Vou iniciar esta postagem tentando introduzir a história dos episódios perdidos da Série Clássica de Doctor Who a quem não a conhece. Se já... A Longa História dos Novos Velhos Episódios

Missing_Doctor_Who_2

Vou iniciar esta postagem tentando introduzir a história dos episódios perdidos da Série Clássica de Doctor Who a quem não a conhece. Se já conhecê-la, pode pular esta intro e ir direto pra história atual quanto a mais episódios “perdidos” recuperados.

As eras dos dois primeiros Doctors tiveram quase todos os episódios perdidos. Por que? A BBC não tinha dinheiro pra manter um arquivo gigantesco e sair comprando videotape à toa, não existia mercado doméstico pros episódios serem revendidos e nem noção de manter-se um acervo a longo prazo dentro da corporação. Esta situação é comum a muitas outras séries da época, que por sinal estão em situação bem pior. Fitas eram regravadas por cima do que já tinham, outras eram descartadas ou perdidas em trânsito. Somente anos depois, durante as décadas de 70 e 80, é que surgiria um interesse de ir atrás do que já fora perdido. Graças a pressão de fãs, a uma noção de manutenção histórica e ao surgimento das fitas caseiras (Betamax e VHS), a BBC começou a procurar episódios das duas eras perdidas. Alguns foram encontrados ainda no acervo da emissora, outros no acervo de programas aos quais tinham sido emprestados, mas a maioria veio de fora da companhia.

Doctor Who era sucesso desde 1963 na Inglaterra e logo foi disseminado pelas colônias e ex-colônias britânicas, por onde foi exibido em sindicância, ou seja, filiais da BBC e emissoras locais. Muitas das emissoras desses países não possuíam a tecnologia que permitia o uso do videotape, então a BBC lhes enviava cópias feitas em películas de 16mm.  Com o começo da busca do que foi perdido, muitas emissoras enviaram a BBC o material de Doctor Who que possuíam em seus arquivos. A partir daí, episódios também oriundos dessas retransmissoras acabaram encontrados, em feiras de garagem, acervos de museus, etc. Provavelmente após as retransmissoras terem-nas descartado. Curiosa é a história com a ABC, retransmissora australiana que devolveu muitos trechos de episódios à BBC, pedaços de película que foram cortados dos episódios pela censura australiana.

tumblr_mk71fyH7OB1qcwhkeo1_400

A partir do fim da década de 1990, as aparições de episódios clássicos tornaram-se cada vez mais esparsas, tendo a última acontecido em 2011, com o ressurgimento de um episódio de Galaxy 4 (1º Doctor) e um outro de The Underwater Menace (2º Doctor). Um rumor constante é de que haviam episódios ainda não-encontrados no Zimbábue, antiga colônia britânica, que atualmente possui regime altamente anti-Grã Bretanha.

Recomendo o documentário “The Missing Years”, com menos de 40 minutos, disponível com legendas em português em nosso canal no Youtube, que conta melhor e de diferentes ângulos a história dos episódios perdidos.

tumblr_mgaek1CseQ1qcwhkeo9_r2_400

Pronto. Voltemos ao que há de novo. Em Junho deste ano, surgiu um rumor de que uma nova leva de episódios – não 1 ou 2, mas uma leva – haviam surgido, bastante para completar arcos totalmente perdidos como “The Tenth Planet” ou com apenas um episódio, como “Evil of the Daleks”. Eu mesmo cheguei a ouvir a história de um amigo que tinha um amigo que tinha um amigo que dissera que a BBC havia encontrado algo, mas que estaria segurando o anúncio para as comemorações do Especial de 50 anos. Até aí, nada de inédito, rumores assim surgem de tempos em tempos. O timing estaria perfeito demais, não é mesmo?

Logo da ERTA.

Logo da ERTA

 Eis que em sua última edição dominical (06/10), o Daily Mirror publica:

Um grupo de dedicados fãs de Doctor Who localizou ao menos 100 episódios do programa há muito perdidos,  conseguindo o material na Etiópia, a quase 5.000 quilômetros (do Reino Unido).

…após meses de investigação, as fitas foram desenterradas na Agência de Rádio e Televisão Etíope.

Os episódios recuperados incluem cenas adoradas dos arcos The Crusade, The Enemy of the World e The Ice Warriors.

Após terem sido exibidos uma única vez, entre 1964 e 1969, cópias dos episódios foram vendidas à ERTA (Agência Etíope) e a BBC perdeu ou destruiu os originais.

O expert em Doctor Who Stuart Kelly revelou a notícia da descoberta no Festival do Livro de Wigtown, semana passada na Escócia.

Quando contatado pela equipe do jornal, ele disse: “Um amigo me contou que os episódios foram encontrados na Etiópia. A BBC está negociando para conseguí-los de volta agora mesmo. Não posso falar nada além disso.”

Durante o dia,  tweets de figuras relacionadas à recuperação e geralmente bem informados surgiram, desmentindo a notícia.

  • Edward Russell, gerente de marca de Doctor Who: “É Domingo. O céu está cinza e os jornais cheios de besteira…” e ao responder se este tratava da notícia, disse “O que acha?!”.
  • Paul Vanezis, da Equipe de Restauração de Doctor Who: “Adoraria que fosse verdade. Mas não é.”
  • Tom Spilsbury, editor da Doctor Who Magazine: “Temo que seja tolice.”

Mas à noite, novas informações, afirmando que episódios de fato foram recuperados, mas não tanto quantos o Daily Mirror afirmara. O Doctor Who Online publicou:

“Há definitivamente alguma desinformação nos rumores de hoje com episódios perdidos de Doctor Who no Daily Mirror. Vamos quebrar o silêncio, dizendo que episódios perdidos FORAM encontrados e que notícias oficiais surgirão no próximo mês. Não podemos falar nada mais que isso, mas parece que muitos canais de notícia estão informando isso agora. Pelo que nos foi dito, não são tantos quanto 100.”

O Radio Times também entrou no assunto, mas reduzindo bastante as expectativas que possam ter surgido na manhã daquele dia:

Episódios perdidos serão disponibilizados para compra do público esta semana. A BBC Worldwide colocará os episódios outrora perdidos de diferentes arcos – crê-se que ambos são da era do Patrick Troughton – a venda em plataformas digitais como o iTunes a partir de quarta-feira, é o que o RadioTimes.com sabe. Acredita-se que eles advenham de uma descoberta feita na África e foram digitalmente remasterizados para venda, apesar de que detalhes exatos continuam incompletos. Um porta-voz da BBC Worldwide se recusou a confirmar oficialmente a descoberta ou a “especulação” acerca de episódios perdidos. É sabido que outros episódios foram encontrados, contudo, não é sabido se esses também serão disponibilizados.

Uma conferência de imprensa foi convocada pela BBC Worldwide para terça-feira, incluindo exibição de trechos do que foi recuperado e um convite estilizado, com uma televisão dos anos 60 como desenho e moldura dos detalhes do convite. Uma fonte sênior da BBC disse: “É ótimo que no aniversário de 50 anos do programa, os fãs poderão olhar para trás com episódios clássicos assim como olhar para o futuro com o especial em Novembro. Para alguns fãs, assistir seus episódios perdidos será como voltar no tempo.”

Mas a conferência acabou adiada, para quinta-feira, segundo um porta-voz da Corporação, porque “ainda não estamos completamente prontos”. Uma fonte interna da BBC também disse: “Com toda essa expectativa nos últimos dias acerca dos episódios perdidos, estamos realmente querendo liberar a informação, mas houveram alguns atrasos. Queremos que tudo esteja pronto e que este anúncio agite os fãs por mais alguns dias. Eles têm esperado por quase 50 anos por isso, então uns dias a mais não farão diferença.”

Desde terça, 08/10, é sabido que amanhã, quinta-feira,  dia 10 de outubro, das 15h30 às 19h BST+1 (11h30 às 15h no Brasil) a BBC Worldwide anunciará numa conferência de imprensa em Londres quais episódios da clássica foram recuperados e como estes serão disponibilizados para os fãs. Sabe-se que ao menos alguns deles serão disponibilizados para venda, provavelmente pelo iTunes e/ou BBC iPlayer.

frazer09

Ontem, 09/10, por meio de nota no site pessoal da atriz Deborah Watling, ela e Frazer Hines, conhecidos por interpretar Victoria Waterfield e Jamie McCrimmon, ambos companheiros do 2º Doctor, ajudarão a lançar os recém-descobertos episódios.

UPDATE: A conferência já ocorreu, mas boa parte dos presentes só poderão divulgar precisamente o que foi anunciado às 00h (20h no Brasil). Parece que ao menos 9 episódios foram encontrados, 5 de The Enemy of the World, e 4 de The Web of Fear. The Enemy of the World torna-se então o segundo arco a existir em sua forma completa da era do 2º Doctor, ainda da 5ª Temporada. Parece que quanto a The Web of Fear, apenas o terceiro episódio permanece perdido. Mais informações e a confirmação dessa informação ainda hoje.

 

Fontes: 1 – 23456 – 7 – 8

Universo Who

Publicações feitas por colaboradores que em algum momento fizeram parte da história deste site desde 2009, mas que não mais fazem parte do projeto.

  • Ana Lieuthier

    outubro 9, 2013 #1 Author

    Bom post, amplo o bastante para situar quem não sabia nada sobre os episódios perdidos, e ainda assim enxuto.
    Agora é esperar pela nossa amiga BBC revelar quanto foi recuperado.
    E torcer para a Africar guardar mais algumas surpresinhas =)

    Responder

  • Renata Rosa Cezimbra

    outubro 9, 2013 #2 Author

    Tomara que tenham sido os perdidos que faltavam!

    Responder

  • Rodolpho

    outubro 10, 2013 #3 Author

    Vocês irão postar esses episódios encontrados?

    Responder

  • Eliaquim Rodrigues Pereira

    outubro 10, 2013 #5 Author

    Tomara que seja possível que vcs legendem esses episódios!

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *