boatos de que houve um erro de produção, que não aparece nos menus, mas que é um “easter egg” são falsos: realmente não veio. Nas imagens enviadas para os sites de vendas aparece claramente no disco 1: INVASÃO NATALINA / NOVA TERRA / DENTE E GARRA, mas no box em si vem: NOVA TERRA / DENTE E GARRA / REUNIÃO DE ESCOLA.

A abertura da série com a viagem pelo vórtex chega a forçar os limites da compressão usada na tecnologia do DVD, tendo movimentos muito rápidos na tela toda, sendo possível ver na abertura alguns frames em que a imagem fica muito quadriculada. Ao menos este problema aparece em todos os lançamentos em DVD da série, tendo sido corrigido apenas na remasterização para Blu-ray, no qual a imagem é completamente limpa. A qualidade do episódio em si está boa, exceto por uma cintilação na imagem, como que houvesse um movimento ligeiro para cima e para baixo, aproximadamente 2 vezes por segundo. Inicialmente pensei que talvez fosse alguma configuração do Blu-ray player que usava. Testei então os discos da 1ª Temporada (Log On) e do Especial de 50 anos e tocaram perfeitamente, mas, ao colocar os discos da 2ª Temporada em um DVD Player, ficou claro que todos tinham essa cintilação incômoda. Painéis iluminados que não piscavam na imagem original chegam a tremeluzir.

"Brilha, brilha, estrelinha..."

“Brilha, brilha, estrelinha…”

A única conclusão plausível é de que houve alguma falha na conversão do sistema PAL original (25 fps) para o NTSC (30 fps) que assistimos no Brasil. Não sei se a culpa recai sobre a Paris Filmes, ou se a BBC já entrega as matrizes e arquivos para impressão das embalagens para a distribuidora duplicar em massa, mas é lamentável. Não sei também porque as edições nacionais possuem uma compressão mais alta do que as originais. Já tinha visto reclamações dizendo que a qualidade da 1ª Temporada (Log On) parecia uma cópia pirata, mas, na minha opinião, a imagem da 2ª com essa cintilação ficou pior.

Temp1 comparativo

A BBC poderia ter pego o trabalho feito para o Blu-Ray, que mesmo sem ser filmado em alta definição possui imagem muito melhor, e usado para remasterizar a versão nacional. Comparando os discos originais com os brasileiros, a diferença é surpreendente: os DVDs britânicos da 1ª Temporada têm aproximadamente 8GB ocupados, contra apenas 6,5 GB, no caso da primeira temporada (Log On), e 5,7GB, na segunda temporada (Paris Filmes) dos DVDs brasileiros. Obviamente, menos espaço ocupado em disco é consequência de uma compressão mais alta, que derruba a qualidade.

Com “The Day of the Doctor” a coisa foi diferente, vindo o DVD também recheado com os mesmos extras que encontramos nos “irmãos” estrangeiros, e, assim como a segunda temporada, tocando em aparelhos de todas as regiões.No lançamento da Paris Filmes senti falta da versão dublada e das legendas originais em inglês. Encontrei alguns erros nas em português, feitas pela Drei Marc – que também faz as legendas exibidas na BBC HD, mas no geral estão muito bem traduzidas. Um exemplo é quando a Osgood corre pra entregar o celular para a Kate Stewart no começo do especial, ela grita “Ma’am! Ma’am!” (“Senhora! Senhora!”), traduzido erroneamente como “Mãe! Mãe!”.

Resumindo: Em terra de cego quem tem um olho é rei. O lançamento da Paris Filmes é a única opção que temos para assistir em casa sem estar online, mas o Box da 2ª Temporada deixa algumas falhas graves passarem. Espero que isso seja corrigido nas próximas temporadas. Mesmo sabendo das pequenas imperfeições, eu não deixaria de comprar, vale a pena pelas histórias ótimas como “A Garota da Lareira”, “O Planeta Impossível”/”O Poço do Diabo” e a volta dos Cybermen.

Primeira Temporada (Log On Multimídia):

  • Pontos favoráveis:
    – Doctor Who em português!
    – Versões legendadas e dubladas
    – Boa conversão de PAL para NTSC
  • Pontos negativos:
    – A compressão um pouco alta prejudica a qualidade de imagem
    – Não tem o 5º disco com os “Confidentials” que vem no box Britânico
    – Formato 4:3

Segunda Temporada Completa (Paris Filmes):

  • Pontos favoráveis:
    – Menus animados;
    – Formato Widescreen;
    – Legendas bem traduzidas;
    – Toca em todas as regiões;
  • Pontos negativos:
    – Faltou “The Christmas Invasion”, o o especial de natal episódio de estreia do David Tennant;
    – Não tem versões dubladas;
    – A conversão de PAL para NTSC foi mal feita, com uma irritante cintilação de imagem nas cenas onde a camera está parada
    – Na capa da frente vem escrito em letras minúsculas acima do Doctor Who “Sherlock – Complete Series Three”.

The Day of the Doctor (Paris Filmes):

  • Pontos favoráveis:
    – Qualidade muito boa;
    – Widescreen;
    – Vêm os mini-episódios “O Último Dia” e “A Noite do Doutor”;
    – Toca em todas as regiões;
  • Pontos negativos:
    – Não tem versão dublada

Universo Who

Publicações feitas por colaboradores que em algum momento fizeram parte da história deste site desde 2009, mas que não mais fazem parte do projeto.

  • Lucas Rizzati Iquegami

    novembro 29, 2014 #1 Author

    Os Dvds da segunda temporada tem extras?

    Responder

  • Joao

    novembro 29, 2014 #2 Author

    Então e sem dublagem ?
    Se for vale mais assistir no netflix

    Responder

  • Tomaz

    novembro 29, 2014 #3 Author

    Na capa da frente vem escrito em letras minúsculas acima do Doctor Who “Sherlock – Complete Series Three”. Não é a série q o Moffat ta fazendo? wtf

    Responder

  • Tomaz

    novembro 29, 2014 #4 Author

    Na capa da frente vem escrito em letras minúsculas acima do Doctor Who “Sherlock – Complete Series Three”. Não é a série q o Moffat ta fazendo? wtf !

    Responder

  • Adriano Alexandrino

    novembro 30, 2014 #5 Author

    Estava cogitando de comprar um, tenho as duas temporadas que eles lançaram em DVD no meu HD externo mas iria comprar de presente para uma amiga que também assiste a série. agora com esta análise fico em dúvida se compro ou não. Valeu pela análise 😀

    Responder

  • Adriano Pereira Viana

    novembro 30, 2014 #6 Author

    Sobre a questão do episódio de natal que está impresso no disco, más não presente no conteúdo do disco.
    É todos nós, que somos fãs, que acima de tudo somos consumidores é entrar em contato com a Paris Filme e exigir uma posição em relação a isso. Que isso se caracteriza como propaganda enganosa.
    O minimo que a Paris deve fazer é realizar o recall do disco em si e entregar ao consumidor um produto com conteúdo que realmente contém aquilo que se anuncia.

    Responder

  • Álvaro

    novembro 30, 2014 #7 Author

    Ótima análise, e muito obrigado! Esses dias eu quase comprei os quatro DVDs (S01 e S03 em pré-venda) e também nem vou comprar assim cedo pro causa da qualidade (The Day of The Doctor eu com certeza não vou deixar passar).

    Responder

  • Adriano de Souza

    dezembro 1, 2014 #8 Author

    Assim como não comprei o da primeira temporada, pois achava que o especial de Natal deveria vir nesse, o fato de não vir também na segunda temporada, mostra que estava certo na direção de nunca adquirir nenhum dos dois.

    Invasão Natalina é um ponto de interligação, é a continuação deixada em aberto no fim da primeira temporada, e um prefácio do que será a segunda. Não vale a pena comprar uma história com um “buraco no meio”. Comprar esse lançamento seria como dar as bençãos para um trabalho descuidado. E e eu não apoio trabalhos descuidados, meu dinheiro pode ser investido de forma melhor.

    Responder

  • Carol

    dezembro 1, 2014 #9 Author

    Daí você vai pesquisar o preço do The Day of The Doctor e se espanta ao ver que na capa, embaixo do título em inglês, escreveram “DOCTOR WHO O DIA DO MÉDICO”.

    Fiquei indignada, agora vi que corrigiram… ainda bem!

    Responder

  • Rogerio Pavão

    dezembro 2, 2014 #10 Author

    Eu percebo que aqui no Brasil sempre há esta queda na produção dos seriados para dvd ou até mesmo o blu-ray, principalmente no blu-ray onde há mais recursos para autoração.Por falar em Blu ray, acabei vendo um com box 7 temporadas dos três últimos doutores, o 9º Christopher Eccleston, o 10º David Tennant e o 11º Matt Smith e de quebra um chave de fenda sônica, ô inveja, é só lá fora mesmo por aqui será difícil descolar uma dessas sem deixar os olhos da cara e mais alguns orgãos.

    Responder

  • Matheus

    dezembro 2, 2014 #11 Author

    Mas não existe versão dublada do Day of the Doctor ainda porque não saiu na TV Cultura.

    Responder

    • Matheus Carvalho

      dezembro 4, 2014 #12 Author

      E nem vai sair, Matheus…

      Responder

      • Diego Cardoso

        dezembro 5, 2014 #13 Author

        Matheus, a cultura perdeu os direitos de exibição? Foi para qual canal?

        Responder

      • Taiko Aranha

        dezembro 15, 2014 #15 Author

        Na verdade, eles renovaram contrato e ano que vem exibirão a oitava temporada de Doctor Who. Não mencionaram nada sobre os especiais The Day e The Time, mas acho que também serão exibidos

        Responder

  • Guilherme Who

    dezembro 2, 2014 #16 Author

    Conclusão: ficou uma bosta! ou mais resumido: BR é BR néh :v

    Responder

  • alberto

    dezembro 3, 2014 #17 Author

    Não ficou claro pra min se a edições contem todos os extras da edição inglesa. Tem?

    Responder

  • alberto

    dezembro 4, 2014 #18 Author

    Novamente não ficou claro para min se a edição nacional possui todo o material suplementar , extras, da edição inglesa . Agradeço a resposta.

    Responder

    • Simon

      dezembro 28, 2014 #19 Author

      Eu não tenho o DVD original em inglês… mas pesquisando a respeito, na versão original (com 5 discos), vem o Christmas Invasion (faltou no nacional), o especial Children in Need (disco 1 do nacional), um diário da Billie Piper (não tem no nacional) e um diário do David Tennant (que tem no disco 4 do nacional). Além disto tem cenas excluídas (disco 2 do nacional) e erros de gravação (faltou). No disco 3 tem um Doctor Who Confidencial (espécie de Making Of), mas fala da série como um todo, e não de um episódio em particular, com aproximadamente 12 minutos de comprimento. Não encontrei os extras incluídos no box-set de 2014, mas vi comentários de que foi apenas uma alteração estética, e não houve mudança de conteúdo.

      Responder

  • Sophia Scudder

    dezembro 5, 2014 #20 Author

    Ai seu pai faz uma resenha dos dvds e nem te conta que comprou :O hahaha

    Responder

  • Diego Cardoso

    dezembro 5, 2014 #21 Author

    Quando soube que a Paris iria lançar os DVDs por aqui, recebi a notícia com felicidade e preocupação ao mesmo tempo. A principal é o preço do produto ofertado pela distribuidora, extremamente alto para a baixa qualidade que oferece.

    Os erros de autoração são algo comum à distribuidora, que por vezes é esculhambada pelo Blog do Jotacê, por conta dos erros em seus produtos. Essa “cintilação” é um erro de compressão e autoração, culpa da própria Paris e não da BBC.

    Sobre o erro do “Christmas Invasion”, se está errado na capa, no máximo a Paris vai enviar ao consumidor uma versão corrigida da capa, mas jamais irão “reautorar” o disco para incluir no DVD.

    A apresentação do produto, um amaray quádruplo, modelo americano, em nada justifica os R$ 99,00 que o produto está sendo comerciado. É um dvd simplex demais para a grana que se cobra. Mesmo como fã, não tenho pretensão de comprar por esse preço. Pelo mesmo valor, a Log On oferecia um box em Digipack, com dublagem em português.

    Numa promoção, de 3 séries por 59,90 é compra certa. Até lá, não coçarei meu bolso.

    Responder

  • Alves

    dezembro 7, 2014 #22 Author

    Faltou o lançamento em Blu-ray.

    Responder

  • ALEWHO

    dezembro 9, 2014 #24 Author

    ”Ao abrir a embalagem, descobri que usaram um tipo de porta-dvd que deve ter sido inventado pelos Daleks! Para soltar os discos necessita de calma e paciência. Fiquei até com medo de quebrá-los de tanto fazer força para tirar.” Faço minhas as suas palavras, sofri pacas pra conseguir tirar o DVD do estojo.

    Responder

  • The Doctor

    dezembro 12, 2014 #25 Author

    responda pf o natal ta chegando e eu presiso comprar para alguem muito especial que e viciado em doctor who para completar a coleção desta pessoa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder

  • Laura

    junho 26, 2015 #26 Author

    Noooooooosa essa capa é um desaforo a nós fâs!!!! Oi, pessoal, sabem me dizer quando foi lançado o dvd da 4 temporada, pois já esgotou? Tenho parabólica e o canal Cultura simplesmente sumiu, to vendo a série pelo canal cultura do Paraná,dizem que agora a Cultura é digital, como faço para ter esse canal de volta? Valeu

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *